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desabafo - quem esta a errar aqui?!

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swing 
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É tudo uma questão de confiança entre as partes.. se o programador for sério sabe que atrás dum trabalho vem sempre mais.. não se anda a brincar com caxopos.. se bem que neste ramo ha pessoas novas com bastante maturidade e responsabilidade.
Quando vejo que a pessoa é de confiança não me importo de pagar antes, mas isto apenas em pessoas que confio.. pois já me aconteceu pagar e tb não receber nada.. ( a nivel de webdesign)
No meu trabalho, eu tenho clientes/empresas nos quais confio, que por vezes não tenho tempo de la passar e para o cliente não ficar prejudicado, ja aconteceu pagar por eles os serviços e quando la passar eles pagam-me.. e não estou a falar de 200€..
Tudo se resume a confiança.. o cliente quando confia em ti, ate não se importa de pagar mais, desde que lhes resolvas os problemas e estejas presente quando ele precisa de ti.

Swing não é bem assim, há que acordar um meio termo, senão as empresas correm o risco de fazerem o serviço e depois o cliente lembra-se de "desaparecer", e depois?


[/quote]
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Jerson 
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Esta discussão não faz sentido, só estamos a ter conhecimento de uma parte e não sabemos o que se passou na totalidade. Se queres dar um feedback negativo a alguém a melhor coisa é dizeres quem é a pessoa para que ela tenha uma oportunidade para se defender.
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flaviorodrigues 
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Esta discussão não faz sentido, só estamos a ter conhecimento de uma parte e não sabemos o que se passou na totalidade. Se queres dar um feedback negativo a alguém a melhor coisa é dizeres quem é a pessoa para que ela tenha uma oportunidade para se defender.
Envie o link a pessoa, ela esta ca registada, pode responder.

Tenho logs de todas as conversas, e a pessoa sabe que confiava nela.

mas enfim
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Celso Azevedo 
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Esta discussão não faz sentido, só estamos a ter conhecimento de uma parte e não sabemos o que se passou na totalidade. Se queres dar um feedback negativo a alguém a melhor coisa é dizeres quem é a pessoa para que ela tenha uma oportunidade para se defender.
Mesmo assim alguma parte ia mentir para não ficar mal...

São coisas que infelizmente acontecem. Peço que o mais certo é dividir o pagamento 50/50 sendo a ultima parte pronta quando estiver tudo pronto. Há sempre o risco de não se receber, mas quem quiser ganhar dinheiro tem que arriscar...

@Flávio,
provavelmente o dinheiro que deste já perdeste... Agora é falar com alguém serio para fazer o trabalho...
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afcramalho 
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As pessoas de uma maneira geral têm de começar a não confiar tanto nas outras pessoas, nos dias que correm é mesmo assim... Independentemente da idade ou da qualidade do trabalho a verdade é que se existem dúvidas quanto à honestidade da pessoa em questão, o ideal será sempre dividir 50% do pagamento no inicio e o restante no final.

Não pensem que todos os freelancers são assim, pois existe muita gente honesta, o problema é que cada vez mais surgem pseudo-freelancers que querem ganhar dinheiro fácil, sem trabalhar...

Eu como freelancer, nunca tive um problema do género, pois nunca deixei um trabalho a meio, e felizmente nunca nenhum cliente meu ficou insatisfeito com o trabalho, mas se assim acontece-se e realmente o cliente tivesse razão (neste caso sem dúvida alguma que tens), eu não teria qualquer problema em devolver o dinheiro, mas isto quando se trabalha com pessoas honestas e competentes, logicamente...

Penso que será difícil reaveres o dinheiro... até porque a pessoa em questão parece-me ser bastante nova, e sinceramente uma pessoa muito desonesta e sem carácter nenhum.
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rtbfreitas 
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Swing agora é que disseste tudo :) , mas isso tanto acontece contigo, como comigo e como deve ser com a maior parte das empresas/freelancers.

Vamos esperar que a outra parte venha cá defender-se.
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Nazgulled 
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Eu não sou a outra parte a vir defender-se e digo isto porque estranhamente recebi um mail a dizer que este tópico tinha sido criado.

