← CMS - Gestores de Conteúdos

Introdução ao NeticleCMS

Lida 9673 vezes

Offline

neticle 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Signature Karma Webmaster

A seguinte mensagem foi traduzida do blog oficial da Neticle com o objectivo de anunciar o novo sistema de gestão de conteúdos (NeticleCMS) nesta comunidade. Para ler a mensagem original visite a seguinte página: http://devblog.neticle.com/?p=17

Pode já (ou não) ter ouvido falar do nosso primeiro projecto oficial. Caso não tenha nos estamos concentrados em desenvolver um novo e inovador sistema de gestão de conteúdos.

Nós temos a consciência que existem vários projectos semelhantes a este. Alguns sem sucesso e outros carregados dele, muito usados e muito mais maduros do que o nosso. Alguns exemplos disso são o Joomla, Drupal e o Wordpress. Foi por isso que a Neticle investiu muito tempo a analisar estes sistemas já existentes e a decidir o que o nosso deveria ter e o que é que deveria ser diferente.

Como tal, pensamos que o nosso projecto mereça a vossa atenção quer seja um programador de profissão ou apenas um curioso nesta área, pois o nosso principal objectivo é disponibilizar uma plataforma que é flexível para todos, programadores e WebDesigners, ao mesmo tempo que lhe dá a liberdade de optar pelo caminho mais fácil que é a criação de um website seguindo uma série de poucos passos simples.

Apesar de sermos uma empresa jovem nós já temos passado na área de desenvolvimento de websites e aplicações web e, como tal, temos experiência na utilização de outros sistemas de gestão de conteúdos e frameworks, o que nos permitiu adquirir uma boa imagem do que o nosso deveria ter de diferente.

Agora, desviando para os detalhes técnicos, o projecto está a ser desenvolvido em PHP. Não foi escolhido um tipo específico de base de dados. Em vez disso existe uma camada intermediária entre os elementos do CMS e a própria base de dados que, consoante o controlador escolhido, poderá ser de qualquer tipo. Neste momento existem controladores para MySql e MSSql, havendo a possibilidade de escrever um novo controlador por qualquer pessoa e a qualquer momento.

Usando esta funcionalidade (controladores de base de dados) não há a necessidade de escrever queries para interagir com a base de dados, pois o controlador disponibiliza métodos que fazem isto por si, escrevendo o query com o formato específico consoante a base de dados a que este se destina. Claro que, caso o programador ache que lhe é mais conveniente, há ainda a opção de escrever os queries da forma tradicional com a contrapartida de perder a compatibilidade com outros tipos de bases de dados.

Actualmente o CMS permite o desenvolvimento de Plugins, Módulos e Componentes (designados de elementos) que acrescentam funcionalidades à core. Mais tarde irá ser disponibilizada uma API para que os programadores tenham a possibilidade de desenvolver com mais facilidade os seus próprios elementos. Tal como nos outros sistemas já disponíveis, e para aqueles que têm menos tempo, a Neticle irá desenvolver e publicar gratuitamente elementos que poderão ser instalados sem a necessidade de programar seja o que for.

O que são os Plugins?
Estes são, na maioria dos casos, desenvolvidos para adicionar novas funcionalidades à core sem afectar directamente o layout ou os conteúdos que são apresentados na página. São exemplos disso, novas funções, classes e outras ferramentas de auxílio ao programador como jQuery ou TinyMCE.

O que são os Módulos?
Os módulos são mostrados na página, normalmente em formato de "caixa" e podem conter informações como as últimas mensagens ou outras informações "estáticas". Estes podem também ter interacções com o resto do sistema tais como as "Caixas de autenticação", "Subscrição a Newsletter".

Os módulos poderão ter as suas instâncias definidas na área de gestão (backoffice) ou directamente no Template.

O que são os Componentes?
Os componentes são as peças principais que dão as maiores funcionalidades do website. Cada componente terá o seu próprio formato, sendo exemplos de componentes a Galeria de Imagens, Notícias ou Formulários.

Os módulos e componentes poderão trabalhar em conjunto e nós estamos a fazer intenções de disponibilizar um pacote vasto de ambos na data de lançamento do CMS.

O frontoffice do website é definido pelo Template que estiver a ser utilizado e que são bem fáceis de construir ou adaptar. Assim que haja o HTML / CSS do website só é necessário incluir algumas chamadas aos objectos da core para que este fique funcional. Os templates podem também redefinir como é que cada módulo vai ser exibido para que estes fiquem totalmente integrados com o resto.

Já para o caso do backoffice está a ser planeado o costume: gestão de utilizadores, grupos, permissões e funcionamento dos elementos. Este estará ainda ligado à nossa página oficial dando a opção de instalar novos elementos automaticamente bem como procurar por actualizações dos elementos já instalados.

Então, basicamente, porque é que você deverá experimentar este CMS?
- Pelo seu nível de flexibilidade. Está ao nível dos sites mais simples e mais complexos;
- Não é necessário ter experiência em programação para criar um website;
- Caso você tenha experiência neste ramo então será possível fazer tudo;
- Será "open-source", permitindo o seu uso de forma gratuita, mesmo para fins comerciais;

Quando é que o CMS estará pronto?
- O lançamento está previsto para Janeiro de 2011.

A Neticle está interessada em receber a sua opinião!
- Pretende utilizar / experimentar este CMS?
- Conhece algumas funcionalidades que gostava de ver incluídas?
- Acha que estamos no caminho certo?


