← Projectos

Guia Programar - Simplificação de conteúdos

Lida 6001 vezes

Offline

Broken 
Membro
Mensagens 164 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts



http://www.guiaprogramar.com

O objectivo deste site é mesmo ser um guia com explicação sobre linguagens de programação. Acima de tudo quero reunir um conjunto de informação útil e simplificada com explicação sobre os conteúdos aqui expostos para desmistificar qualquer dúvida sobre o tema.

O objectivo não é de "debate" como um forum, mas sim dar ao utilizador informações válidas e úteis de como se faz ou como funciona.


Para além de explicação de várias linguagen, irei disponibilizar vários snippets para download e utilização pessoal ou profissional.


Este é  o primeiro download disponibilizado.


Cumprimentos.

 
Offline

Tiago Neto 
Membro
Mensagens 261 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

No site em si, melhorava um pouco o design tanto a nível de theme com nos blocos de Advertisement .

 Quanto ao projecto, tenho simplesmente uma dúvida :

             -  Irão disponibilizar tutoriais ?
Offline

Broken 
Membro
Mensagens 164 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Boas, relativamente ao facto do design estamos a pensar nisso com tempo tudo se compõe.

Relativamente à questão dos tutoriais, como já devem ter visto a ideia é guiar a evolução da aprendizagem de uma linguagem que esteja à escolha.

Ou seja ao longo dos posts, vão evoluindo como se tivessem a tirar um "curso" de programação.

Obviamente terá os recursos a exemplos.

Neste caso para já não estão planeados tutoriais de exemplos mas sim compreensão profunda de como se programa uma linguagem orientada a objectos.

Se a longo prazo se justificar vamos realmente avançar com tutoriais mais especificos.

Obrigado pela opinião.

cumpz
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não é fácil falar de programação, tens muitos erros, e diria que 80% do conteúdo é php.

- Java e PHP podem-se considerar linguagens idênticas, C e PHP não.
- "echo $arr[0]; // Produz um erro, pois não existe", não produz nenhum erro, produz um warning/aviso e devolve vazio

No php pode-se usar quase tudo, era bom explicares o que se deve usar e o que se não deve usar, e se possível mostrares benchmarks.
Offline

Broken 
Membro
Mensagens 164 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Olá anjo2, obrigado desde já pelo teu comentário e opinião.

No entanto, gostaria de esclarecer algumas questões para não restarem dúvidas:

Não é fácil falar de programação, tens muitos erros, e diria que 80% do conteúdo é php.

Tenho perfeita consciência disso que é dificil de falar de programação.

Quando afirmas muitos  erros, gostaria que fosses mais claro, pois não são erros como referes. Quando falo em erro é uma forma de chamar atenção das pessoas de que têm de ter atenção ao "aviso" e se disser que é um aviso muitas pessoas ignoram e procuram forma de o "esconder e não de o corrigir, daí a forma mais "educada" é fazer o cenário um pouco mais escuro para que tome-se uma consciência mais responsável.

Logo, não são erros, e obviamente tu vais ter uma perspectiva de tratar a programação diferente de mim. 

Relativamente ao facto do conteúdo ser 80% php, isso é simplesmente porque o site só tem 1 mês. É completamente natural que isso aconteça e com o tempo garanto que exisitrá muitos mais artigos sobre outras linguagens.

Obviamente podes considerar C e PHP linguagens de programação semelhantes. Repara que ambas são orientada a objectos e tal como muitas outras. Toda a informação inserida no site não é á "toa" e verificada.

Relembro que estamos a falar de um Guia, e temos de educar com simplicidade e explicar de forma resumida (inicialmente) tudo.

Esta é a ideia de aprender-se programação educadamente, tal como se tu ensinares uma criança ela não vai aprender o teorema de pitagoras com 5 anos certo ? Ou trignometria ou matrizes.

Simplesmente não faz sentido começar por algo complexo senão perceberem o simples, é por isso que existe conteúdo simplificado.

Cumprimentos
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Acho que ele quis dizer "erro" teu...

