Boas,
Ponto 1: Concordo contigo mas há um senão. Ao meu ver, um bom fornecedor não fornece dados dos seus clientes. Uma boa maneira de ver quem está satisfeito é ver que sites são patrocinados pelo alojamento web. No google, "alojamento fornecido por xpto".
Ponto 2: O preço só por si não chega. O espaço e o tráfego disponibilizado são importantes. Mas o mais importante é averiguar que limitações são impostas como por exemplo existência do safe-mode no php, limites de envios de emails, firewall activa e as ditas políticas de sobrecarga do sistema. O que acontece se um script tiver um erro e ocupar 90% dos recursos do servidor?
Ponto 3: Um bom alojamento deve ser intuitivo. Uma boa dica é verificar existência de documentação/manuais e tutoriais do tipo "como fazer para". Um bom exemplo é
http://www.safe-net.eu/tutoriaisPonto 4:
O uptime pode ser medido em dias de actividade mas o que desejamos mesmo saber é a % de disponibilidade, já que o servidor pode ter estado ligado 364 dias num ano, mas devidos a falhas de rede, na realidade, ao longo do ano só ter estado disponível 300. O ideal é ter os dois, assim ficamos com uma ideia do que falha mais. Um uptime de 100% ou 365 dias é muito difícil de manter. Existe competições para ver quem consegue ter os servidores mais tempo disponíveis. Espera-se num alojamento web parar os serviços pelo menos uma/duas vezes por ano para manutenção. Algo como duas paragens de 4 horas por ano, logo, um uptime mínimo de 99%
Ponto 5:
Sobre o facto de ser uma empresa registada ou um individual, nada melhor do que experimentar. Há bons profissionais como também existe maus (
http://www.katembe2.com/WEBRITMO.htm). Um alojamento decente tem um período de experiência onde qual podemos desistir e receber o dinheiro de volta. O ideal é mesmo entrar em contacto com o suporte e ver o tempo de resposta e qualidade das mesma.
Ponto 6: Tirando dois/três casos, todos os alojamentos web que conheço em Portugal são subcontratos de outras empresas, normalmente nos estados unidos. Logo vejo duas desvantagens, não são eles que controlam os servidores, logo não podem responder aos "pequenos pedidos", e a resolução dos problemas costuma ser mais lenta por ter mais intermediários. Para verificar, basta verificar onde fica alojado o site institucional com ferramentas do tipo
http://whois.domaintools.com/apmuga.com.
Espero ter ajudado.
Abraços,
André P. Muga
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www.apmuga.comwww.safe-net.eu