← Conversa Geral

Direitos De Autor Sobre Textos

Lida 4837 vezes

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2


A razão pela qual escrevo este artigo prende-se com o facto de actualmente assistir ao nascimento de projectos geridos por pessoas que colocam completamente de parte os direitos de autor. É a velha história do plágio, a velha história do conteúdo duplicado. A mim parece-me que ou ninguém tem noção do que faz, ou então anda-se a ignorar as regras.

Neste artigo vou-me referir apenas aos direitos sobre textos originais, que no fundo acabam por ser o mais importante. Tenham também em mente que o artigo é direccionado especificamente para o universo dos blogues, onde os textos são obviamente muito importantes. O que se passa é muito simples, eu tenho assistido a projectos que recorrem frequentemente ao copy/paste de artigos, alguns com a colocação de fonte e outros nem isso.

Nem vale a pena referir que quem faz copy/paste de um artigo e não coloca a fonte, é um plagiador da pior espécie, acho que isso é ponto assente. Agora a questão mais pertinente é: E quem faz o copy paste e coloca a fonte? Está a seguir as regras? Bom, a realidade é que nem sempre podemos estar a seguir as regras, pelo contrário podemos estar a violar as regras!

A mim parece-me que algumas pessoas que criam blogues ou que escrevem em blogues, se esquecem que o copy/paste de um artigo de outro website mesmo colocando a fonte, para além de ser algo fácil e muito pouco digno, na maior parte das vezes não é autorizado pelo website que foi copiado. O simples acto de colocar a fonte não nos iliba de responsabilidades, até porque muitos websites são bem explícitos e só permitem isso caso exista uma autorização prévia e escrita pelos seus responsáveis. Só nesse caso é que podemos de facto fazer um copy/paste de um texto que não seja nosso e colocar a fonte. Quando não temos essa autorização, estamos a violar os direitos de autor. Não há meios termos, esta é a realidade!

Existem sempre regras, por exemplo os grandes websites de informação de Portugal, são muitas vezes alvo de copy/paste com colocação da fonte sem que eles tenham dado autorização para isso, e depois quando os responsáveis pela atitude sofrem as consequências eles dizem: "Haaaa mas nós sempre colocámos as fontes!" só que isso pode não chegar. É sempre importante não colocar de parte as regras de um website. Eu sei que se falarmos de imagens hoje em dia já é complicado controlar as cópias, porque às vezes já ninguém sabe muito bem a quem pertence uma determinada imagem, mas nos textos não há que enganar! Há websites que permitem a cópia mediante o cumprimento de determinadas regras e quem a faz até pode colocar a fonte, mas se não tiver autorização para o fazer, então a fonte não serve para nada.

Eu não sei o que se passa, mas tenho visto muitos projectos que recorrem ao copy/paste, mesmo sem terem autorização. Aliás nos últimos meses fui alertado para diversas situações de websites conhecidos, muitos dos quais já começam a encarar este tipo de cópia com cara de poucos amigos e estão a tomar medidas. É por isso que eu aproveito este artigo para mais uma vez chamar a atenção a este tema.

O conteúdo original é a melhor alternativa, é para os motores de busca e é porque valoriza um projecto! Não sei o que se passa ultimamente, mas acho que este é um tema importante e que todos os novatos, especialmente aqueles que escrevem, devem conhecer muito bem. A web perde um pouco da sua qualidade sempre que se copia ou até se faz um copy/paste sem autorização e até com autorização, não é a atitude correcta e acho que muitas pessoas necessitam de colocar isso na cabeça.

Atenção que esta é a minha opinião pessoal, não estou a atacar ninguém em particular mas sim a criticar uma atitude que considero ser incorrecta.