← SEO

Tabs e Slides

Lida 3775 vezes

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Meus queridos amigos isto é provavelmente uma questão estúpida mas digam-me lá...

... dividir um artigo grandalhão em tabs ou em slides afecta a indexação do artigo (ou seja da primeira à última palavra) pelos motores de pesquisa? :mrgreen:
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Depende da técnica usada...
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Estou a usar este plugin no Joomla ;)
Offline

Spread 
Membro
Mensagens 1433 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Há uns tempos fiz a mesma pergunta e a resposta que recebi foi que era óptimo em termos de indexação =S

Cumps 8)
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

A sério Spread? Podes colocar aqui o link onde está isso escrito? ;)
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Isso é relevante... dificilmente vais encontrar algo a dizer que dividir texto em tabs é bom para indexação mas desde que um robot consiga ler o conteúdo completo sem que cada tab signifique uma nova página não terás qq problema.

Agora se divides o artigo em páginas aí é outra historia
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Se ao abrires o código html da página o conteúdo das tábs lá figurar então será indexado pelo bots...

Se é óptimo ou não... não sei até que ponto os bots darão importância/ou irão destingir a conteúdo dentro de uma tab (até porque existem 'n' formas de as implementar). Sei que dentro de listas podes repetir as vezes que quiseres uma keyword que eles não consideram keywords a mais (falta-me o nome lol) por exemplo.

edit: serão óptimas talvez no binómio, bot - utilizador, uma vez que o conteúdo aparece "compactado" ao utilizador e ao bot aparece como se fosse texto limpo e sem espinhas.... mas lá está depende de como as implementas...
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Obrigado pelas respostas :)

Se ao abrires o código html da página o conteúdo das tábs lá figurar então será indexado pelo bots...

Efectivamente o artigo aparece completo no código. Fica assim:
Código: [Seleccione]
<div class="jchts_tabber" id="jchts_tab"><div class="jchts_tabbertab" title="TAB1"><h2><a href="javascript:void(null);" name="advtab">TAB1</a></h2></p>Blaaaaaaaaaaaaaaaaablablablablablabla</div><div class="jchts_tabbertab" title="TAB2"><h2><a href="javascript:void(null);" name="advtab">TAB2</a></h2></p>Blaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaablablablablablablaalalala</div>

Os blablablas gigantes são os artigos, primeiro o da TAB1 (visível ao utilizador), e o segundo o da TAB2 (visível no código mas que o utilizador só vê se clicar na respectiva TAB)

;)