← Conversa Geral

Má abordagem na procura de emprego

Lida 2203 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boas!

Possuo alguns sites no nicho "emprego" e recebo alguns pedidos "ao calhas". Digo que é "ao calhas" porque os interessados nem sequer analisam para onde estão a enviar a proposta e pensam que o próprio site dá emprego...

Por outro lado, vê-se pelo conteúdo das propostas que é um copy paste para todos os destinatários.

Hoje recebi uma interessante que vou tomar a liberdade para analisar e agradeço o vosso input. Anda por aí uma "crise do caraças" mas com estas abordagens não há canudo que resista:

"terminei a licenciatura em "Tecnologias da Computação Gráfica e Multimédia" na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo. Efectuo este contacto considerando que a vossa empresa dá garantias de ser o melhor para poder desenvolver as competências que adquiri na minha formação, nomeadamente na área da Multimédia, 3D e Web design."

1º erro: As frases começam com maiúsculas. Isto coloca logo em causa o rigor do candidato e o cuidado que (não) teve ao enviar a candidatura.

2º erro: graxa ao empregador (a vossa empresa dá garantias de ser o melhor). O empregador está-se a c#$%@ se é o melhor ou não. O que o empregador quer saber é se o candidato é o melhor para o empregador e o que ele pode fazer pela empresa.

Basicamente o empregador procura a resposta a esta questão:

O que tens para oferecer à minha empresa? O que é que ganho em contratar-te?

No seguimento das discussões de marketing de outros tópicos, os candidatos esquecem-se do marketing pessoal - produzir o que se vende.

Assim, é bom que o candidato procure informações sobre a empresa, identifique uma ou duas área onde pode ser útil e faça uma candidatura personalizada.

Exemplo reduzido (é conveniente o candidato identificar-se, etc):

"
...

Terminei a licenciatura em "Tecnologias da Computação Gráfica e Multimédia" na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo.

Efectuo este contacto pois verifico que a vossa empresa efectua trabalhos na área do design e eu posso ser útil na contribuição para esses trabalhos.

Deixo em baixo links para vários trabalhos realizados para poderem avaliar a minha competência, nomeadamente na área da Multimédia, 3D e Web design.

Tenho disponibilidade imediata pelo que fico a aguardar o vosso contacto.

Obrigado.

...
"

Não sou nenhum pro de recursos humanos mas um texto destes cativa-me mais do que "conversa de chacha" enviada para dezenas de potenciais empregadores.

É preferível enviar meia dúzia de candidaturas bem estudadas e personalizadas do que enviar centenas de candidaturas com o mesmo texto - tiro no escuro.

E já não é a primeira vez que vejo pessoas, nomeadamente na tv, a dizerem que já enviaram 300 candidaturas e ninguém lhes dá trabalho. Pudera... eu tb não quereria empregar alguém que "me trata" (empresa) como mais um peixinho do aquário.

Concluindo, na minha opinião, digam às empresas o que podem fazer por elas, e as probabilidades de emprego sobem consideravelmente.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Completamente de acordo, simples, directo e com informação relevante, até porque facilita a vida do recrutador.
Offline

AnOliveira 
Membro
Mensagens 39 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Também tenho um site de emprego e realmente já me apareceram meia dúzia de respostas do género. Não percebo se são pessoas que estão completamente "a leste" do que é um site de ofertas de emprego, pensando que o site é como uma agência de recursos humanos, que funciona como intermediário. Ou então, não faço a mínima ideia do que têm na cabeça...  :grin:

Quanto ao modo de apresentação do email, penso que já revela, e muito, o rigor e dedicação do candidato.
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Completamente de acordo. Esse tipo de textos deve ser algo mais formal, e que faça a empresa sentir que precisa da pessoa ou que os seus serviços podem ser um benefício.

E há muito pouca gente com cuidado na escrita deste tipo de textos... É normal que muita gente se queixe de não arranjar emprego quando escrevem assim.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Concordo.

Eu cá sempre tive algum cuidado a enviar as minhas candidaturas a empregos. E tentava sempre arranjar um equilibrio entre 2 ou 3 parágrafos e um testamento. Sempre com o CV em anexo e o link para portfólio no fim...
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Muito boa análise, como se costuma dizer a sorte trabalha-se e procura-se! Entre 2 desempregados com as mesmas habilitações literárias, um deles terá mais hipóteses de arranjar emprego por ter atenção a estes "pequenos detalhes".
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Há realmente quem procure emprego?
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Há realmente quem procure emprego?
Emprego há, trabalho não sei ;)
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

A mim já me mandaram o currículo por um formulário de contacto. É "estranho" porque tenho sempre o email de contacto da respectiva empresa.
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Há realmente quem procure emprego?

Procuram emprego mas não trabalho :lol: