← Domínios

Irritante erro TECH-PRO

Lida 14277 vezes

Offline

pdinis 
Membro
Mensagens 33 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fifth year Anniversary

boas

já vi outros posts sobre este assunto.
Alterar os nameservers num domínio PT é diferente do com.
1 domínio com e outro domínio pt comprados na amen ( promoção ) alterar os NS para o com foi rápido ( diria que normal ).
Com o domínio PT tenho o erro "TECH-PRO" e o suporte da amen só me sabe dizer para usar o avaliador técnico... que suporte da treta !!

Inserir um IP e um nameserver mostra-se complicado.
Qual o problema afinal ??
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Antes de mais adiciona o dominio no host, depois NS (no caso ja o fizeste) depois pede revisão e aguarda.

Revisão -> usar o avaliador tecnico. Entra na dns.pt, login, abre dominio e pede avaliação.
Offline

pdinis 
Membro
Mensagens 33 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fifth year Anniversary

obg joní

Creio ter seguido esses passos.
Ando a ver na secção de ajuda dns.pt a ver se encontro alguma coisa, mas remetem aspectos ténicos para a lista de registrars.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Eu sei que este post não te vai ajudar em nada agora, mas fica para referência futura. Os registrars que recomendo são a PTServidor, a webtuga e a domínios.pt, por esta ordem! O suporte deles é fantástico.

Abraço
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

O que é que te aparece no avaliador técnico da DNS.PT? Tens a certeza que o domínio está devidamente configurado nos nameservers de destino e que estes cumprem os requisitos técnicos?

Condições Técnicas (via DNS.PT: https://www.dns.pt/pt/dominios-2/regras-de-dominios/capitulo-i/)

  • Para que um domínio seja delegado na zona .pt tem de estar tecnicamente associado a um servidor primário de nomes corretamente instalado e configurado, por forma a garantir  a resposta de forma autoritativa para o domínio que se pretende registar.
  • Deve ser ainda garantida a redundância do serviço DNS através da configuração simultânea de um ou mais servidores secundários, os quais deverão estar preferencialmente localizados  em espaços diferentes não partilhando a mesma rede local.
  • Os servidores devem estar configurados segundo as regras de parametrização e utilização estabelecidas pelos RFC 819, 920, 874, 1032 a 1035 e 1101, bem como quaisquer outros documentos atuais ou futuros aplicáveis neste contexto.
  • O registo de domínios apenas para efeitos de reserva do nome associado não carece da indicação de quaisquer dados técnicos.
Offline

pdinis 
Membro
Mensagens 33 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fifth year Anniversary

é que o domínio COM e o PI foram registados no mesmo momento. Em ambos apenas tive de alterar os nameservers para o que queria ( alguns API pedem além do nameservers os endereços IP como por exemplo o domainsite.com )
O com ficou logo ok
O PT suspeito que seja preciso alterar alguma coisa no SOA ou assim. Na área de clientes no dns.pt , fiz a alteração técnica dos NS, tb não deu.

Resultado, transferi o domínio para a PTISP. Ganda surpresa, adicionaram 1 ano ao período de expiração e não me cobraram nada !
Gostava de perceber o que se passa para futuros registos. obg pelas dicas cenourinha vou estudar o sugerido !
Offline

pdinis 
Membro
Mensagens 33 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fifth year Anniversary

Mencionei o SOA porque tenho os domínios sob monitorização da www.ultratools.com
Vejo esse e outros parâmetros serem alterados além dos Nameservers e endereço IP que o utilizador altera na área de cliente do registrar.
Deve tb ter a ver com o hoster, porque tenho alojamento partilhado com várias centenas de domínios alojadas [ segundo diz https://www.tcpiputils.com/reverse-ip ]
Offline

pdinis 
Membro
Mensagens 33 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fifth year Anniversary

que irritante.

No dns.pt acabei por me tornar "entidade gestora" do domínio para poder aceder à secção "informação técnica" consultar o painal e ver o que se pode editar.
No meu host há mais de 5 dias que tenho o domínio adicionado na "zone".
Estava à espera de poder encontrar mais dados técnicos no painel da DNS.pt como o SOA, registos MX e tal, e mesmo os NS secundários indicados pelo cenourinha acima. 
Colocar um NS1 e um NS2 diferentes não cria a tal redundância ??
Redundância é preciso ter NS3 e NS4 ?

Voltei a tornar a PTISP entidade gestora do domínio.
A avaliação técnica ainda mostra NS da amen...
Super hyper irritante!!!
Offline

pdinis 
Membro
Mensagens 33 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fifth year Anniversary

okies

para quem vier a encontrar este erro no futuro.
No momento ainda tenho este resultado no avaliador técnico

---------------------------------
Evaluation Result:    Invalid technical information
Message:    DnsException: Error #4;
The server is not autoritary for the domain;
ns1.amenworld.com.
---------------------------------
já transferi o domínio para a PTISP há 4 dias...

Outros relatos
https://www.inmotionhosting.com/support/community-support/dns-nameserver-changes/problem-changing-nameserver-for-pt-domain
https://forums.he.net/index.php?topic=3770.0

ainda pensei que o meu hoster por algum motivo não possa alojar domínios pt
lá pedi ao suporte para limpar "cache" a ver se consigo finalmente meter isso a bulir !!
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

A chave do problema está aqui: "The server is not autoritary for the domain"
Provavelmente a zona DNS do teu domínio não está configurada nos nameservers que estás a definir, no entanto sem saber os nameservers e o domínio especifico, não nos é possível analisar essa situação detalhadamente.
Offline

pdinis 
Membro
Mensagens 33 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fifth year Anniversary

situação resolvida.
Porque tenho conta com WHM, lá tive de aceder ao editor de "zone DNS" e acertar os NS diretamente.