Não é assim tão simples, e prova disso foi o que aconteceu recentemente na Telvent, onde metade esteve em baixo devido a um simples update de firmware à UPS (ponto de falha). Requer ATS / STS para se conseguir mais alguma redundancia, e requer uma manutenção MUITO boa em todo o material de energia (gerador por exemplo).
Exacto, problemas acontencem, agora tudo depende mais uma vez do profissionalismo das empresas. Como isso pode ser combatido? Incluindo no contrato elevadas indemnizações caso o serviço falhe. So assim é possivel garantir um excelente uptime.
Quanto a isto não tenho a certeza, mas alguma provedora de rede garante 100% de conectividade para o mesmo bastidor ou datacenter? Se sim, como o consegue garantir? Se um trolha cá fora der cabo das fibras? (sim, isto também aconteceu prai há 1 ou 2 anos atrás)
Novamente com clausulas de indemnização avultadas. É a unica maneira. Isso fara com que a provedora faça tudo com profissionalismo para nao perder milhares de euros, e sim a unica maneira sao por nos contratos milhares de euros de indemnização.
Esse conceito de mirroring é muito vago, especialmente se as aplicações lá alojadas trabalharem com bases de dados, com sessões, etc... Como é que o teu professor lidaria com isso?
Não podemos confundir o acaso de conseguir 100% (e aqui estamos a falar apenas da máquina), com a garantia de conseguir 100%.
O Mirroring seria feito juntamente com syncs, fazendo assim que o serviço nao falhe. Quando se quer fazer algo numa das duas maquinas, desliga-se o mirroring e o sync, e quando se liga ela vai sincronizar como antes. Parecido ao RAID. Agora ninguem disse que era facil, sao coisas que custam muito dinheiro e nao são nada fáceis, e nao é qualquer pessoa que faz isso.
Já reparei nessa garantia, mas também abrange software? Julgo que não.
Conseguir fornecer um serviço com disponibilidade de 100% significa que, durante 100% do tempo contratado, a informação está disponível ao visitante. Isto conjuga uma série de disponibilidades de 100% que, em caso de falha de uma, deita por terra todo o conceito:
- Disponibilidade a 100% da(s) máquinas
- Disponibilidade a 100% do equipamento de rede às quais estão ligadas (firewalls, switches, routers, balancers, etc...)
- Disponibilidade a 100% de rede dentro do datacenter e até ao ponto onde a rede do provedor termina.
- Disponibilidade a 100% das infraestruturas do datacenter (ar condicionado, energia, estrutura do datacenter). Olha, lembrei-me agora que o ano passado se não estou em erro a Telvent esteve com temperaturas ambientes de 50ºC.
... e por fim, a que acho ainda mais dificil:
- Disponibilidade a 100% do software (todos os daemons up, sem quaisquer interrupções, etc...).
... se estamos a falar à priori de compensações, então já estamos a pensar que os 100% não vão ser conseguidos. Claro que é algo que é necessário acordar, mas o que está aqui em questão é conseguir esses uptimes.
A IBM da suporte a software. A garantia da IBM é que tem software proprio de monitorização, e tem uma linha dedicada directa para as centrais da IBM para que se for detectado um problema de hardware, por exemplo, que podera danificar a maquina e causar problemas, e como as peças da IBM sao caras e normalmente nao estao junto do tecnico logo disponivel, esse software da esse alarme, a peça é pedida a sede ( america ) e no dia seguinte esta um tecnico junto da maquina para mudar a peça. Software a IBM tambem da, mas penso que nao ser a todo o tipo de software.
Agora isso da disponibilidade a 100% de rede, equipamentos activos e passivos, AC, etc..., a unica maneira é atraves dos contratos, com clausulas de indemnização caso o serviço falhe. So assim é possivel garantir que nada falha, e claro a redundancia é muito importante, e so com essas clausulas consegue-se obrigar o DC, por exemplo, a ter essas tecnologias, porque se o contrato for bem feito, normalmente e ha muitos casos destes ( nao nesta area de alojamento web ) de empresas que faliram porque nao tinham dinheiro para pagar as clausulas de indemnização, porque nao cumpriram prazos ou nao tiveram o serviço como estava no SLA.
[[]]