← Tutoriais

[PHP] Como fazer upgrade ao Wordpress

Lida 2452 vezes

Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Como fazer upgrade ao Wordpress

Agora que a nova versão 2.5 do Wordpress saiu, está tudo a fazer a actualização.

A actualização do Wordpress é ainda mais fácil que a instalação como vamos podemos constatar ao longo deste tutorial.

Neste tutorial vou ensinar duas formas de fazer a actualização. A forma tradicional, recomendada mas mais lenta, pois é manual e a forma automática recorrendo a um plug-in chamado Instant Upgrade.

O que fazer antes de efectuar uma actualização ao Wordpress?

Antes de efectuar qualquer actualização ao Wordpress deverá efectuar os backups da base de dados e dos ficheiros.

Para tal poderá recorrer a um plug-in chamado Wordpress Database Backup que lhe permitirá guardar a base de dados no seu servidor, fazer o download da mesma ou ainda enviar o backup para o seu e-mail.



Por defeito todas as tabelas por defeito de uma instalação wordpress serão guardadas e terá a opção ou não de salvar as restantes.

Poderá ainda activar os backups para serem efectuados e enviados para o seu e-mail a cada hora, a cada dia ou a cada semana.

Mas o que nos interessa aqui mesmo é que ele faça o backup de forma a não correr nenhuns riscos em perder informação durante a actualização.

Feitos os backups, está na hora de desactivar todos os plug-ins.

Desactivar todos os plug-ins vai evitar que problemas de compatibilidade impeçam o acesso à sua área de administração, fazendo assim com que haja a necessidade de repor backups para voltar a poder aceder normalmente.



Nesta parte está tudo concluído, passemos então ao próximo passo.

2 - Substituir os ficheiros da versão do Wordpress anterior pelos novos

Agora que já temos os backups e os plug-ins todos desactivados, está na hora de começar o update.

Em primeiro lugar necessitamos de fazer download da nova versão do Wordpress. Para tal efectue o download do seguinte ficheiro ( http://wordpress.org/latest.zip ).

Feito o download deve descompactar os ficheiros e enviar-los para a pasta do servidor onde se encontra instalado o seu wordpress sobrepondo todos os ficheiros, menos a pasta wp-content que contem os seus plug-ins e os seus themes e o ficheiro wp-config.php que contem os dados de conecção à sua base de dados.

Feito isto apenas necessita de correr o script de upgrade que irá fazer as devidas alterações na base de dados de forma a esta funcionar correctamente com a nova versão, para tal dirija-se ao seguinte endereço:

http://www.oseublog.com/wp-admin/upgrade.php

E pronto, a actualização está concluída.

Actualização automática recorrendo ao Instant Upgrade

Os passos anteriores não são dificeis, mas o tempo necessário para os executar é bastante, muito mais se tiver que fazer o upgrade a vários blogs wordpress.

Para evitar esta perda de tempo, existe uma solução bem mais fácil e bem mais rápida, mas que pode causar problemas devido a ser um processo automático.

Esta solução passa pelo uso do plug-in Instant Upgrade, que assim que activo permite fazer o download dos ficheiros da nova versão via FTP ou HTTP e automaticamente fazer o upgrade.



Apesar desta ser uma opção bem mais rápida, existem sempre mais riscos, no entanto é para isso que servem os backups.

Espero que tenham gostado do tutorial.

Cumprimentos,
Teotónio Ricardo ( cenourinha )