← Conversa Geral

Como Fazer uma Boa Apresentação

Lida 2683 vezes

Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Boas amigos  :-P
Queria saber as vossas técnicas, dicas, entre outras coisas do género de como fazer uma boa apresentação seja do que for dentro destes tópicos:

Como fazer uma boa apresentação em PowerPoint e depois explicar

Como fazer uma boa apresentação oral, do que falar, como falar, etc...

Abraço
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Oral:
Fixa o olhar no público, não olhes para a apresentação/folhas/etc, tenta não te engasgar e estuda bem o tema do qual tens de falar, tenta salientar pequenos pormenores (para mostrar que sabes do que falas) mas sem fugir do tema.

Utilizar termos adequados ao publico.

Caso alguém não entenda e peça para explicares, tenta exemplificar com algo de conhecimento geral..

Ter cuidado com os gestos que fazes, tentar sempre fazer gestos suaves...
Não colocar as mãos atrás das costas, nos bolsos ou cruzar os braços.

Foi o que me lembrei agora...
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

- Powerpoint apenas como guia (para ti e para o público). No máximo 10/15 palavras por slide, ou mesmo uns esquemas simples. O objectivo é tu apresentares, não é o público ler. Para isso entregavas um ensaio.

- Idealiza a tua apresentação com tudo o que queres dizer. Escreve tudo no word se te ajudar. Depois de teres tudo pronto, abre o powerpoint e simula meia dúzia de vezes a apresentação. É muito fácil esqueceres-te do que tens que falar... Se te preparares reduzes o número de vezes que vais ter que olhar para o papel.

- Como disse o Jóni, olha para o público. É um ponto-chave para pareceres confiante e dá logo outro aspecto para quem está a ver.

- Naquele momento tens de ser o expert no assunto. Não podes ficar assustado com perguntas nem com eventuais interrupções. Se estiveres preparado e por dentro do assunto, não terás problemas. Se fores a saber só metade é meio caminho andado para te correr mal.

- Acima de tudo, relaxa. Prepara tudo no dia anterior e depois vai fazer outra coisa qualquer.



Isto são umas guias gerais. Eu tinha alguns problemas com apresentações e coisas do género até que decidir ir ver umas keynotes do grande Steve Jobs entre outros speakers e aprender com eles.
Hoje não tenho qualquer problema, até fico contente quando é para fazer apresentações porque sei que me vai correr bem  :grin:
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Parece que tenho duas respostas perfeitas, muito obrigado pessoal.

Grande abraço
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Pessoal quanto ao Power Point alguém me dá um guia de como o deixar "bem bonitinho"?  :superlol:
Offline

tseonami 
Membro
Mensagens 191 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Esquece o power point bonitinho..
simples e limpo é o melhor, doutra forma as pessoas vão passar mais tempo a olhar para o teu PP do que para ti...

;)
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Esquece o power point bonitinho..
simples e limpo é o melhor, doutra forma as pessoas vão passar mais tempo a olhar para o teu PP do que para ti...

;)

Pois era isso que queria, bastante limpo. Vou fazer um PP do estilo Jobs  :superlol:
Offline

ZeDiogo 
Membro
Mensagens 338 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Pessoal quanto ao Power Point alguém me dá um guia de como o deixar "bem bonitinho"?  :superlol:

Como já disseram tem de ser bastante simples, mas tem também muita atenção ao fundo por isso é o que vai cativar mais os ouvintes.
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Como já disseram tem de ser bastante simples, mas tem também muita atenção ao fundo por isso é o que vai cativar mais os ouvintes.

Thanks (:
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Ve por exemplo a apresentação do André da sapo no wordcamp...
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Ve por exemplo a apresentação do André da sapo no wordcamp...

Obrigado  :grin: