← Conversa Geral

cenourinha tenta-se suicidar...

Lida 6224 vezes

Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Citar
Lisboa é um dos piores sitios de Portugal para colocar servidores e porque?
Terramoto de 1755 é um bom exemplo


BOOOOM!
matei-me...
Offline

louro 
Membro
Mensagens 769 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Por volta dessa data realmente fiquei com os sites todos offline  :(

Não sabia que tinha sido por causa disso....
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

É um dado adquirido que Lisboa não é bom sitio para servidores (quanto mais afastado da baixa melhor)
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Mas duvidas? É uma realidade. Nunca compreendi porque é que o Porto é tão subvalorizado no que diz respeito a datacenters. Deveria ter pelo menos um idêntico, por exemplo, ao Telvent de Lisboa.

- É um local com actividade sísmica de escala reduzida e pouco frequente.
- É um local mais próximo (uns poucos de KM) da França / Resto da Europa (mas não de Madrid). Um link directo para França, não só oferecia redundância em anel para toda a Península Ibérica, como uma melhor conectividade para a Europa Central.
- Existem também muitas empresas do Norte que necessitam de recurso a datacenters. Não só na àrea do webdesign, alojamento, mas também hospitais, escolas, faculdades, etc...
- Relatórios científicos revelam que um sismo de magnitude idêntica ao de 1755 deverá ocorrer num período de 300 anos. Quanto mais tempo demorar a acontecer, mais energia as placas tectónicas acumularão, o que implicará um sismo de magnitude superior. Algum dia acontecerá, mas esperemos que se subdivida em vários de magnitudes mais reduzidas, porque um idêntico ao de 1755 resultaria num apagão completo de Portugal (para não falar de valores mais importantes, como as perdas humanas).

Por acaso, é algo que me preocupa, e em que já pensamos. Acontece que, actualmente tudo o que está no Porto / Norte, está ligado a Lisboa. Trata-se de um simples ramo, pelo que na eventualidade de algo se suceder em Lisboa, Porto também ficará inacessível. Venha o Global Load Balancing =)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

#-o já não vou dormir descansado!
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Acho estranho... não era suposto as DataCenters estarem preparadas para as maiores catastrofes naturais?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Secalhar estão convencidas que as estruturas anti sísmicas evitam tudo ..
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

O mundo é alvo de milhares de catastrofres naturais... é melhor ir viver para a lua....
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Citação de: "cenourinha"
Acho estranho... não era suposto as DataCenters estarem preparadas para as maiores catástrofes naturais?


Um sismo como o de 1755 é capaz de colocar algumas das mais fortes estruturas anti-sísmicas no chão. Lisboa ficou destruída por completo, e foi inundada por um tsunami de proporções descomunais. Para além disso, há que não esquecer que um DataCenter não é independente do mundo exterior. Um sismo de tal magnitude, criará disjunções no solo, e destruirá fibras, ligações eléctricas, etc...

Para além disso, e mediante o edifício ser uma estrutura anti-sísmica, o seu conteúdo certamente não o é. Estou certo que com "abanões" desse nível, os conteúdos das racks caiam todos, alguma certamente cediam, etc...

Foi provavelmente o maior sismo de que há memória. Acredito que a acontecer agora, 300 anos depois, não seria uma imagem bonita de se ver...
Offline

Galaitas 
Membro
Mensagens 46 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Citação de: "cenourinha"
O mundo é alvo de milhares de catastrofres naturais... é melhor ir viver para a lua....


Na Lua, o mais certo é cair-te um meteorito na cabeça xD
Offline

poir0t 
Membro
Mensagens 1510 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu a pensar comprar casa em cascais...
Offline

-RJ- 
Membro
Mensagens 1188 Gostos 0
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

É essa e a ilha de tenerife (se na me engano) que está prestes a desabar e irá criar um onda que irá chegar a New York e arrasará muitas ilhas como a Madeira, Açores, etc...

Enfim previsões...e quanto a previsões sobre o mundo geológico ainda só é possivel detectar a sério um sismo em apenas muito pouco tempo antes, por isso... devemos é não pensar nisso e caso aconteça é remediar porque, porque prever ainda estámos um pouco longe... esperemos que a tecnologia deste ramo também se desenvolva tão rapidamente como a informática para não haver grandes danos... por enquanto esperemos que nada aconteça... :)
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

epá só quero que me avisem 10min antes..que pa eu fazer um backup, e passar pa uma pen lol
Offline

Galaitas 
Membro
Mensagens 46 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Por acaso uma vez vi num jornal na TV uns cientistas que diziam que ia haver outro terramoto igual ao de 1755 em Lisboa... Eles diziam que tinham a certeza que ia acontecer, só não sabiam quando...  :?
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

ok..deixa lá ir ao cpanel... :P