← Conversa Geral

Português, português, português...

Lida 9707 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boas!

Há um erro que tenho visto cada vez mais aqui no +t e que parece começar a ter um efeito viral - até eu começo a ficar infetado. :D

O +t não é uma comunidade que foque no ensino da língua portuguesa mas é sempre bom corrigirmos a nossa escrita pois a mesma é essencial para sermos profissionais - e este erro é um erro terrível.

Refiro-me aos:

"Estives-te com a Joana no outro dia?"
"Anda-mos aqui a trabalhar para nada."
"Ficas-te com os apontamentos do Quim?"
"Ontem come-mos arroz."
"Não vale a pena debater-mos isto."

E mais situações similares são prato do dia no +t. Tentemos corrigir este erro para nosso bem (e dos outros). Uma carta de apresentação, um artigo num site, um email para um potencial cliente, com este erro, é mau, muito mau.

Cumps,
cjseven


Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O "à muito tempo" também é bastante comum, "há muito tempo" sff!
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

O "à muito tempo" também é bastante comum, "há muito tempo" sff!
x2

Neste caso, saber quando utilizar um ou outro, passa por substituir por "existe". Se fizer sentido, é porque é "há" derivado de "haver". Se não fizer sentido, é por que é "à".

Existe muito tempo > Há muito tempo
Vou existe praia > Vou à praia

Offline

vigilante 
Membro
Mensagens 459 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

O -mos também é fácil, visto que nunca se separa.
Offline

alvez 
Membro
Mensagens 215 Gostos 6
Feedback +14

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Esses erros com o hifen são comuns, são poucas as vezes que me engano nessas situações, mas quando estou em dúvida uso uma táctica muito simples, tento colocar a última silaba antes da palavra, ou seja:

"Eu consigo trazer-te isso!" "Eu consigo te trazer isso!"

Pegando no teu exemplo:

"Estives-te com a Joana no outro dia?" "Te estives com a Joana no outro dia?"

Por norma, quando leva hifen, resulta também usar antes da palavra em questão, se não resultar é quase caminho certo para estares a escrever mal.  :superlol:

Cumprimentos
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

O -mos também é fácil, visto que nunca se separa.

Quase nunca se separa mas podem se separar.

"Não posso levar os móveis. Leva-mos tu."

Esses erros com o hifen são comuns, são poucas as vezes que me engano nessas situações, mas quando estou em dúvida uso uma táctica muito simples, tento colocar a última silaba antes da palavra, ou seja:

"Eu consigo trazer-te isso!" "Eu consigo te trazer isso!"

Pegando no teu exemplo:

"Estives-te com a Joana no outro dia?" "Te estives com a Joana no outro dia?"

Por norma, quando leva hifen, resulta também usar antes da palavra em questão, se não resultar é quase caminho certo para estares a escrever mal.  :superlol:

Cumprimentos

Boa tática.

Eu nunca fui de dar estes erros. São palavras que já estavam inseridas na minha ROM desde a primária (quando ainda havia reguadas) e não fazia sentido escrever de outra forma. Depois inscrevi-me no +t.... :D
Offline

alvez 
Membro
Mensagens 215 Gostos 6
Feedback +14

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts


Eu nunca fui de dar estes erros. São palavras que já estavam inseridas na minha ROM desde a primária (quando ainda havia reguadas) e não fazia sentido escrever de outra forma. Depois inscrevi-me no +t.... :D

A culpa disto é o calão, as abreviaturas, os "X´s" (poxo, conxigo,etc), e afins que acontecem frequentemente nas msgs de telm, no hi5 e facebook. Depois um faz, alguns imitam, ás tantas milhares o fazem e quando se dá por isso, milhões já não têm a certeza de como se escreve. ehehe

No facebook então é de bater com a cabeça na parede, por vezes não sei se choro ou se me parto a rir com aquilo. Mas será que não precebem o significado do sublinhado vermelho nas palavras que eles escrevem?!?!?! Aquilo tem corrector automático!!!!

 :superlol:
Offline

Bernardo Cordeiro 
Membro
Mensagens 242 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

No site da Porto editora deve lá estar umas lições gratuitas de como usar um outro exemplo, ou então YTube :-)

A minha professora de português lembrou-se de mostrar à minha turma. Deve-se ter fartado de ver tanto erro em composições :-P

Felizmente a moda dos x's não me pegou. Preferia enviar um segundo SMS mas bem escrito do que escrever daquela maneira xD. As únicas coisas que abrevio são os pq's e os n's B-)

Sent using Tapatalk 2 for Android
Offline

STronic 
Elite
Mensagens 546 Gostos 8
Feedback +5

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

No facebook então é de bater com a cabeça na parede, por vezes não sei se choro ou se me parto a rir com aquilo. Mas será que não precebem o significado do sublinhado vermelho nas palavras que eles escrevem?!?!?! Aquilo tem corrector automático!!!!

"Precebem", é um erro frequente também ;)
Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1


No facebook então é de bater com a cabeça na parede, por vezes não sei se choro ou se me parto a rir com aquilo. Mas será que não precebem o significado do sublinhado vermelho nas palavras que eles escrevem?!?!?! Aquilo tem corrector automático!!!!
 :superlol:



Por acaso aqui no +t também aparece a linha vermelha por baixo :D
Offline

alvez 
Membro
Mensagens 215 Gostos 6
Feedback +14

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts



Por acaso aqui no +t também aparece a linha vermelha por baixo :D

O sublinhado que aparece no meu não é para PT. Esteja bem escrito ou mal, aparecem-me palavras sublinhadas.
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O sublinhado que aparece no meu não é para PT. Esteja bem escrito ou mal, aparecem-me palavras sublinhadas.
Salvo erro são opções do browser, não do site. Botão direito do rato, "opções de ortografia" e escolhes a língua. ;)
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

E o "ás" em vez de "às" também.
Mas uma coisa que me faz confusão é ouvir pessoas a dizer "treuze".
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

É necessário também ter cuidado com as abreviaturas.

Pequenas regras:
» quando se está a escrever rapidamente, como numa SMS ou a tirar apontamentos
- aí usamos abreviaturas

» se estivermos a escrever em prosa (num artigo ou num post)
- devemos escrever as palavras correctas

» não usar abreviaturas ridículas
- porquê escrever kue, pois isso não abrevia nada, deveria ser q/k/ke

» quando se está a falar com os amigos
- pode fazer uso do calão: bué, fixe, espetacular, cena, tipo...

» quando se está a escrever em prosa ou a falar com outra pessoa de fora do circulo de amigos, um adulto, um cliente/fornecedor
- usar os termos formais/correctos
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

O meu português por vezes falha bastante, no entanto o que mais vejo outras pessoas a dizerem e escreverem é o famoso "ádes" ou "hades".