E nesse caso concordo com ele. Não interessa o que as pessoas pensam ou aquilo que tu julgas que elas pensam (dizer que é um aviso e ignoram ou tentam contornar). Se isso é um site de programação, então deves ensinar as coisas como deve ser e ensinar as pessoas a serem bons programadores (explicar todos os pormenores, de onde vêm as coisas, porque assim e não assado, boas práticas, etc...) ou irão ser apenas mais uns que sabem umas coisas giras.

Escrever umas linhas de código que compilem e execute, qualquer um o faz. Saber programar como deve ser é que já não é para todos...
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

PHP. Java e C++ são linguagens orientadas a objectos, sendo que o PHP só a partir da versão 5 é que foi realmente orientada a objectos, o C não é uma linguagem orientada a objectos.
Offline

Broken 
Membro
Mensagens 164 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Olá anjo2,

efectivamente ocorreu aqui um erro e foi de comunicação (e no site, também já foi corrigido). Quando me referi ao C, era no geral. A verdade é que tanto C++ como » C# «  são orientados a objectos.

Se tivesse esquematizado como tu o fizeste então também teria de o fazer em php3, 4, 5, 5.3 etc.

Penso que desta vez fui claro no que quis dizer.

Nazgulled, a ideia que tu deste está correcta e não te censuro. No entanto as pessoas não são máquinas e nem todas aprendem da mesma maneira com tanta facilidade. Eu estou a tentar transmitir da forma que aprendi e aquilo que sei. Claro que 99% dos que lêem este anúncio do projecto e dos que visitam o site vão fecha-lo imediatamente ou ao fim de um ou dois minutos porque para eles é algo provalvelmente básico.

Se eu seguir a linha de pensamento que disseste, então vou seguir a linha de mais de 1000 blogs e sites que existem só em português a falar de programação, algoritmos lógica ou até sintaxe.

Acredito também que este será só mais um blog, mas apenas vou colocar online conteúdos úteis e simplificados, com outra forma de aprender. Porque pode existir em 35 pessoas, UMA que não perceba da maneira que os outros aprenderam e quem sabe se com Mais um exemplo de blog sobre programação ela compreenda melhor e chegue ao mesmo resultado.

Pois programação como matemática têm algo em comum, que são os diversos caminhos para chegar ao mesmo resultado.

Não me vou alongar muito com teorias pois este é só mais um blog com umas linhas de programação, que talvez quem sabe, senão serão úteis a meia dúzia de pessoas.

Caso tenham mais algo a apontar, digam por favor, pode existir algum erro e não ter ficado.

Cumprimentos.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Estamos aqui para ajudar a melhorares o blog, não estou a criticar a forma como estás a expor o conteúdo, mas se não tiver erros torna-se muito mais valioso.

O C é das linguagens mais hardcore, C++ e C# são diferentes, e sobre o php o que referi é que só agora é que está a ser virado mais para objectos, porque diria que 80% das aplicações em php não são orientadas a objectos, já em java e c++ são.
Offline

Broken 
Membro
Mensagens 164 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Olá outra vez anjo2,

eu compreendo-te e não fico ofendido por criticarem, antes pelo contrário, pois pretende-se melhorar.

Sim C é uma linguagem um pouco diferente e, mesmo no site fui confirmar e estava C e não C#(sharp) como deveria estar.

Agradeço que tenhas levantado essa questão pois passou-me completamente.

Cumprimentos
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

No fundo o que eu li no teu post é que queres "ensinar" algumas pessoas a fazer umas brincadeiras mas a não perceber nada daquilo que realmente fazem. E depois vamos ter por aí mais badamecos com a mania que já sabem programar (mas no fundo não percebem nada) a estragar o negócio a quem realmente percebe da coisa.

Desculpa lá mas isso é daquelas coisas que sou completamente contra. A ensinar ensina-se como deve ser. Se as pessoas realmente aprendem bem, isso já é outro problema. O importante é a informação estar lá toda e ensinar as coisas bem ensinadas. Ao menos fica-se de consciência tranquila que não foi dali que surgiu mais um pseudo-programador.

Mais sobrinhos de tios dos primos que dizem que sabem programar? Isso deve ser evitado a tudo custo...

Nota: Estou a comentar isto com base no que tu disseste e no exemplo que o anjo2 viu no blog. Pessoalmente não li nada e não sei a qualidade dos mesmos.
Offline

Broken 
Membro
Mensagens 164 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Boa tarde,

caro Nazgulled, a ideia de abrir este tópico foi a divulgação de um blog para pessoas normais que queiram aprender a programar.

como é obvio, tens a tua opinião e e das 200 pessoas (pelo menos) que leram este tópico sem comentar são indiferentes ao que aqui foi exposto.

Não estou aqui para debater sobre o que é ou não correcto para ti. As pessoas aprendem, mudam, crescem e as linhas de pensamento variam com a idade.

Por isso, se analisares um caso particular, o do Diogo Pinto aqui do +T. Também ele foi banido e aprendeu com o tempo e continua aqui e cresceu, mudou, tornou-se uma pessoa competente. Se tu queres aprender então tens de saber o ABC antes de começares a formar palavras.


Só segue quem quiser, e quem tiver curiosidade de ver novas maneiras dos mesmo exemplos. Dos artigos que escrevi se leres (caso queiras) vais compreender que são muito introdutórios pois o aprofundamento da questão vem com o tempo.


O que me interessa falar de criação de scripts CLI ou xml ou simplexml com PHP senão souberem o que é uma variável ou como usar?



Não vou voltar a tar a dar explicações aqui, e o que disse já em cima acho que é completamente esclarecedor.



PS: Aceito criticas mais criativas, não criticas sem fundamento.

Cumprimentos.
Offline

jtk 
Membro
Mensagens 141 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Citar
caro Nazgulled, a ideia de abrir este tópico foi a divulgação de um blog para pessoas normais que queiram aprender a programar.

Se é para aprender, que aprendam bem e coisas correctas. Independentemente das coisas que ensines, e dos métodos e linguagens que uses para ensinar.

Acho que isso é um problema que vejo no teu blog, e noutros que já foram aqui apresentados, e com respeito pelas pessoas e pelo esforço que fazem, acho que estão a tentar ensinar aos outros coisas que elas próprias não sabem ou não sabem totalmente, e que vão buscar a outros lados.

Por exemplo, se conhecesses C sabias que C não é orientado a objectos, mesmo que tenhas visto em algum lado isso dito.

Mas acho que possa ser um bom projecto... tudo depende da qualidade do conteúdo que lá for colocado.
Offline

Broken 
Membro
Mensagens 164 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Olá JTK,


Por exemplo, se conhecesses C sabias que C não é orientado a objectos, mesmo que tenhas visto em algum lado isso dito.


se leres o site, e leres com atenção tudo o que já foi dito em cima, vais compreender que a tua resposta não faz sentido absolutamente nenhum. Isto porque já disse que a referência ao C era C#(sharp) e c++. Obviamente que o C é uma linguagem diferente, logo não estou a ver onde querem chegar com a conversa  de que vi em algum lado, ou tentar ensinar aquilo que nem eu sei.

Como já referi em cima vou ensinar de forma diferente aquilo QUE SEI não o que não sei a fundo. Como não sei C, C++ e C# não vou falar do tema aprofundadamente.

Não compreendo porque fazem juízos de valor sobre um assunto que vocês comentam sei saberem do que estão a falar. Obviamente as linguagens que actualmente se fala no site são poucas pois não vou explicar algo que não sei.

Se argumentam, ao menos usem argumentos válidos como o anjo2 fez, coisas que se possa pegar, não é estar a atirar para o ar para ver se acertam  em alguma coisa.

O anjo2 ao contrário dos restantes utilizadores, comentou, explicou aquilo que achou errado e que podia ser melhorado.

Comentários desses ou melhores são todos aceites e se possível apontem erros no site visiveis para todos compreeder-mos que estão aqui muitos bons programadores.

Peço desculpa, mas não tenho muita paciência para comentários e observações sem fundamentos.

Cumprimentos.
Offline

Broken 
Membro
Mensagens 164 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Obrigado, desejo boa sorte para ti também e para o teu projecto.

Não conhecia, mas vejo que também está bem encaminhado.

Cumprimentos.