← Hosting

[AJUDA] VPS + Alojamento

Lida 1537 vezes

Offline

zegomes 
Membro
Mensagens 724 Gostos 0
Feedback +9

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Boas

Como devem saber, tenho um site de alojamento de imagens (alojamentodeimagens(.)com). Como são sites que consomem bastantes recursos no servidor estou a pensar em comprar uma VPS.

O meu site tem na área de administração uma parte para configurar servidores externos, para serem usados para alojar as imagens aparte do servidor onde está o site. Queria saber o que é que puxa mais pelo servidor em si. Se é o acesso ás imagens, ou o carregamento das mesmas. Talvez perguntem o porquê de falar desta funcionalidade na administração do site. O porquê é que me dá jeito usar VPS para alojar o site, e um alojamento normal, para alojar as imagens carregadas. (Tem a haver com quantidades de tráfego e espaço, e o custo dos mesmo).

Portante aqui fica a minha dúvida: O que puxa mais pelo servidor? O carregamento das imagens para o mesmo, ou a visualização das imagens?

cumprimentos,
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

O upload das imagens vai puxar mais pelo servidor, pois provavelmente o script que tens actualmente vai necessitar de utilizar bibliotecas para manipular a imagem (resize, comprimir, gerar thumbnails, etc). No entanto a quantidade de requests (views) das imagens, irá ser muito mais superior que o upload das imagens, pelo que recomendo que utilizes um servidor/proxy nginx ou Vasnish Cache para servir as imagens.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Considerando que logicamente tens mais visualizações de imagens do que uploads claro que é o que mais recursos vai usar pelo que alojares o sistema em si numa VPS não te vai trazer qualquer beneficio... Um servidor dedicado ou VPS com nginx bem afinado é a melhor coisa que podes ter para servir uma grande quantidade de conteúdo estático.
Se quiseres saber as potencialidades do bixo le isto: http://arrifana.org/blog/2008/10/bastidores-do-benfica-vs-napoles/
Offline

zegomes 
Membro
Mensagens 724 Gostos 0
Feedback +9

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Obrigado aos dois pelas informações! Foram bastante úteis  :)

cumprimentos,
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

http://arrifana.org/blog/2008/10/bastidores-do-benfica-vs-napoles/

Li o artigo e cheguei ao fim e pensei, já acabou? QUERO MAIIIIIIIIIIS!  :superlol: