← Google

Sites de nicho após Exact Match Domain

Lida 6891 vezes

Offline

kongming 
Membro
Mensagens 183 Gostos 4
Feedback +7

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Há uns poucos meses atrás Google lançou o algoritmo Exact Match Domain que basicamente punia sites de pouca qualidade com keywords igual ao url. Penso que por enquanto foi só para a língua inglesa. Alguém daqui notou diferenças significativas?

A minha pergunta é: depois de pandas, penguins e etc... ainda vale a pena apostar em sites de nicho com keywords exactos para o domínio? Ou é melhor escolher um domínio brandable?

Chutem ai a vossa opinião
Offline

adriano 
Membro
Mensagens 79 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Mesmo em português, domínios de palavra-chave exata já estão fora da primeira página. Não vale mais a pena comprar exact match domain apenas por SEO. Opte pelos brandable, ou os com o máximo duas palavras na url.

Só sobreviveram os exact match que tem qualidade de conteúdo previamente, não mais pelo domínio exato!

Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Só sobreviveram os exact match que tem qualidade de conteúdo previamente, não mais pelo domínio exato!

Concordo que só vale apena dependendo do site, tenho vários.... não foram afetados, a ideia é mais punir os sites de spam.

Contudo....
Pesquisar no google.com.br: pudim
-> pudim.com.br
Offline

euronitos 
Membro
Mensagens 79 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Esse update do Google é para todos os países incluindo Portugal e não é uma penalidade.
Antes os EMDs tinham tinham um "peso" superior para o Google que deixou de ter, não sendo portanto uma penalidade.

Constatei isto em alguns sites em português, alguns mesmo sem promoção, que antes rankeavam bem (baseados no EMD) e agora deixaram de aparecer.

A minha sugestão é que os EMDs estão mortos pelo que optaria sempre por um domínio "brandable".
Offline

kongming 
Membro
Mensagens 183 Gostos 4
Feedback +7

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Não sabia que tmb já foi aplicado em outras línguas.

Mas mesmo assim, domínios com keywords não continua a ser vantajoso para SEO? Porque vejamos, se eu tiver um site de receitas de pudim e se chamasse docesdamaria.com, o normal seria outras pessoas quando linkaram para mim usarem texto ancora "doces da maria" em vez de "receitas de pudim". E sabendo da importância dos backlinks para o Google, eu tendo um domínio com a palavra não teria sempre uma vantagem sobre as restantes?
Offline

adriano 
Membro
Mensagens 79 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Não sabia que tmb já foi aplicado em outras línguas.

Mas mesmo assim, domínios com keywords não continua a ser vantajoso para SEO? Porque vejamos, se eu tiver um site de receitas de pudim e se chamasse docesdamaria.com, o normal seria outras pessoas quando linkaram para mim usarem texto ancora "doces da maria" em vez de "receitas de pudim". E sabendo da importância dos backlinks para o Google, eu tendo um domínio com a palavra não teria sempre uma vantagem sobre as restantes?

Obs.: pudim é um exemplo ridículo, mas tudo bem, hehe.

Tem vantagem, se você conseguir um domínio 'pudim.com' parabéns! Mas o problema é que antigamente se compravam domínios 'asreceitasdepudim.org', só pra rankear, obvio que era apenas spam e baixa qualidade.

O Google está ficando mais inteligente, se um texto completo tem as palavras 'receita de pudim', 'pudim delicioso', 'melhor pudim de Lisboa', mesmo que o link use o texto 'clique aqui' ou 'doceria da Maria', ele saberá que o texto fala sobre 'pudim', e ajudará nessa palavra. Claro que esse nova inteligência do Google ainda é fraca, mas o futuro é esse, e penso que todos aqui planejamos a longo prazo, portanto ser brandable é melhor.
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu tenho vários sites de nicho com exact match domain e não sofreram alterações... mas isto também porque nenhum deles tem conteúdo copiado ou conteúdo considerado spam. Pessoalmente continuo a ver várias vantagens e facilidades em ter no domínio as keywords de maior interesse.
Offline

kongming 
Membro
Mensagens 183 Gostos 4
Feedback +7

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Obs.: pudim é um exemplo ridículo, mas tudo bem, hehe.

Tem vantagem, se você conseguir um domínio 'pudim.com' parabéns! Mas o problema é que antigamente se compravam domínios 'asreceitasdepudim.org', só pra rankear, obvio que era apenas spam e baixa qualidade.

O Google está ficando mais inteligente, se um texto completo tem as palavras 'receita de pudim', 'pudim delicioso', 'melhor pudim de Lisboa', mesmo que o link use o texto 'clique aqui' ou 'doceria da Maria', ele saberá que o texto fala sobre 'pudim', e ajudará nessa palavra. Claro que esse nova inteligência do Google ainda é fraca, mas o futuro é esse, e penso que todos aqui planejamos a longo prazo, portanto ser brandable é melhor.

Ridículo porquê? Olha que pudim é muito apreciado e e são uns bons dezenas de milhares de pesquisas mensais hehe
Offline

adriano 
Membro
Mensagens 79 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Ridículo porquê? Olha que pudim é muito apreciado e e são uns bons dezenas de milhares de pesquisas mensais hehe

Hehehe, tem razão, eu também gosto de pudim!  :-P
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Concordo que só vale apena dependendo do site, tenho vários.... não foram afetados, a ideia é mais punir os sites de spam.

Contudo....
Pesquisar no google.com.br: pudim
-> pudim.com.br

Pega numa ferramenta de análise e verifica quantos backlinks tem esse site. Ao ser um caso insólito tem neste momento uma "fama" incrível, tem montes de backlinks e muita gente a falar dele, aparece em vários tops de piores sites...
O que esse caso prova é que os filtros e logaritmos da google não são tão "inteligentes" como muitas vezes pensamos ser.