← Conversa Geral

Saber Ip - Urgente

Lida 5585 vezes

Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Olá,

Preciso de uma ajuda urgente..

Quero saber como posso saber qual é o ip da pessoa que preencheu o formulário e no qual recebi um email, pois está a agir de má fé e abriu um processo judicial passados 3 anos, mas eu tenho registo dos dados edo email e o tribunal pede-me o ip.
A pessoa em questão está desempregada, recebeu um catálogo por correio, nunca comprou nada e agora abriu um processo em tribunal contra mim e contra a empresa, não sei bem porquê.
Como posso saber o ip através do  horde, squiremail ou roundcube?


Muito Obrigado




Offline

DanielPT 
Membro
Mensagens 196 Gostos 30
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination

Dificilmente conseguirás saber. Deverias ter programado isso no formulário para receberes o e-mail com o ip do requisitante. E mesmo aí pouco adianta visto que ele podia estar a usar proxy. É estranho o tribunal estar-te a pedir o ip, pois o ip em si não identifica ninguém.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Tens de ver os cabeçalhos do email que foi enviado diretamente pela pessoa - não o email enviado pelo formulário pois esse deve indicar o ip do alojamento.

No roundcube selecionas o email em causa e clicas em "more" ou "mais" e depois em "show source" ou similar em português.

Depois tens de procurar a primeira linha "received" (de baixo para cima) e à partida estará lá o ip do remetente.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Se o contacto foi por formulário que o teu site te enviava e não tinhas isso programado esquece..

O IP identifica um cliente de internet sim senhora mas duvido seriamente que o operador ainda tenha esses dados guardados 3 anos depois..
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Obrigado Cjseven.
Pelo que vejo o ip veio do emailmeform e não do ip do visitante, contudo vou enviar isso mesmo.
Eles depois que vejam o que fazer..
Para quem tem negócios online ou presta serviços, guardem todos os mails para vos servirem de prova, pois uma pessoa mal intencionada, passados 2 ou 3 anos, pensa em fazer uma queixa contra vocês e inventa qualquer coisa, que vocês não possam provar e pode dar-vos muitas dores de cabeça.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Obrigado Cjseven.
Pelo que vejo o ip veio do emailmeform e não do ip do visitante, contudo vou enviar isso mesmo.
Eles depois que vejam o que fazer..
Para quem tem negócios online ou presta serviços, guardem todos os mails para vos servirem de prova, pois uma pessoa mal intencionada, passados 2 ou 3 anos, pensa em fazer uma queixa contra vocês e inventa qualquer coisa, que vocês não possam provar e pode dar-vos muitas dores de cabeça.

Estou completamente anonado com o que estás a contar... Acho incrível a facilidade com que se criam transtornos às pessoas hoje em dia.
Recomendo que adiciones ao formulário um registo de IPs para esses casos, no entanto, acho que 3 anos depois é muito difícil que exista o registo de quem usou o IP, a menos que seja um IP estatico, mas a maioria dos IPs dos provedores de internet é dinâmico e no espaço de 3 anos já foi usado o mesmo IP por muita gente.
Cuidado com os desesperados por dinheiro, podem dar muitas dores de cabeça mesmo sem ter razão...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Obrigado Cjseven.
Pelo que vejo o ip veio do emailmeform e não do ip do visitante, contudo vou enviar isso mesmo.
Eles depois que vejam o que fazer..
Não faças isso pois ainda vais criar mais confusão, explica a situação em vez de andares a disparar IPs.

no entanto, acho que 3 anos depois é muito difícil que exista o registo de quem usou o IP, a menos que seja um IP estatico, mas a maioria dos IPs dos provedores de internet é dinâmico e no espaço de 3 anos já foi usado o mesmo IP por muita gente.
Isso não interessa, desde que mantenham os logs por esse tempo.
Offline

DanielPT 
Membro
Mensagens 196 Gostos 30
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination

O IP identifica um cliente de internet sim senhora mas duvido seriamente que o operador ainda tenha esses dados guardados 3 anos depois..

Disseste muito bem. Identifica o cliente que contratou aquele acesso à Internet. Não a pessoa que efectuou o acto em si.

