← Conversa Geral

Possívelmente mais uma medida do Facebook (Cuidado)

Lida 2252 vezes

Offline

KnowTheGuy 
Beta tester
Mensagens 455 Gostos 91
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Quick Poster Level 5 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary Level 4 Avatar

Tenham cuidado, ao que parece poderá ser eventualmente uma nova medida do Facebook, que eu até acho bem em certos aspectos

Aqui fica o alerta.
https://eco.pt/2017/12/26/facebook-quer-acabar-com-publicacoes-que-pedem-likes-ou-partilhas/
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

É perfeitamente compreensível que o façam porque está provocar que algumas pessoas façam uma interação com a publicação de forma não coerente e induzida.
Também as publicações nos grupos levaram um forte corte de alcance (sobretudo links), o alcance de alguns tipos de páginas também foi afetado nos últimos meses e aparentemente vai continuar a piorar. Mas isso não ocorre para todas as páginas, porque algumas até ganharam alcance, o que dá a entender que o trabalho feito pelo facebook tem sido evolutivo.

Perfis falsos estão a ser escrutinados mais do que nunca, publicações chocantes, o combate ao clickbait e spam está cada vez mais feroz e já vejo pessoas a ver a sua vida complicada com o fraco alcance no facebook.

O que acho vergonhoso mesmo são os cortes nos alcances das páginas cujos fans foram obtidos de forma verdadeiramente orgânica ou com facebook ads. Muitas pessoas investiram milhares de euros em páginas e agora raramente alcançam mais de 10% dos seguidores com as publicações e na maioria delas alcança quase sempre as mesmas pessoas. Digo isto porque tenho apreciado uma página que tenho com 1,7M de fans que raramente alcança numa publicação mais de 5% desse valor, sendo uma página que já levou um investimento superior a 3000€ em fbads.

Questionei o gestor que me deu a desculpa que existem milhares de milhões de páginas a competir para aparecer no feed e que a tendência é que o alcance continue em declive e até mesmo com fbads os resultados vão ficar cada vez mais caros.

O ideal é as pessoas que vivem de negócios relacionados com o facebook comecem a procurar algumas alternativas para equilibrar a descompensação.

Um bom ano a todos.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

É perfeitamente compreensível que o façam porque está provocar que algumas pessoas façam uma interação com a publicação de forma não coerente e induzida.

Não posso concordar contigo neste aspeto...
As pessoas muitas vezes precisam de um "Call to Action" para realmente tomarem a ação.
Tu estas a induzir mas não estás a obrigar ninguém, apenas estas a relembrá-los da possibilidade.

É o mesmo que me vires dizer que agora o Youtube ia penalizar todos os vídeos onde um youtuber pedia para subscrever se gostassem do conteúdo.

Mais uma vez acho que é apenas uma medida que prejudica quem tenta se beneficiar com a plataforma e cria conteúdo para ela e que só é tomada porque possuem praticamente o monopólio e podem fazer muita merd* que sem alternativas viáveis sempre vão vencer.
Offline

KnowTheGuy 
Beta tester
Mensagens 455 Gostos 91
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Quick Poster Level 5 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary Level 4 Avatar

Mas para aquelas publicações do gênero "Partilha, deixe o seu gosto que deus lhe vai ajudar" "Partilhe e comente amen para ajudar esta menina!" "Por cada partilha um é revertido para doar a uma associação"

Estes tipos de publicações acho muito bem que sejam proibidas, banidas e até mesmo apagadas ou bloqueadas de forma permanente. São coisas estúpidas e não cabe na cabeça de alguem, desde quando é que partilhar vai ajudar uma pessoa a ser curada? Etc