← AdSense

CTR do AdSense caiu de 70 a 90%

Lida 11660 vezes

Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Desde dia 2 de fevereiro de 2017,varios publishers queixaram-se duma queda brusca de CTR que teve como implicância o filtro que  google anunciou em 2012 de colocar verificacao apos clique em banners e links em dispostivos mobile (basicamente um botão para continuar a navegação para o site do anunciante).

Aparentemente varios publishers tiveram os sites afetados por este filtro, o ctr caiu brutalmente e não encontram jeito de voltar ao CTR anteriormente normal...

Do pouco que li a unica solução até agora, foi num novo dominio com um site clone ou redirecionando o trafego. Pois o anterior ficou filtrado e não tem como remover nem teve qualquer alerta por parte do adsense.

Quem foram os afetados?

Da pouca info que tem na net, diria que foram random. Alguns estão com teorias que foi somente quem tem trafego social, outros quem tem mais de 1 milhão de impressões, mas a verdade é que foi aleatoriamente e todos no dia 2 de fevereiro. Mesmo users com baixa percentagem de cliques invalidos, tiveram quedas de mais de metade do CTR desde então (caso que me foi apresentado no meu skype).

Alguem daqui foi afetado? Eu não fui aparentemente..

Como verificar:
Entrem no AdSense, coloquem o relatorio por Site e vejam se do dia 2 em diante sem qualquer alteração no vosso site tiveram uma queda quase total de CTR (taxa de cliques).
Caso tenham tido, entrem no vosso site via mobile e cliquem num anuncio, caso apareça um botão no anuncio.. foram afetados.


imagem do forum do adsense

Topico em ingles
https://productforums.google.com/forum/#!topic/adsense/acSnYLIqw_o;context-place=forum/adsense

Anuncio do filtro 2012
googlemobileads.blogspot.pt/2012/12/combating-accidental-clicks-in-mobile.html

P.S.: Ainda não é caso para alarme, pois só passaram 5 dias.. mas para muitas pessoas 5 dias de AdSense é uma vida..
Offline

jorge_silva_3 
Beta tester
Mensagens 529 Gostos 63
Feedback +9

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Level 5 Mobile User Super Combination Combination

Boas!

Para já aqui está tudo normal... A teoria do trafego social e 1 milhão de impressões não deve estar certa porque na minha conta adsense do trafego social tenho mais 1M de impressões e não fui afetado, pelo menos até agora...
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Exato, dai eu ter dito que é somente uma teoria. Eu e conhecidos também não fomos afetados, até agora só conheço um caso doutra pessoa daqui, que por acaso foi quem me mostrou isto.

Mas ja verifiquei e faz sentido, os banners estão mesmo com filtro/validação nos sites deles.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Exato, dai eu ter dito que é somente uma teoria. Eu e conhecidos também não fomos afetados, até agora só conheço um caso doutra pessoa daqui, que por acaso foi quem me mostrou isto.

Mas ja verifiquei e faz sentido, os banners estão mesmo com filtro/validação nos sites deles.

E não sites com pouco conteúdo ou com colocações propensas a cliques acidentais e assim terem adicionado essa verificação no domínio?
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

E não sites com pouco conteúdo ou com colocações propensas a cliques acidentais e assim terem adicionado essa verificação no domínio?

Mesmo users com baixa percentagem de cliques invalidos, tiveram quedas de mais de metade do CTR desde então (caso que me foi apresentado no meu skype).
Offline

jorge_silva_3 
Beta tester
Mensagens 529 Gostos 63
Feedback +9

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Level 5 Mobile User Super Combination Combination

E não sites com pouco conteúdo ou com colocações propensas a cliques acidentais e assim terem adicionado essa verificação no domínio?

Exato, também pensei nisso. O mesmo acontece no Facebook, quando um site gera demasiados likes para uma pagina, a partir de um determinado número de likes (Tipo 1.000 ou 2.000 durante o dia) o facebook coloca um botão de "confirm" após clicar no botão de like, para confirmar que quer mesmo meter like e evitar assim likes acidentais.

O Google pode ter reparado num CTR demasiado elevado para o site em questão e ter implementado o mesmo sistema...
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Eu senti descidas de ctr em algumas das contas adsense que faço gestão mas já foi no Verão. Atualmente não tive alterações, mas se já começaram é provável que mais sites sejam afetados.
O curioso que tenho a comentar é que em duas das contas que desceram o CTR recebi um email da adsense a dizer que os meus lucros desceram em relação ao mesmo período do ano anterior e a perguntar qual o motivo... lol
Ou seja o site está igual, com conteúdo sempre na mesma linha orientativa, o trafego é aproximadamente o mesmo e com as mesmas sources, desce o rendimento cerca de 40% e ainda sou eu que tenho que dizer o que se passou... não é para rir?
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Em mais 2 grupos de webmasters, mais alguns casos da queda brutal de CTR este mes, com base nos filtros de clique.

Estou curioso pra ver o que se vai passar durante o mês todo.

@kurtmix os teus banners estão com botão de Visitar Site para verificação de segundo clique? Ou somente ctr anormal?
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Em mais 2 grupos de webmasters, mais alguns casos da queda brutal de CTR este mes, com base nos filtros de clique.

Estou curioso pra ver o que se vai passar durante o mês todo.

@kurtmix os teus banners estão com botão de Visitar Site para verificação de segundo clique? Ou somente ctr anormal?
Não vi nunca nenhum botão, mas também não ando a clicar nos banners para ver. Esse botão aparece depois do clique ou já na exibição do banner?
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

@kurtmix após o 1o clique no banner, aparece botão sobreposto para confirmar que queres entrar no site do anuncio, somente em mobile.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

@kurtmix após o 1o clique no banner, aparece botão sobreposto para confirmar que queres entrar no site do anuncio, somente em mobile.
Vou ter que testar isso, mas se está a ocorrer já é desde o Verão porque depois dessa queda nunca mais subiu e não notei mais descidas recentemente. Tenho vários sites cujo 80% do trafego é mobile e vou ter que testar isso.
Mas as quedas de CTR que notei são muito inferiores ao que mostra a imagem, anda com um CTR que varia entre 0,60% e 1%