Realmente este é um tema um pouco complicado, uma vez que também tenho ainda algumas dúvidas.
Tenho lido em alguns fóruns e sites e fiquei com uma pequena ideia, não sei se ajudarei aqueles que menos experiência têm assim como eu.
1. O preço de uma página não é a mesma feita por um webmaster já com um currículo ou feita por outro webmaster que está no início.
2. As páginas não deverão ter preços fixos porque qualquer página é sempre diferente ou deveria ser, e mesmo que seja completamente igual o tempo de trabalho não o é.
3. Outro factor que tenho visto também, é que o valor de uma página web pode baixar ou subir conforme o cliente. Não é o mesmo fazer uma página por exemplo: para uma ONG ou fazer para uma empresa industrial ou comercial. O valor que se poderá pedir a um cliente novo também pode ser diferente à de um cliente habitual. É evidente que aquele que usa constantemente os nossos serviços, terão-os mais baratos.
4. O html será mais barato que a outras programações, entretanto também tenho lido que quando são páginas elaboradas com software open source, esse trabalho também terá um preço mais baixo que uma página efectuada sem essas características, contudo o html continua sendo mais barato e apesar disso julgo que também tem as suas vantagens na questão da fácil leitura por parte do Google e afins, e como tudo, tem os seus prós e contras.
5. Quanto ao dinheiro, que afinal é o que está aqui em jogo, observo muitas vezes que os webmasters fazem determinadas contas começando com um valor suposto de salário mensal. Somam esse valor a impostos, lucro pretendido e custos e dividem por as horas gastas num determinado trabalho. Por isso há que escrever sempre o tempo em que estamos ocupados com cada página web.
6. O tempo de trabalho só começa a contar a partir do momento em que o webmaster tem todo o material para poder trabalhar: imagens e conteúdos.
7. Creio que muito depende do que o webmaster pretenda. Construir só páginas ou construí-las e dar-lhes a manutenção. Neste caso a manutenção também se paga e há que manter sempre uma boa relação profissional e pessoal com os clientes para que eles se mantenham.
8. Um bom relacionamento entre os dois lados dão sempre frutos e ganha-se uma publicidade natural sem esforço, porque esse o “esforço” é produto do trabalho diário que um webmaster executa normalmente.
9. Penso que muito importante também antes de iniciar a construção da página, é a comunicação. Falar e conhecer bem a empresa que pretende os nossos trabalhos para que possamos dar uma melhor e mais real imagem desse cliente.
Bom, ficou aqui a minha ideia, espero que tenha ajudado algo e que os mais experientes dêem a sua opinião também.