Realmente, não estão expostas as duas partes, apenas a tua. E aparentemente, pelo que tu dizes, não fizeste nada de mal. E se foi realmente assim que aconteceu acho que a história não está toda contada. Repara que antes de ele ir de férias estava tudo bem, apenas se tinha um trabalho incompleto. O gajo vem de férias e de repente fica agressivo sem razão nenhuma? Que é que se passou ai no meio?

Mas adianta, eu também já tive problemas do género, com a diferença que a mim não me pagaram. E se há coisa que eu aprendi quando isso me aconteceu (por duas vezes, se bem que uma situação foi bastante diferente da outra) é que ninguém pode confiar em ninguém a não ser que já tenham algum relação. Por exemplo, costumo fazer trabalhos para uma pessoa com a qual já nem me preocupo com pagamentos, porque eu sei que ele paga, mais tarde ou mais cedo, o dinheiro tá deste lado e ele sabe que quando eu digo que sim, que pode contar com o trabalho feito. No inicio, ainda houve um pouco de receio e tal (até foram os meus primeiros trabalhos), mas agora, já nos conhecemos bem.

Ou seja, o que eu acho é que se tem de evitar ao máximo que qualquer uma das partes possa ter possibilidade de lixar a outra. Ou seja, o cliente tem de pagar metade no inicio antes do trabalho estar feito e o resto só quando trabalho estiver totalmente pronto. Se chegar ao fim e o trabalho estiver incompleto ao menos têm alguma coisa e não perderam o guito todo e no caso contrário, se o cliente não quiser pagar tudo, ao menos já pagou alguma coisa e o webmaster (chamemos-lhe assim apesar de não ter muita lógica) não precisa de trabalhar mais.

Claro que esta técnica não é infalível. O cliente pode pagar 50% e o webmaster simplesmente "desaparecer" e acabou de fazer uns tostões sem qualquer trabalho. Mas o pessoal tem de pensar que o inverso também pode acontecer e acontece, um gajo faz um trabalho e depois não recebe um cêntimo. É complicado...

E para terminar, pessoalmente tenho feito assim apesar de não ser ter provado lá muito fiável também e o que vou explicar agora foi a tal segunda situação em que um negócio me correu mal (a outra está exposta neste fórum):

Combinei com um gajo fazer um site, desenhar o site com um tema original e instalar um script, no fundo era isso. Ele parecia uma pessoa 5 estrelas, bastante responsável e queria mesmo levar o negócio para frente. Falamos bastante sobre isso e eu expliquei que sim que fazia mas que a minha disponibilidade poderia baixar e eu ter que adiar por uns dias o trabalho e depois continuava e tal. Mas mesmo assim ele quis continuar o negócio. Entretanto eu tinha feito a página principal do design, aliás, até fiz dois designs diferentes porque pessoalmente não gostei muito do primeiro e tinha um melhor, apresentei os dois e ele gostou dos dois. Após isto ele já me queria pagar metade que era o que tínhamos acordado no inicio antes de eu começar a fazer o que quer que seja, e até me pediu várias vezes o NIB para fazer a transferência, mas eu não lhe dei. A minha razão foi muito simples, sou uma pessoa responsável, tenho noção das coisas e não quero enganar ninguém e aquilo que eu tinha feito estava demasiado incompleto. O que lhe disse foi para aguardar com o pagamento, quando eu tiver algo mais pronto, mais feito (só tinha uma simples página inicial, nada mais) que ele me pagava metade e partir dai eu fazia o resto e depois ele pagava o resto. Isto permitia-me ter a certeza que eu ia ter tempo (ou não) para fazer o trabalho completo. Quando o design estivesse a um ponto que eu pudesse dizer "esta quase meio pronto, já não falta muito", pedia-lhe 50%, ele pagava, eu terminava o trabalho e ele pagava o resto. Justo para todos e ambos ganhavam um pouco de confiança um pelo outro se tudo corresse bem. O que aconteceu? Eu fiquei sem tempo, tive exames e tal... Tudo bem, o trabalho estava muito incompleto ele não me pagou nada porque eu não deixei e ficou tudo bem, ou quase...