Poderá deixar os seus comentários em resposta a este tópico, ou no tópico original em http://devblog.neticle.com/?p=17

Siga-nos no Twitter e fique a par das últimas novidades: http://twitter.com/neticle
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Bem vindo ao +t.

Parece-me um projecto bastante ambicioso. Vou acompanhar o desenvolvimento. No entanto acho que se deviam focar num nicho de mercado e depois evoluir a partir dai. Parece-me que nesta altura, e com o amadurecimento deste mercado a estratégia que faz mais sentido. Dou como exemplo o wordpress que veio desde simples cms para blogs e tem vindo a evoluir para algo bem mais poderoso para o utilizador. Mas exemplos como estes há muitos, dede o mundo do e-commerce, passados pelas galerias, fóruns, wiki, portais, etc.

Boa sorte com o projecto e mantenham-nos a par.
Offline

neticle 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Signature Karma Webmaster

Antes de mais queremos dar os parabéns ao Nuno e aos restantes membros desta comunidade pelo que conseguiram alcançar.

É verdade, parece um projecto ambicioso. Mas tal como todos os outros nasceu de uma necessidade. Neste caso era a de termos uma única plataforma na qual pudéssemos desenvolver todo o tipo de websites, sendo essa também a razão de não nos estarmos a focar num nicho de mercado.

A publicação deste CMS não estava planeada no início, mas, como existem poucos CMSs portugueses decidimos fazê-lo para ajudar aqueles que precisem e também para espalhar um pouco o nosso nome.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Ambição é o que é preciso!

Gostei do que li e também pretendo estar atento a este novo CMS, estou interessado em experimenta-lo pois é sempre bom conhecer as ferramentas que existem à nossa disposição. A flexibilidade é um grande ponto a favor e, claro, o sucesso depende da qualidade final ;)
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Um nicho complicado, mas sem duvida se as coisas forem bem feitas ira ter sucesso.

Vou ter um olho no projecto, acho que e mais fácil dar opinião depois de usar o projecto.

Offline

jplopes 
Membro
Mensagens 13 Gostos 0
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Citar
acho que e mais fácil dar opinião depois de usar o projecto.

Tens toda a razão. Fica prometido que o +t será o primeiro a receber as notícias acerca do lançamento =)
Offline

easynote 
Membro
Mensagens 87 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Boa sorte com o projecto... Quando ele sair vou experimentalo ;)
Offline

civil 
Membro
Mensagens 31 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Seventh year Anniversary

Fiquei bastante curioso com o cms. Vou experimentar logo que possa.
Offline

igorazevedo 
Membro
Mensagens 6 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 First Post Signature Karma Webmaster Seventh year Anniversary

Reparei que o nosso projecto foi mencionado no artigo do +trafego, desde já queria agradecer o destaque. É muito motivador para todos nós saber que existem pessoas que têm expectativas para o nosso projecto.

Ultimamente não têm havido grandes novidades pelo nosso blog, em parte porque temos estado ocupados com o desenvolvimento da "core" do CMS e esta fase não dá muito que falar. No entanto posso desde já adiantar que a core já está acabada e já conseguimos obter alguns resultados com a mesma.

O que nos falta agora é a parte do backoffice (que é no que estamos a trabalhar actualmente) e também a elaboração de alguns elementos iniciais que iremos disponiblizar no lançamento do CMS e ao longo do tempo, em parte porque o CMS não é de grande utilidade para alguns se não existirem componentes e módulos.

Como já era merecido, foi publicado um novo artigo no nosso blog onde podem dar uma olhadela nos layouts para o backoffice, site oficial e o prototipo do script de instalação. Temos noção que não são coisas de grande relevância, mas dentro de alguns dias esperamos já ter algo mais concreto que possamos mostrar ao público.

Como devem ter reparado o nosso blog está em Inglês, em parte porque de inicio queríamos apelar também um pouco ao público internacional. Acabamos por ter mais destaque em Portugal (e ainda bem) e realmente é pena o blog não estar disponível em português. No entanto assim que o CMS estiver pronto iremos fazer a transição do wordpress para o mesmo e aí sim disponibilizaremos os conteúdos em ambas as linguagens.

Mais uma vez queria agradecer a quem tem estado a seguir o projecto, esperamos ter uma versão inicial disponível para breve.
Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boas, eu já tinha esbarrado no projecto a um tempo atrás e estava a espera de mais desenvolvimentos para fazer uma cobertura no meu site :D os meus parabéns e a melhor sorte para vocês.
Offline

igorazevedo 
Membro
Mensagens 6 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 First Post Signature Karma Webmaster Seventh year Anniversary

Obrigado dardevelin, já agora, por curiosidade, podias partilhar o endereço para o teu website? :)
Offline

jplopes 
Membro
Mensagens 13 Gostos 0
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Foram publicados mais alguns detalhes acerca das funcionalidades do NeticleCMS.

Precisamos das vossas opiniões e sugestões!

 :obrigado:

http://devblog.neticle.com/?p=74
Offline

alexandreperei 
Membro
Mensagens 85 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Isto promete!
Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Estou a gostar bastante do que estou a ver. E estou a espera que sai para poder trabalhar no mesmo desde do inicio. Poder ter um inside.

Não se esqueçam do português, no meu caso o inglês serve perfeitamente, mas se há aspecto em que podem vingar é em manter o português desde o inicio...

Votos de bom trabalho
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boa sorte com o projecto. Vou seguir as notícias, e experimentar quando sair. :D