← Conversa Geral

O futuro da Internet

Lida 41907 vezes

Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Bem, devia estar maluco quando queria discutir ideias que envolvem alguma atividade cerebral num fórum de webmasters. Vocês são pessoas demasiado práticas para esse tipo de discussões, salvo algumas excepções.

Termino a discussão por aqui, dado que as interpretações erradas já estão a cair para os ataques pessoais.

Abraços!
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Parece-me um bom tema de discussão, acho que não há necessidade de atacarem o autor como têm feito nem de responderem com sarcasmo. São questões perfeitamente legitimas, concorde-se com elas ou não.

Acho que umas das razões porque existem tantos webmasters falhados agora é porque apenas pensam no lucro imediato. Antigamente alguém montava um site/blog por gosto e ia o enchendo de conteúdo de qualidade e depois mais tarde colhiam os frutos desse trabalho com rendimentos.

Hoje montam um site e apesar de não ter uma única visita já está carregado de publicidade ou aparecem aqui a vender links! Enfim... #-o

Tal como tudo na vida é preciso equilibrio, nem 8 nem 80.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Tens uma lata...

Implicitamente és o pensador, os outros são explicitamente pinguins.

Tu és a inteligência com actividade cerebral, os outros são webmasters práticos aka implicitamente burros.

E ainda dizes que isto está a cair para ataques pessoais dado a interpretações erradas.

Mas acho que já te tirei a pinta desde o meu ponto de vista "prático" e pouco inteligente.

Não deve ser fácil ser um interessado em história, tema muito rico culturalmente, e ver 80% da população interessada em casas dos segredos.

@Rodrigues,

Eu não ataquei ninguém. Argumentei e esperei argumentos de volta. Agora o autor só sabe espalhar o seu "conhecimento" superior sobre alhos e bugalhos, ou seja, coerência ZERO.

Este tópico começou com a alegoria do capitalismo selvagem (que nunca fiquei a perceber o que ele queria dizer com isso) e foi navegando para outras latitudes que pura e simplesmente não são consistentes com o tema inicial.

---

E sim, fico um bocado f***** por "perder" tempo a tentar ter uma conversa interessante (sou um pinguim pensador) e o outro lado da ponte só despeja mais alhos e bugalhos, não refuta os meus argumentos e a conversa perde focus.

Mas ok... quem não está bem põe-se. Eu vou-me pôr. :)

Hasta!
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu não ataquei ninguém.

Acredita que para quem está a ler parecem ataques. Isto não quer dizer que concorde com o autor, concordo com muito do que disseste, excepto com a forma que o disseste. Notei que andas mais "irritadiço" e crítico ultimamente, acho que precisas de relaxar um pouco senão a falar assim afugentamos todos os novos utilizadores. ;)
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Acredita que para quem está a ler parecem ataques. Isto não quer dizer que concorde com o autor, concordo com muito do que disseste, excepto com a forma que o disseste. Notei que andas mais "irritadiço" e crítico ultimamente, acho que precisas de relaxar um pouco senão a falar assim afungentamos todos os novos utilizadores. ;)

A forma pode ser acutilante mas não passa, acho eu, para o insulto pessoal. Se o faço ou fiz agradeço que me chamem a atenção.

:D Alguns temas "apaixonam-me" e como não posso dar 4 chapadas no Sócrates despejo na escrita. Boa ideia! Vou "relaxar". Até amanhã!
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Escrevi de forma um pouco agressiva para tentar furar as defesas. Mas, reparem, que estão a distorcer tudo o que eu disse. Quando falei em pinguins inofensivos referia-me à sociedade como um todo e não a indivíduos; nunca disse para não procurarem o lucro, mas disse para procurarem o lucro consciente; nunca disse para destruirmos a Internet (eu gosto e utilizo muito a Net), mas sim para a melhorarmos. A Internet é uma ferramenta magnífica para trocar conhecimentos, conhecer pessoas de outros países, dar voz aos oprimidos e combater as ditaduras. Apenas acho que atualmente já ninguêm se importa com as pessoas, ninguêm as ouve. Atualmente, só se criam sites para ganhar dinheiro, dinheiro, dinheiro! Também não me considero um ser humano iluminado! Tenho inúmeros defeitos e posso estar totalmente errado em tudo o que disse. No entanto, acho que é melhor falar e errar do que não dizer nada! A História está cheia de erros que deram oportunidade a que outros descobrissem o caminho certo. Em resumo, criamos uma ferramenta fabulosa, a Internet, mas agora, com este capitalismo selvagem, estamos a destruir essa ferramenta fabulosa!
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Para além do André Freitas, existe outro webmaster daqui que pratica o capitalismo consciente: o ac99, que com o seu site Mundo dos Animais cumpre uma importante e nobre missão na defesa dos animais, e que procura desenvolver as consciências. Apesar de já ter tido conflitos com o ac99, admiro-o por ter criado esse site. São vocês, webmasters, que criam os sites que o público visita. São vocês que têm o dever de educar o público e melhorar as comunidades. O poder é vosso, mas com um grande poder vem uma grande responsabilidade!
Offline

TinoTriste 
Membro
Mensagens 22 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Na minha opiniao a Internet e' simpesmente o reflexo do mundo real.

Sim, ha' alguns que decidem lutar por boas causas, paz mundial, etc, etc... Bom para eles e para o mundo.
Mas nao quer dizer que toda a gente tem que fazer o mesmo.