O que está de mal nesta história? Não foi o negócio em si... Foi a atitude do cliente que me parecia uma pessoa que realmente queria aquilo e até me queria pagar adiantado com muito pouco trabalho feito, mas muito pouco mesmo. E eu como boa pessoa não deixei. O que aconteceu depois foi quando eu ganhei um pouco mais de disponibilidade para terminar o trabalho, foi falar com ele no messenger. Disse-lhe olá, ele respondeu-me ao olá e assim que eu mencionei o trabalho, ele ficou offline e nunca mais o vi online desde então. E hoje em dia sei que ele me bloqueou (adicionei-o com a conta da minha namorada e ele a falar para ele e offline na minha conta) e uns meses mais tarde apagou-me da lista dele (isto dá para ver com o Messenger Plus!, para quem não sabe).

Eu não fiquei a perder nada, supostamente, não sei se ele me "roubou" o desenho inicial que tinha feito. Foi estúpido e mostrei-lhe na resolução completa sem qualquer marca de água. Só sei que nunca mais consegui falar com ele, enviei-lhe montes de mails e nunca obtive uma resposta.

Bem, só mais uma experiência de vida (desculpem ter ficado tão grande) que talvez sirva para alguma coisa ou não. Isto é um assunto muito complicado, quem deve fazer o quê primeiro? O cliente pagar ou o webmaster desenvolver? Metade agora e metade depois? E aqueles que no meu caso queriam pagar metade mesmo com um trabalho incompleto? Será que devia ter aceite ou fiz bem em não ter aceite porque na verdade não ia ter tempo para o terminar no prazo que o cliente ia querer?

É bastante complicado... Mas boa sorte com isso.
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Cacofb 
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Uma coisa é certa pessoal.. não confiem em NINGUEM.
Nem nos vossos amigos, amigos de amigos, primos, tios, etc...
Peçam sempre o dinheirinho antes de realizar qualquer coisa.. seja ela qual for, e não falo só de projectos para a WEB. Normalmente os conhecidos são sempre os primeiros a falhar e onde depositamos sempre mais confiança pelas razões óbvias.
Eu depois de algumas experiências, agora nem ao PAPA adianto trabalho. Há budget inicial, começa-se o trabalho, se não há.. acabou!
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asturmas 
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Uma coisa é certa pessoal.. não confiem em NINGUEM.
Nem nos vossos amigos, amigos de amigos, primos, tios, etc...
Peçam sempre o dinheirinho antes de realizar qualquer coisa.. seja ela qual for, e não falo só de projectos para a WEB. Normalmente os conhecidos são sempre os primeiros a falhar e onde depositamos sempre mais confiança pelas razões óbvias.
Eu depois de algumas experiências, agora nem ao PAPA adianto trabalho. Há budget inicial, começa-se o trabalho, se não há.. acabou!
Como já foi por ai referido isso não é 100% assim...
Também tenho clientes de anos que sei que pagam sempre e outros que não mexo 1 byte sem pagarem primeiro..
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Luís Torres 
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Infelizmente casos como estes são cada vez mais regulares, qualquer dia para prestar um serviço web será necessário a assinatura de um contrato previamente!

Tenho uma entidade que oferece serviços para sites e blogs, e regularmente lido com pedidos de pessoas que desconheço.. Como na LPT Online a politica que adopto é do pagamento ser feito apenas depois do serviço ter sido prestado e do cliente ter aprovado, tenho de confiar. Claro que tenho clientes regulares ao qual já não pergunto qual o método de pagamento que vai adoptar nem nada mas outros de que realmente nada sei faço discretamente algumas questões.

Já tive um ou outro caso em que a pessoa simplesmente desapareceu e deixou de responder a contactos, ou até mesmo serviços em que o cliente disse que não gostou do resultado e eu disse que estávamos dispostos a melhorá-lo de acordo com o pretendesse, ele disse que já não estava interessado e na semana seguinte vi os artigos realizados pela LPT Online colocados na integra no website do cliente.

Apenas em casos em que os valores ultrapassam valores bastante elevados é que sugiro ao cliente que se utilize o procedimento 50/50.

Falo como prestador de serviços e tu como cliente Flávio, infelizmente o Mundo Web tem muitas coisas boas mas a capacidade de esconder quem somos realmente é algo que infelizmente, permanecerá!
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Carlos Gandra 
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Viva,

quando o vi online passado 1 ou 2 semanas e tal

A única parte que não apanhei da história foi este momento. Até aqui, o tal webmaster estava com atrasos, estava com erros, etc, mas vai de férias a mandar um abraço e volta de férias a dizer "vai-te f****" ? Tem lógica?

Seja como for, e mesmo não conhecendo a outra parte da história, sou defensor de que o "barato sai caro", prefiro pagar mais, e ás vezes bem mais, mas ter do outro lado pessoas competentes, de confiança e sei que me vão fazer o melhor naquilo que eu pedi.

Quanto à confiança, isso de não se confiar em ninguém, é tão errado como se confiar em toda a gente. Tem de haver um meio termo, há pessoas e pessoas, profissionais e profissionais, nem todos são competentes mas não vamos rotular todos de incompetentes ou burlões ;) 50/50 parece-me um método justo para ambas as partes, podendo haver excepções dependendo do valor total do negócio.
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ganha 
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Se pagaste por paypal faz dispute
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Cacofb 
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Asturmas,

Eu sei que há clientes e clientes.. mas hoje em dia.. não meto a mão no fogo por ninguém.
Já tive situações não só nas TI, como na área das viagens onde costumo trabalhar sazonalmente.
Os clientes prometem muito, querem muito, e depois cortam-se ou desaparecem. Eu agora só funciono com o mínimo capital deste lado.
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spec 
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Tu erraste ao acreditar nele e ao pagar a totalidade adiantado... agora vais ter mais custos, era preferivel teres pago logo a alguem competente mesmo que fosse mais caro.

Há uma ideia generalizada no +T, muitos acreditam que ser web developer é instalar uns Joomlas e uns Wordpress, editar uns themes, ler umas coisas de PHP e usar uns scripts já feitos...

Quando alguém pede um valor maior pelo trabalho X ou Y vem sempre 2 ou 3 mandar uns bitaites, dizem que é muito bla bla bla... há factores como a experiência e os prazos que é importante ter em conta.


Há factores de risco que é importante ter em conta:

A idade - se for muito jovem desconfiem
As habilitações - vejam sempre se tem formação na area ou se é apenas um chico-esperto
O portefólio - se não tiver portefólio desconfiem



Podes pagar 50% no inicio e 50% no fim mas continua a ser arriscado, o ideial é pagar por metas...

tipo o valor total é 200, recebes 100 por fazer Y + 50 por fazer X + 50€ por fazer Z, depois até podes dar 25 de bónus o trabalho for bom e se respeitar o prazos (um bónus é uma motivação extra, dá sempre resultado)



Fica a sugestão para o +Trafego, deviam criar uma bolsa de freelancers, quem estivesse nessa bolsa inspirava mais confiança a quem procurava pessoas competentes... quem fizesse asneira saía dessa bolsa.

A administração que esteja atenta, é bom para todos se as pessoas continuarem a acreditar no +T para fazer negócios... ainda à poucos dias vendi um dominio por quase €100 em 60minutos, à duas semanas fiz um site/galeria para um fotografo, tenho mais 2 em negociação, TUDO vindo do +T. Isto à um ano atrás era impensável, andava cheio artistas baratos e arrogantes, continuem com a limpeza dessas pessoas do fórum, temos todos a ganhar se o +T ganhar credibilidade.
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Jerson 
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Nunca tive problemas com webdesigners, mas diga-se de passagem que como representante do Dementia para tratar destes assuntos tento sempre arranjar pessoas sérias e capazes. Acho que acima de tudo é importante que se saiba com quem se está a lidar. No meu caso só tenho elogios para as pessoas com quem trabalhei e trabalho, mas é importante que se perceba que não é só o wedesigner que tem que ser sério, o cliente também precisa de o ser.