Um dos casos mais recentes que esclarece isso é aquele da história dos 1000 ips da Acapor e que levou à seguinte resposta do MP: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2012-09-26-ministerio-publico-diz-que-e-legal-copiar-musicas-e-filmes-na-net

Citar
Segundo os investigadores, a acusação de alguém com base no número de IP é «errónea», uma vez que o titular do número do Protocolo usado no acesso à Net «não é necessariamente o utilizador naquele momento concreto, não é necessariamente o que disponibiliza a obra, mas o que vê serviço registado em seu nome, independentemente de o usar ou de apenas figurar formalmente como seu titular».

Por isso acho estranho o tribunal ter pedido o IP, pois mesmo que o serviço de Internet estivesse registado em seu nome ele podia sempre alegar que não foi ele. Até podia meter as culpas a um familiar menor de idade.

O IP provavelmente ajudaria a reforçar a tese que o dito cujo era o "tal". Mas não é uma prova factual.
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

A questão não sei ao certo o motivo da queixa, pois ainda vou apresentar provas e depois logo se vê o que dizem. Podem existir vários motivos: um deles pode ser alguém que se fez passar por outra pessoa, e a pessoa em questão agora quer saber todos os detalhes inclusive IP para saber quem foi a pessoa que fez isso.. Vamos supor que sabem o nome e a morada de um advogado e fazem uma encomenda ou pedem seja o que for, essa pessoa recebe o que não pediu.. e vai pedir averiguações.
Penso eu que seja isto, ou então é um chico esperto com algum esquema, mas felizmente tenho todos os registos, pelo que penso que não terei problemas.
Offline

sandraseq 
Membro
Mensagens 25 Gostos 2
Feedback +3

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Não faz sentido o tribunal pedir-te provas de um processo que tu não sabes o que é... um arguido tem obrigatoriamente de ser ouvido antes e tem de conhecer os detalhes do processo... Provavelmente apenas te estão a convocar como testemunha...
Imagina que a tal pessoa está a ser acusada de alguma coisa e ela quer provar que naquela altura estaria a viver num determinado local e pode ter detalhado o que fez por essa altura (e nesse caso ter dito que te encomendou alguma coisa)... o IP pode ser para defesa dela... é a unica coisa que me ocorre...

Sandra
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Disseste muito bem. Identifica o cliente que contratou aquele acesso à Internet. Não a pessoa que efectuou o acto em si.

Um dos casos mais recentes que esclarece isso é aquele da história dos 1000 ips da Acapor e que levou à seguinte resposta do MP: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2012-09-26-ministerio-publico-diz-que-e-legal-copiar-musicas-e-filmes-na-net

Por isso acho estranho o tribunal ter pedido o IP, pois mesmo que o serviço de Internet estivesse registado em seu nome ele podia sempre alegar que não foi ele. Até podia meter as culpas a um familiar menor de idade.

O IP provavelmente ajudaria a reforçar a tese que o dito cujo era o "tal". Mas não é uma prova factual.
Tens melhor? A falta de melhor vão brincar com o IP...
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Sim, exacto eu sou testemunha, no entanto já enviei todas as provas.
A pessoa em questão nunca comprou nada, a única coisa que recebeu foi um catálogo grátis por correio, que foi enviado para a morada indicada no formulário, pelo que não entendo o motivo do processo, pois nem se quer se tornou cliente.. mas pedem me todos esses dados..
De qualquer forma fica o alerta... de que uma coisa simples, nos pode causar problemas.

Aproveito para perguntar, se há algum plugin ou forma de ficar com o ip do visitante sempre que alguém preenche o formulário.


Não faz sentido o tribunal pedir-te provas de um processo que tu não sabes o que é... um arguido tem obrigatoriamente de ser ouvido antes e tem de conhecer os detalhes do processo... Provavelmente apenas te estão a convocar como testemunha...
Imagina que a tal pessoa está a ser acusada de alguma coisa e ela quer provar que naquela altura estaria a viver num determinado local e pode ter detalhado o que fez por essa altura (e nesse caso ter dito que te encomendou alguma coisa)... o IP pode ser para defesa dela... é a unica coisa que me ocorre...

Sandra
Offline

fhanity 
Membro
Mensagens 191 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

basta guardares a variavel $_SERVER["REMOTE_ADDR"] como preferires
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Colo esse código junto com o código do formulário?

Obrigado

basta guardares a variavel $_SERVER["REMOTE_ADDR"] como preferires
Offline

fhanity 
Membro
Mensagens 191 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Guardas num hidden field e depois podes anexar a propria mensagem em si no final dela.