Cada um e' como cada qual - segue os valores em que acreditas - mas nao julgues outras pessoas por lutarem por uma vida melhor.

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Agradeço a parte que me toca Carlos (mesmo!), e por achar que a tua apreciação é sincera comigo, eu tenho a mesma postura contigo: a tua participação neste tópico é na minha opinião má, pouco humilde, agressiva e com toques de fundamentalismo que acho escusados. Este teu post é particularmente infeliz por mais irritado que pudesses estar:

Bem, devia estar maluco quando queria discutir ideias que envolvem alguma atividade cerebral num fórum de webmasters. Vocês são pessoas demasiado práticas para esse tipo de discussões, salvo algumas excepções.

Em todos os sectores há bons e maus profissionais pelo que certamente há bons e maus webmasters, mas no que diz respeito a actividade cerebral os webmasters não são uma espécie à parte, descendemos todos dos primatas e não foges à regra. Pouca actividade cerebral têm aqueles que não pensam por si próprios e vão sim atrás dos outros, seja na Internet, em casa, na rua, nos escritórios das maiores empresas ou nos cafés da esquina.

Sobre o assunto do tópico: na Internet também se aplica um pouco a selecção natural. Os sites mais fracos acabam por morrer ou cair no esquecimento. Os webmasters sem uma ideia bem definida do que querem ou não querem fazer são de uma total inconsistência, os sites acabam à venda pouco depois. Os utilizadores da Internet não são estúpidos. Quantos fóruns inspirados no Mais Tráfego (até nas cores!!) já não apareceram? E quantos tiveram um mínimo de sucesso?

Um bom site distingue-se a milhas de um mau site. Um site com uma linha editorial distingue-se a milhas de um site à balda. Um site com conteúdo útil e rigoroso está anos-luz à frente de outro com conteúdo metido à pressa só para não parecer mal, muitas vezes copiado, muitas vezes traduzido e muitas vezes mal traduzido. Há quem seja sério e quem brinque aos sites. Mas só um deles tem sucesso. Really.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

ac99, não confundas selecção natural com darwinismo social: por vezes, o altruísmo é uma excelente estratégia de sobrevivência para os organismos. Vocês dizem para não julgar os outros, mas se no fim da Idade Moderna alguns não julgassem a Inquisição (quando todos achavam que ela cumpria uma importante função social), talvez hoje ainda estariam pessoas a ser queimadas vivas. O próprio fundador da WWW também tem dito que está triste por o caminho que a Internet leva. Não julgo ninguêm por ganhar a vida com a Net, porque já disse que concordo com o capitalismo; apenas não concordo com o capitalismo selvagem. O que enfurece muitos que leêm os meus posts neste tópico, é que estou com um espelho à frente deles e não estão a gostar do reflexo. Digam-me, quantas vezes consultam a vossa conta Adsense por dia? 2 vezes? 5 vezes? 50 vezes? Ter Adsense não é mau, mas ser escravo do Adsense é! Peço desculpa por colocar o espelho à frente das vossas acções!
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Voltei... mais tranquilo :D

O que me enfurece a mim é tentar ter uma conversa e o outro lado não apresentar um discurso coerente, consistente e conclusivo.

Espetar chavões no discurso não faz de ti (ou do teu discurso) uma pessoa mais esclarecida ou inteligente. Poderás ter conhecimentos de história que eu não tenho (o que não é dificil), ou a maior parte das pessoas no +t não têm, mas a forma como induzes os factos históricos para o futuro são pouco ou nada esclarecedores.

Após todos os teus posts fico sem saber afinal qual é o teu pensamento concreto... ou o que é que estás a discutir, porque já nem isso sei...

Já te perguntei diversas vezes o que era para ti capitalismo selvagem mas parece que somente sabes utilizar o chavão e não sabes bem o que queres dizer com isso...

Ver o adsense 2, 5, 1000 vezes por dia não faz de ninguém um capitalista. No máximo faz da pessoa uma pessoa ineficiente pois devia ocupar o seu tempo de outra forma. E se o seu objectivo é ganhar dinheiro, não é a ver o adsense x vezes por dia que o vai ganhar.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Txiii onde isto já vai. Pelo que eu percebi o Carlos Costa anda preocupado com o futuro da Internet devido à irresponsabilidade de webmaster que querem ganhar dinheiro à força toda e estão dispostos a tudo não é? Parece-me uma preocupação legítima, mas acho que ainda estamos seguros, o webmastering não está assim tão "contaminado" e a prova disso são alguns projectos de grande qualidade que estão aqui no Mais Tráfego e que merecem todo o dinheiro que ganham.

E Carlos, qualquer website digno desse nome e que queira sobreviver precisa de se preocupar minimamente com os seus clientes, portanto por agora parece estar tudo controlado e depois em 2012 o mundo acaba e já não precisas de pensar mais nisso. hehehe
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Pelo que li, o Carlos parece ser um defensor da Economia Social (http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_social)

Infelizmente o discurso romântico e pouco objectivo não acrescenta muito ao tema.

Quando se fala em economia, é MUITO importante ser objectivo e pragmático. Está aí  uma mistura de filosofia, historia e economia um pouco confusa.
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Para defender um bocadinho o capitalismo que criticas, só uma pequena expressão: O dinheiro não cai do céu.
E se tiveres um bom projecto, sem estares a lucrar com ele, ninguém vai chegar ao pé de ti e dar uma recompensa por o teres, sim porque é preciso dinheiro para o Mundo girar e há quem viva disto. