← Hosting

Site desapareceu do alojamento... (necessário conselhos)

Lida 11744 vezes

Offline

Algemas 
Membro
Mensagens 1793 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Viva, vou tentar explicar o que se passou com um amigo meu, e gostava de saber o que ele deve fazer / concelhos do que se pode ou não fazer neste caso.

Para nao estar a falar deste e daquele vou expôr o nome das empresas e assim é tudo no branco.

Um site que estava alojado na Magicnet.pt á uns bons aninhos e que foi feito pela empresa Magicbrain.biz de um momento para o outro este site desapareceu do alojamento.

Estamos a falar de um site que custou á pessoa 10.000EUR e que paga ou pagava 45EUR por mês no alojamento.

O problema é que o dono do site nunca teve acesso a qualquer que fosse o painel, nem cpanel, etc.. Apenas ao acesso de admin do site. Resumindo nunca teve oportunidade de fazer backups.

Ora o site "desapareceu" e segundo os responsáveis a culpa é do dono do site pq tinha que fazer backups.

Já estão a ver a telenovela, quem fica queimado...

A resposta da MagicNet é a seguinte:
Citar
A MagicNet ou qualquer empresa de webhost não pode de maneira nenhuma ser responsabilizada pelos conteudos dos sites dos seus clientes nem sua manutenção, a não ser que haja acordo previo comercial para o fazer. Principalmente quando o cliente pode por e dispor dos conteudos a seu agrado sem a intervenção da MN.


A minha questão é o que se pode fazer? Na minha opinião estão a querer fugir com as responsabilidades, principalmente o alojamento.
É que estamos a falar de um site que era uma "mina de ouro" não de um site normal. Já existia á 5anos e que custou 10.000EUR, na altura 2.000 contos.

De quem é a responsabilidade?
Offline

allskin 
Membro
Mensagens 446 Gostos 2
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

É sempre muito complicado.

Se nas condições de utilização não houver nada a dizer que eles fazem backups diários ou coisa parecida nada feito penso eu..

Mas também, ele nunca teve acesso porque não quis, não deram ou nunca se interessou em ter?
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Não entendo muito de alojamentos mas ca vai a minha opinião..
Quem forneçe o serviço é responsavel..isso vai ser uma tourada, as empresas em portugal não so nesse mas em varios negocios tem a mania de não se interessar pela resolução dos problemas dos clientes e desviam-se, o que demonstra a falta de seriedade, as pessoas quando pagam os serviços tem de ser bem servidas e bem informadas, se não o são e se algo correr mal devem ser indemenizadas..
falo isto por experiencia propria em varias empresas com nome no mercado e onde ja trab e sempre  que me surgiam problemas mesmo que não causados por mim resolvi-os da melhor forma para o cliente ficar bem servido..As pessoas tem de ser responsáveis por aquilo que fazem e os clientes quanto a mim e em termos legais se avançarem com a justiça tem sempre razão..
A qualidade paga-se..se ainda por cima com esses preços acho bem ser indemenizado..
se ajudar a recuperar alguma coisa : http://www.archive.org/index.php
Offline

Pure_Water 
Membro
Mensagens 515 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

eu fiquei a arder com a sublime e nada puder fazer :P
Offline

pmlc 
Membro
Mensagens 469 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bem complicado. Há uns dias acabei de fazer um exame sobre esta matéria, Direito e Informatica e um dos temas é os alojamentos

E segundo a lei, em caso de perca dos ficheiros e se nao houver nada no contrato que diga que o ISP tenha que fazer backups a responsabilidade não é deles. O que podes argumentar e a nao existencia da parte do cliente de os efectuar (sem cpanel etc).
Offline

gaya 
Membro
Mensagens 366 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Bom, falando de "culpa" no sentido mais lato da palavra, a culpa é do teu amigo. Escolheu um ISP da tanga que não garantem backups, pelo menos semanais ou mensais. Eu uso um ISP baratuxo mas profissional. Já tiveram problemas com os servidores e um ou dois dias depois ja la estavam as coisas de volta. É uma questão de profissionalismo. Esses senhores obviamente não são profissionais.

Falando da lei, infelizmente vai ficar a arder. É triste mas é um facto. Aconselho-o rapidamente a fazer outro site, nem que seja estatico para não perder visitantes. Não sei qual era o site nem o que fazia, nem se é facil de duplicar, se quiseres manda um mail para ver se posso fazer alguma coisa. Mas desde já avanço que pode não haver nada a fazer... sorry...
Offline

Algemas 
Membro
Mensagens 1793 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Citação de: "allskin"
Mas também, ele nunca teve acesso porque não quis, não deram ou nunca se interessou em ter?

