← Social Media

[BAD NEWS EVERYONE] Descida acentuada do alcance das páginas FB

Lida 10182 vezes

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Uns meses depois da entrada do Facebook na bolsa, o alcance das páginas sofreu um forte agravamento generalizado. Especula-se que se deva ao facto de o FB querer mostrar o seu valor comercial, criando a nova "regra dos 80-20". Esta é a proporção de publicações que serão mostradas no feed: 80% publicações de amigos, 20% publicações de páginas.

Porquê? Porque o facebook ads tem de ser ainda mais rentável. Os investidores têm que sentir o dinheiro entrar, como tal, tirar um pouco de poder às páginas. (novamente, um pouco de especulação)

Isto causa algum desconforto a grandes marcas que gastaram milhares a criar uma boa página, para agora terem que gastar dinheiro para os seus fãs verem as suas publicações... Mas que podem elas fazer? Rumores correm que o facebook vai implementar o "Receber notificações da página". Relativamente ao "Adicionar a Lista de Interesses", esqueçam isso, não vos irá trazer grandes resultados. Estão a gastar tempo aos fãs e tempo vosso.

Mas este tópico não serve apenas para especular e lançar rumores (mas podem deixar as vossas!). Vamos lá saber, alguém com sugestões de como alterar esta tendência? Actualizações regulares, rich media, isto é o básico. Mas vamos lá discutir a million dollar question: como fazem para tentar aumentar o alcance das vossas páginas?

Já agora, acham que o número das "Pessoas que falam sobre isto" aumenta o alcance ou que é de certa forma irrelevante?

Se acham que na vossa página o alcance não foi diminuido e que aumenta do dia para dia, devem lembrar-se que isto não se aplica a páginas em crescimento rápido mas sim em páginas estáveis com um crescimento regular... Porque só desta forma é que podemos analisar coerentemente as estatísticas da página e tirar conclusões. :)
Offline

tartofs 
Membro
Mensagens 205 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Linux User Mobile User Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Killing Rumors With Facts: No, Facebook Didn’t Decrease Page Feed Reach To Sell More Promoted Posts

http://techcrunch.com/2012/11/07/killing-rumors-with-facts-no-facebook-didnt-decrease-page-news-feed-reach-to-sell-more-promoted-posts/
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Killing Rumors With Facts: No, Facebook Didn’t Decrease Page Feed Reach To Sell More Promoted Posts

http://techcrunch.com/2012/11/07/killing-rumors-with-facts-no-facebook-didnt-decrease-page-news-feed-reach-to-sell-more-promoted-posts/

Obrigado pela info, ainda não tinha lido o artigo, mas tenho tirado as conclusões com páginas minhas e com reports de outros smm.

Alguém confirma uma generalizada descida do alcance?
Offline

Octávio Alves 
Membro
Mensagens 963 Gostos 36
Feedback +25

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não sei se é coicidência ou não, mas em uma das minhas páginas senti alguma descida no alcance.

A página é estavél a nivel de crescimento de fãs e número de publicacões diárias, ou seja, não alterei nada na página e senti a descida.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Acho que isto já está assim há algumas semanas...
Offline

Coffe Things 
Membro
Mensagens 347 Gostos 3
Feedback +7

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Level 5 Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Acho que isto já está assim há algumas semanas...

Eu também acho que isso já acontece à algum tempo, existem alturas em que nem a mim próprio aparece os posts da minha página no feed de noticias.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

A minha tem crescimento regular.. Por isso acho que estou a vontade para debater aqui:

As imagens perderam a visibilidade que tinham, e ainda mais a viralidade. Não interessa ter 6mil Shares numa pagina com 1 milhão de fãs e 400mil de alcance, a virilidade anda sempre nos. 1000 - 4 mil.
As publicações de texto conseguem uma viralidade e visibilidade bastante superior as imagens, no entanto e mais complicado fazer um fã partilhar textos.
No Brasil há pelo menos 4 expressões populares que colocadas num link, texto ou imagem conseguem aumentar a viralidade de forma brutal e aumentar a actividade do utilizador com comentários e tags de amigos.

Uma coisa e certa, as páginas estão cada vez mais a perder a sua forca.

Uma dica um pouco a parte, as páginas brasileiras a meu ver conseguem um retorno de trafego a curto prazo bastante inferior as portuguesas. Vejo que conseguem bastante partilha mas muitos poucos cliques (em links). Desde ontem que tenho utilizado imagens com links na descrição com mais regularidade e o retorno de trafego e semelhante e para além disso ainda da uma ajuda no aumento do número de fãs na pagina.
Offline

Spacecowboy 
Membro
Mensagens 761 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Killing Rumors With Facts: No, Facebook Didn’t Decrease Page Feed Reach To Sell More Promoted Posts

http://techcrunch.com/2012/11/07/killing-rumors-with-facts-no-facebook-didnt-decrease-page-news-feed-reach-to-sell-more-promoted-posts/

Parte desse artigo é ficção.. parece haver alguma estratégia de marketing no filme.

O facebook fez uma mudança nos algoritmos nestes últimos dias sim, e está a basear-se em outras coisas que os bots detectam para definir o que deve ou não mostrar no feed. Já aqui tinha referido o mês anterior que o FB seguia alguns parâmetros.

"O facebook dá prioridade às publicações dos amigos e dos anunciantes ou post´s patrocinados e só depois é que disponibiliza os seus algoritmos para os restantes, ou seja os que interajem e por último os que não interejem com a página.

 Mesmo que não interajas com uma página ela pode aparecer no teu feed de noticias (embora as possibilidades sejam menores)

 Tudo depende do número de publicações de amigos em tempo real, a sua restante actividade e do volume de post´s patrocinados que te incluam como um target fan.
"
Offline

Jose Augusto 
Membro
Mensagens 434 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

O que mudou na última semana foi o que o Jóni referiu: as imagens perderam peso, e muito.
Offline

Spacecowboy 
Membro
Mensagens 761 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

O que mudou na última semana foi o que o Jóni referiu: as imagens perderam peso, e muito.

Mas há imagens em páginas que não perderam nenhum peso...porque será?  :!:
Offline

jaison24 
Membro
Mensagens 99 Gostos 0
Feedback +7

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Mas há imagens em páginas que não perderam nenhum peso...porque será?  :!:

O segredo é a alma do negócio.
Offline

Octávio Alves 
Membro
Mensagens 963 Gostos 36
Feedback +25

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O segredo é a alma do negócio.

Claro...  :superlol:
Offline

Pedro Miguel 
Membro
Mensagens 1161 Gostos 25
Feedback +11

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Tenho notado também que cada vez mais as páginas perderam o poder que tinham há uns tempos atrás... Antigamente, conseguia-se criar páginas virais "facilmente", hoje em dia, já não é bem assim...
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Mas há imagens em páginas que não perderam nenhum peso...porque será?  :!:

Isso engana... e muito.
Só os admins conseguem ver o peso viral que a publicação teve...

Tenho imagens com 5-20mil shares e com menos de 2mil de viralidade.. há um mês ou dois, conseguia ter 10-20mil de viral

Tenho aqui um exemplo prático.

Texto: 3 shares - 1674 de viral - 170mil de alcance
Imagem: 1890 shares - 1450 de viral - 104mil de alcance

Tenho notado também que cada vez mais as páginas perderam o poder que tinham há uns tempos atrás... Antigamente, conseguia-se criar páginas virais "facilmente", hoje em dia, já não é bem assim...

Ainda bem.. era só lixo com spam de afiliados.
Offline

Spacecowboy 
Membro
Mensagens 761 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Isso engana... e muito.
Só os admins conseguem ver o peso viral que a publicação teve...

Tenho imagens com 5-20mil shares e com menos de 5mil de viralidade..

Então esse indicador de tráfego viral é um " trecho" do que se passou nos feed´s de noticias,  um post pode ser partilhado por um fã mas pode não aparecer no feed de noticias a todos os amigos desse fã.

O fb filtrou isso e não se ficou por aí para garantir que aparecem mais pessoas do que empresas/páginas nos feeds e por sua vez  diminuir também o SPAM.