← Arquivo

[Artigo Em Preparação] Usabilidade: Porque a Ignoramos?

Lida 2065 vezes

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Tive hoje a ideia para um artigo sobre usabilidade, o meu plano é consciencializar um pouco os webmasters para este assunto, revelar algumas dicas, mas não entrar já em grandes detalhes, até porque esses podem ser apresentados em artigos futuros. Numa primeira abordagem sobre usabilidade, a ideia é também realçar a importância do planeamento, da experimentação e de conhecer o público alvo.

Achei este assunto importante quando vi aquele projecto que foi lançado aí e que depois de perceberem alguns erros graves que cometeram, tiveram de voltar ao estaleiro. Se têm sugestões ou alguma coisa que gostassem de ver abordada depois avisem.

Cumprimentos
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Parece-me uma excelente ideia, ficamos a espera de ver o resultado final!
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

OK, eu vou desenvolver um pouco o artigo e depois coloco aqui alguns tópicos para darem uma olhadela e sugestões.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Parece-me bem Jerson.

Muitas vezes pensamos em nós e não no nosso público e as coisas saem "tortas" ;) Olha ainda hoje tivemos um exemplo disso, o novo site da PTWS, que tem tudo e mais alguma coisa... menos usabilidade.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Já acabei este artigo, só me falta dar-lhe uma revisão. Não o vou colocar aqui apenas porque me ia dar trabalho, mas aviso quando ele já estiver preparado. Já agora, nós somos autorizados a fazer a publicação?
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Já acabei este artigo, só me falta dar-lhe uma revisão. Não o vou colocar aqui apenas porque me ia dar trabalho, mas aviso quando ele já estiver preparado. Já agora, nós somos autorizados a fazer a publicação?

Creio que sim, desde que esteja tudo com a formatação certa (imagens e tal) :P
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Já acabei este artigo, só me falta dar-lhe uma revisão. Não o vou colocar aqui apenas porque me ia dar trabalho, mas aviso quando ele já estiver preparado. Já agora, nós somos autorizados a fazer a publicação?

Sim Jerson. Isto para já está a funcionar de uma forma um bocado anárquica (o que nem sempre é mau). Mas como há mais pessoas interessadas em entrar, daqui a uns dias fazemos uma hierarquização aqui do pessoal para ver quem fica responsável pelos conteúdos, forma, formato, revisões e essas coisas...
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim Jerson. Isto para já está a funcionar de uma forma um bocado anárquica (o que nem sempre é mau). Mas como há mais pessoas interessadas em entrar, daqui a uns dias fazemos uma hierarquização aqui do pessoal para ver quem fica responsável pelos conteúdos, forma, formato, revisões e essas coisas...

Sempre podes controlar os privilégios, por exemplo os colaboradores só podes submeter artigos para publicação e não publicar directamente, isso permite que seja realizada uma análise prévia para que os artigos estejam de acordo com as regras antes de serem publicados.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Sempre podes controlar os privilégios, por exemplo os colaboradores só podes submeter artigos para publicação e não publicar directamente, isso permite que seja realizada uma análise prévia para que os artigos estejam de acordo com as regras antes de serem publicados.

Sim, a ideia será essa. E ter editores no wordpress a controlar o conteúdo. Simples ;)

Já agora, o artigo está excelente...
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim, a ideia será essa. E ter editores no wordpress a controlar o conteúdo. Simples ;)

Já agora, o artigo está excelente...

Ainda estou a rever umas coisas, estou com problemas para fazer embed de um vídeo do Youtube, ele não aparece quando faço preview e quando gravo desaparece. Mas deixo lá no meio o local onde é para aparecer, pois tu deves conseguir resolver isso. Já dou aqui um aviso para dares uma vista de olhos por lá.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Como estás a tentar inserir o vídeo?

Se for pelo embed do código que eles dão. Tem de ser com a versão do html. Se for pelo link do vídeo, é em inserir vídeo/média...
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Como estás a tentar inserir o vídeo?

Se for pelo embed do código que eles dão. Tem de ser com a versão do html. Se for pelo link do vídeo, é em inserir vídeo/média...

Sim tentei pelo embed e não deu e depois tentei no inserir vídeo/média e também não deu. No preview não aparece e quando gravei desapareceu, deve ter algum problema.

O artigo já está preparado, falta ver a questão das tags e isso meti duas mas prefiro deixar ao teu critério e a questão das thumbs onde apanhei um pouco do ar com aquilo. Se puderes ver aquilo do vídeo também agradecia.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

ok, vou só jantar já vejo isso.
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Mas como há mais pessoas interessadas em entrar, daqui a uns dias fazemos uma hierarquização aqui do pessoal para ver quem fica responsável pelos conteúdos, forma, formato, revisões e essas coisas...

Isso parece-me uma boa ideia, voltando um pouco a este post ali mais acima.

Ter mais pessoal a escrever, algum a fazer revisão de textos, etc., será certamente benéfico.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Para já publiquei. Acho que ficou tudo bem...