Penso que nunca esteve interessado devido que não percebe muito destas coisas.
Para os webmasters é normal fazer backups, mas imagina pessoal que pouco ou nada percebe de alojamentos, e por isso pagam e pagam bem para que os seus sites fiquem bem alojados.
Estamos a falar de 45EUR por mês, desde quando é que não fazem backups?

Citação de: "pmlc"
E segundo a lei, em caso de perca dos ficheiros e se nao houver nada no contrato que diga que o ISP tenha que fazer backups a responsabilidade não é deles. O que podes argumentar e a nao existencia da parte do cliente de os efectuar (sem cpanel etc).

Pois isto das leis ainda tem que evoluir muito... Pois o alojamento ao alojar um site devia assumir determinadas responsabilidades, pois todos sabemos que a informática tanto é lindo como asseguir só dá buraco.

Citação de: "gaya"
Falando da lei, infelizmente vai ficar a arder. É triste mas é um facto. Aconselho-o rapidamente a fazer outro site, nem que seja estatico para não perder visitantes. Não sei qual era o site nem o que fazia, nem se é facil de duplicar, se quiseres manda um mail para ver se posso fazer alguma coisa. Mas desde já avanço que pode não haver nada a fazer... sorry...

Já vi que não dá para fazer nada, mesmo assim aconselheio a falar com um advogado. Depois envio-te uma PM.
Offline

Pure_Water 
Membro
Mensagens 515 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

agora o que o teu amigo pode fazer, é encomendar um site aqueles freelancers que levam 60€ por site. Poupa dinheiro, e nao é tao enganado como com a outra empresa ^^
Offline

allskin 
Membro
Mensagens 446 Gostos 2
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Mas já agora..

Se ele mandou fazer o site, não era suposto quem lhe fez ter-lhe dado o site para ele depois alojar onde quisesse?
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

allskin, se o ti manel mandar fazer um site todo pipi para o seu estabelecimento de confeção de solas de sapatos ele vai querer uma carrada de ficheiros php para quê? Muitas pessoas não fazem ideia de como isto tudo funciona. E claro que algumas empresas se aproveitam, seja para o bem como para o mal.
Offline

allskin 
Membro
Mensagens 446 Gostos 2
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Bem, eu pelo menos tudo o que faço tenho uma cópia..

É pena que nao seja assim em tudo.. :roll:
Offline

Algemas 
Membro
Mensagens 1793 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Exacto Ricardo75.

Obrigado pelas várias opiniões, caso alguem tenha algo a acrescentar não escrevam á vontade.  :roll:

É incrivel é como não á nenhum backup por parte do alojamento, só 1!
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "Algemas"
É incrivel é como não á nenhum backup por parte do alojamento, só 1!


Isso também me parece bastante estranho. Ou eles são mesmo amadores e maçaricos ou querem é ver se fazem mais um site para o teu amigo  :? Não ter nenhum backup é no mínimo estranho. Ainda para mais tendo em conta o dinheiro que representa pelo menos esse site do teu amigo.
Se fosse o teu amigo, fazia o seguinte: fazia-me passar por um novo cliente e fazia algumas perguntas sobre o serviço, se têm servcidor próprio, para dizer que tipo de servidor têm e depois assim como quem não quer a coisa, se fazem backups regularmente para ver se eles se descosem.
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Só uma coisa se o site custou 10 000 € devia ser um grande site... e devia render esses 10 000€ :| como e que nao fazem backup de um site desses?!?!?! Se era um site assim o teu amigo teria conhecimentos minimos desta área...
Offline

Algemas 
Membro
Mensagens 1793 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Citação de: "Ricardo75"
Se fosse o teu amigo, fazia o seguinte: fazia-me passar por um novo cliente e fazia algumas perguntas sobre o serviço, se têm servcidor próprio, para dizer que tipo de servidor têm e depois assim como quem não quer a coisa, se fazem backups regularmente para ver se eles se descosem.

Não é mau pensado. Ai a conversa deve ser outra. :!:

Citação de: "BlueEagle"
Só uma coisa se o site custou 10 000 € devia ser um grande site... e devia render esses 10 000€ :| como e que nao fazem backup de um site desses?!?!?! Se era um site assim o teu amigo teria conhecimentos minimos desta área...

Ele apenas se limitava a controlar o site através do painel de admin. Não é necessário grandes conhecimentos para gerir um site, desde que perceba minimamente do painel de admin. Em termos de servidor nunca se preocupou. Pois em 5anos nunca lhe surgio problemas desse tipo, por isso estava descançado. No fundo, nunca se deu ao "trabalho" de perguntar como se fazia backups e como se chega lá, etc...#-o

Não deve ser um caso único, é das tais coisas que só se leva a sério quando algo acontece.