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Registo de Marca no INPI pode ser o suficiente para acabarem com o teu site...

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Dub 
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ve se alguem nesta lista te ajuda:

http://www.marcasepatentes.pt/index.php?section=226
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epsy 
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Há casos verdadeiramente espantosos. Vejam por exemplo o caso da marca escola (sim a palavra escola é marca registada !!!!!).

Para escola há 4 registos (marca nacional), os 3 mais antigos estão caducos, mas há um activo, o mais recente.

O titular  dessa marca tem um dos nomes que é pouco vulgar, se pesquisarem por esse nome, vão encontrar mais de 400 marcas registadas.


O mais incrível é uma só pessoa ter conseguido registar palavras genéricas como: agua, casas, amizades, anúncios, grátis, moda, lojas, trabalho, usados, games, veiculos, album, telemovel, stock, mulheres, poemas, escola, shop, foto, compra, golf, festas, lar, hoje, carro, poesia (LOL), livro, literatura, filme, vinho, auto, etc, etc.

Como disse são mais de 400 marcas registadas. Mais de metade são palavras genéricas que não deveriam ser propriedade, nem exclusivas de nínguém.

E depois não digam que isto não parece uma república das bananas.

E tu também gostavas de ser dono da palavra escola ou da palavra turismo?
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Jarievilo 
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Aconselhava-te a veres as marcas todas dele e a clickares em Entidades Intervenientes na pesquisa do INPI, facilmente se vê que ele tem vários casos iguais ao teu a decorrer. Usa isso a teu favor...

Se quiseres posso dar-te tambem outro NIF que pertence a uma empresa dele onde ele tem mais umas quantas marcas registadas.

Alguns não tem oposição no INPI, outros têm. De qualquer formas para que é que ele quer tantas marcas se muitas delas não estão sequer a serem utilizadas? Anda a pescar a ver se alguém depois lhe compra a marca....
Vai ter azar ....
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NovaPagina 
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Pior ainda é uma só marca poder muitas vezes ter dezenas de classes na sua descrição e depois veres pedidos de marcas registados a serem rejeitados, por conterem um desses termos genéricos incluídos no nome e possuirem "classes em comum" com outra marca.

Cheguei a ver as seguintes classes incluídas numa mesma só marca cujo nome era apenas um termo genérico: "desenvolvimento de software", "design de moda" , "exploração petrolífera"..... simplesmente ridículo
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joaomesk 
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Uma marca não precisa de ter oposição e nenhuma entidade "decide" a resolução de um requerimento. Os técnicos do INPI é que têm essa função.
É necessário saber qual o tipo de marcas registadas, no que respeita às palavras genéricas, porque não há protecção de uma palavra quando esta é registada como sinal "misto".
Se uma palavra genérica é registada no sinal "verbal", das duas uma, ou o técnico aprovou aquilo depois do almoço com o "cliente", ou então a palavra não está directamente ligada à área de comércio.
O exercício de um técnico passa por tentar relacionar o termo com a actividade que é requerida. Exemplo: Apple para computadores. Não é directamente relacionada com pc's por isso pode passar.

Já um domínio, e é isto que eu bato pé, é um endereço de internet que pode servir unica e exclusivamente para fins informativos. Logo, a área comercial não é colocada em causa. A internet é um espaço informativo e comercial, mas os senhores que comandam isto querem que um endereço seja objecto de confundabilidade porque isso traz dinheiro ao sistema arbitral. Follow the money and stick with me.

Vejam o quanto isto tem de mudar e urgentemente: no exemplo da Apple, existe um aproveitamento das regras em benefício de uma empresa face a uma área de produto. Isto porque se eu for um produtor de maçãs e quiser a internacionalização de um produto vou à procura de um domínio .com e obviamente que vou à procura de um dominio genérico relacionado com o meu produto. Não posso porque a Apple já o tem e ninguém o tira.
Já se eu quiser registar a marca do produto que comercializo...é para esquecer porque o técnico vai relacionar e não me vai dar o registo. Eu trabalho na área e não posso registar, mas uma empresa que beneficia de um nome genérico, sendo que nada tem com a produção de maçãs...pode.

Então como é que ficamos? Existe um aproveitamento comercial ou não?

O sistema é podre de raiz. E não nos podemos esquecer que o que é válido para Portugal, EU ou EUA por exemplo, não será o mesmo na Mongólia, Zaire, etc...

Mas ainda ninguém me respondeu a uma simples questão. Peço a alguém que me responda sff:

Um endereço é uma marca? É que a 2km da minha rua existe uma rua com o mesmo nome. Faço queixa à ASAE também? É que já perdi várias entregas de encomendas no mesmo dia porque o pessoal da TNT e afins andam sempre à nora...
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Dub 
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os nomes de ruas e numeros de policia sao atribuidos pelas juntas de freguesia.

pior estou eu que vi a minha morada alterar e pertencer a outra freguesia :(
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joaomesk 
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os nomes de ruas e numeros de policia sao atribuidos pelas juntas de freguesia.

pior estou eu que vi a minha morada alterar e pertencer a outra freguesia :(

Pois, mas isso não responde à questão :)
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Dub 
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faz queixa à junta de freguesia ?
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joaomesk 
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faz queixa à junta de freguesia ?

Não amigo :) já percebi que baralhei a pergunta.

Um endereço electrónico é uma marca?
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asturmas 
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Um dominio na minha opiniao pode ser uma forma de violar uma marca.. O mesmo é valido para um simples artigo ou whatever..
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joaomesk 
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Um dominio na minha opiniao pode ser uma forma de violar uma marca.. O mesmo é valido para um simples artigo ou whatever..

Como é que violas algo genérico?
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asturmas 
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Como é que violas algo genérico?
Pergunta isso ao técnico do INPI que aprovou isso.
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epsy 
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Pois, para começar uma marca baseada em palavras genéricas como escola ou vinho  nunca deveria ser permitida pelo INPI.

Marcas não genéricas como "escola moderna" ou "vinhos raposeira", fazem todo o sentido, mas nunca termos genéricos.
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joaomesk 
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Pergunta isso ao técnico do INPI que aprovou isso.

Mas o técnico do inpi só aprovou uma marca...não aprovou um endereço electrónico  :-k

Aliás, até a fccn já se desmarcou dessa relação marca/dominio...estranhamente foi quando começou a facturar a sério.
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epsy 
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Vamos ver um exemplo, registamos o domínio escola.com.pt e investimos tempo e dinheiro a desenvolver um projecto.
Mais tarde vem um tipo que registou a marca escola e que até nunca a usou, dizer que lhe estás a fazer concorrência desleal.