← UI & UX Design

Logotipo Pessoal - Opinião

Lida 13138 vezes

Offline

marcoapaulo 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Ora bem, como muitos devem saber criar um logo não é uma tarefa fácil, pode ser facilitada se surgir uma boa ideia e se o material de origem "incentivar" a origem dessas mesmas ideias, e é também uma das coisas que mais gosto de fazer, mas quando se trata de criar algo para nós mesmos, as coisas mudam de figura.

Por menos, é essa a ideia com que fico após conversas que tenho com colegas dentro do design assim como andar há um ano a tentar arranjar um logo que me possa identificar em tudo aquilo que faço... E quando digo um ano estou a ser generoso! :-?

Agora durante o Verão, que estou mais folgado, decidi investir a sério nisso mas as coisas continuam complicadas e preciso de várias opiniões exteriores, antes que seja internado por ter dado em maluco com tudo isto :lol:

Uma das últimas ideias que tive e que me tem agradado bastante é a seguinte...



(o texto da imagem é apenas para ficar algo mais composto, pode não vir a ser aquilo ou nem ter texto de todo)

Isto tem uma explicação. Primeiro, eu gosto de formas geométricas, simplicidade, de tudo bem estruturado e arrumado, daí que procure sempre por simplificar ao máximo. Segundo, isto surge do meu primeiro nome que, como viram pela imagem, é Marco, mas como explicar por texto ia ser algo atribulado, deixo aqui uma imagem que explica bem como cheguei a essa forma...



Portanto, de um simples M, o mesmo é dividido, uma das partes roda e é isso. Resta-me só saber se funciona ou não... Opiniões, precisam-se! :lol:

Estão à vontade para dizer tudo de tudo, e é isso mesmo que quero, para que possa ver o que posso fazer a seguir  :grin:

Aguardo pelas vossas opiniões e sugestões :)
Offline

juliolopes 
Membro
Mensagens 265 Gostos 3
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Na minha opiniao, gosto do lettering do logo, agora o ícone do mesmo, não sei se resulta, parece me algo demasiado abstrato digamos assim... mas aguarda por mais opiniões, depende tudo de um ponto de vista.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Gosto das letras, mas se calhar usava antes os 2 triângulos preenchidos... a vermelho...
Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Eu vejo o logo simplificado a resultar numa industria como a construção civil, maquinaria pesada, algo assim. É muito pontiagudo e agressivo. Também parece um x-acto.

O lettring resulta.

Provavelmente transformava os "as" em ponteiros de rato estilizados (a área é webdesign?) e assim ficavas já com o logo simplificado. Mas colocava as extremidades dos ponteiros minimamente arrendondados.

Espero que ajude.
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Faz antes uma risca branca no logo com a forma do M ou então algo deste género:

Offline

marcoapaulo 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

...parece me algo demasiado abstrato digamos assim...
Entendo o que dizes, e realmente é algo rebuscado ou algo idêntico, mas não me importo que seja abstrato, quero é que seja identificável e que tenha várias funcionalidades :)

Gosto das letras, mas se calhar usava antes os 2 triângulos preenchidos... a vermelho...
Mas lado a lado ou mantendo a posição e com a divisão como foi mostrada mais abaixo pelo Rogério Moreira?

Eu vejo o logo simplificado a resultar numa industria como a construção civil, maquinaria pesada, algo assim. É muito pontiagudo e agressivo. Também parece um x-acto.
Sim, realmente é pontiguado e agressivo, e agora que falavas num x-acto é isso que fico a ver :lol: não é que queira passar essa imagem de pontiguado e agressivo, queria mais ir por algo limpo, direito e directo.

Provavelmente transformava os "as" em ponteiros de rato estilizados (a área é webdesign?) e assim ficavas já com o logo simplificado. Mas colocava as extremidades dos ponteiros minimamente arrendondados.

Espero que ajude.
Sim, a ideia é existir um maior foco no webdesign, que é isso que faço mesmo antes de ter começado a tirar licenciatura na área, mas também fazer design gráfico. Mas não sei se os ponteiros se encaixam bem naquilo que quero transmitir e fazer. É que ao serem ponteiros limitam já aquilo que posso fazer com o logo, além de que também já está muito visto, mas é um caso a pensar :)

Faz antes uma risca branca no logo com a forma do M ou então algo deste género...
Não queria estar a criar assim divisões, queria um único objecto, por assim dizer.


===================X===================X===================

Entretanto, suavizei o que já existia para ver se ainda tinha o mesmo impacto ou se mudava alguma coisa.



Outro dos logos que criei acabava por ser mais óbvio, já que eram as iniciais do meu nome.



Caso queiram ainda ver, existe um logo actual no endereço que será o local do meu portfolio www.marcoalmeida.com.pt

E obrigado por todo o feedback :) Fico a aguardar por mais, seja para as novas coisas mostradas seja para o inicial.
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Offline

duartini 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

 :grin: A mim parece-me igual.
Offline

marcoapaulo 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Não uses este: http://i1040.photobucket.com/albums/b409/mafeed/soltas/maround.jpg

Muito idêntico a este conceito:
http://www.minimallyminimal.com/blog/2012/7/3/the-next-microsoft.html
AH finalmente! :lol:

Isto talvez pareça mal, mas a verdade é que eu tinha conhecimento desse mockup que mencionaste, o meu problema é que eu criei o meu logo antes de ter visto isso, e depois quando vi fiquei de pé atrás, mesmo que tenha gostado da minha ideia.

Além de querer feedback em relação ao que vou fazendo (não só ao que é idêntico ao que mostraste mas também a todos os outros) o que mais me interessava era saber se era reconhecível e se isso poderia trazer problemas a nível de reconhecimento do público. Não no que diz respeito a copiar, já que não copiei (e o meu até é diferente do mockup, ainda que com uma semelhança bastante notória) e até existe uma lógica válida por trás da sua criação, mas se a primeira coisa que se iam lembrar era dessa outra criação, o que também não queria, e muito menos queria que houvessem comparações dessas.

Se não tivesse conhecimento desse mockup, provavelmente teria avançado com o que criei, mas felizmente, conhecia. Ainda estive para mencionar esse trabalho no início do tópico, que tive conhecimento aqui na altura em que surgiu, mas se queria saber se o público ia ou não reconhecer, se mostrasse perdia o propósito.

--------------------------------------------------------------------

Aproveito para mostrar uma outra coisa que crie seguindo o conceito dos triângulos (dois para o M e um para o A).



Feedback agradece-se :)
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Podes sempre brincar com o M e o A, exemplo:


Offline

marcoapaulo 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Sim, também já pensei nisso Dub, mas nunca me sai nada de jeito. :-? E como já mencionaram no tópico, algo abstracto era o que procurava, ou algo que por menos não fosse tão óbvio que é um M e um A, porque para isso até prefiro usar apenas um texto a dizer o meu nome.
Offline

DanielDemétrio 
Membro
Mensagens 11 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Boa noite Marco,

Estive a observar o teu logótipo, em relação á tipografia, considerei interessante. Qual a font que usas-te? Tenho uma font que secalhar podes ficar interessado"Titillium", é uma fonte limpa e excelente para vários tipos de trabalho.
Em relação ao símbolo em si, está um pouco vazio, deverias trabalhar mais no símbolo, podes fazer a tua assinatura como logo se tiveres aquelas tablets usb com a caneta.

Espero ter ajudado.
Com os melhores cumprimentos,

Daniel Demétrio
www.facebook.com/ideartdesign
Offline

marcoalmeida 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Webmaster Avatar Seventh year Anniversary

Olá Daniel,

Primeiro de tudo, muito obrigado pela opinião :grin:

A fonte usada é exactamente essa, a Titillium :) tendo a usa-la em muita coisa mas quando se trata de conteúdos onde a fonte tem um tamanho algo reduzido, não é uma boa escolha já que se perde alguma legibilidade, seja como for, adoro-a :)

E usar a assinatura como símbolo, neste caso, logotipo, era algo que não queria de todo fazer. Nada contra essa ideia, já que é uma forma simples e directa de ter algo único, mas simplesmente qualquer pessoa pode ter essa mesma ideia e torna-la realidade e para um designer gráfico apresentar-se dessa forma não é algo que me atraía, já que de gráfico pouco vai ter.

Já agora, aproveito para mostrar aquilo de novo que já criei e que me agradou bastante e que será para avançar como sendo a minha marca, já que representa bem aquilo que procuro mostrar ao público... Eis as duas alternativas :)



Portanto, o "produto" final é o símbolo da esquerda, o da direita é uma alternativa, estando ainda algo indeciso se me mantenho com o primeiro que criei (esquerda) ou se opto pelo da direita. Opiniões, são bem vindas!

Tudo isto tem sido feito dentro de um âmbito académico, dentro de um projecto que tem como intuito criar a nossa imagem profissional (que é algo que já luto há anos, ainda antes de sequer ter começado a tirar licenciatura na área! lol), portanto, ter chegado a este resultado foi, como se costuma dizer, um parto díficil! :P
Offline

Luís Casanova 
Membro
Mensagens 565 Gostos 9
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Boa noite Marco Almeida,

Para ser sincero em relação ao logotipo, gosto muito mais deste último que apresentaste.
Mas, alterava a font e as cores do texto para o primeiro apresentado, é apenas uma opinião.
Offline

marcoapaulo 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Peço desculpa... reparei agora que tenho duas contas no mais tráfego e não fazia a mais pequena ideia de tal situação!  :lol: #-o Seja como for, o marcoalmeida sou eu (e vou tratar de falar com a administração para que apaguem a outra conta, antes que acidentalmente fique bipolar e nem dar por isso  :lol: vou só copiar a minha resposta para aqui caso a outra desapareça...

Citação de: Resposta dada anteriormente noutra conta
Olá Daniel,

Primeiro de tudo, muito obrigado pela opinião :grin:

A fonte usada é exactamente essa, a Titillium :) tendo a usa-la em muita coisa mas quando se trata de conteúdos onde a fonte tem um tamanho algo reduzido, não é uma boa escolha já que se perde alguma legibilidade, seja como for, adoro-a :)

E usar a assinatura como símbolo, neste caso, logotipo, era algo que não queria de todo fazer. Nada contra essa ideia, já que é uma forma simples e directa de ter algo único, mas simplesmente qualquer pessoa pode ter essa mesma ideia e torna-la realidade e para um designer gráfico apresentar-se dessa forma não é algo que me atraía, já que de gráfico pouco vai ter.

Já agora, aproveito para mostrar aquilo de novo que já criei e que me agradou bastante e que será para avançar como sendo a minha marca, já que representa bem aquilo que procuro mostrar ao público... Eis as duas alternativas :)



Portanto, o "produto" final é o símbolo da esquerda, o da direita é uma alternativa, estando ainda algo indeciso se me mantenho com o primeiro que criei (esquerda) ou se opto pelo da direita. Opiniões, são bem vindas!

Tudo isto tem sido feito dentro de um âmbito académico, dentro de um projecto que tem como intuito criar a nossa imagem profissional (que é algo que já luto há anos, ainda antes de sequer ter começado a tirar licenciatura na área! lol), portanto, ter chegado a este resultado foi, como se costuma dizer, um parto díficil! :P

Continuando agora no tópico...

Boa noite Marco Almeida,

Para ser sincero em relação ao logotipo, gosto muito mais deste último que apresentaste.
Mas, alterava a font e as cores do texto para o primeiro apresentado, é apenas uma opinião.
A outra fonte é limpa e suave e vê-se bem, no tamanho em que se encontra, caso eu vá pegar nela e a reduza consideravelmente, a legibilidade, por estranho que pareça, perde-se em parte, e também não queria isso. Porque eu também prefiro a outra, mas penso que a Futura não seja uma alternativa que fica nada atrás da primeira apresentada  :-P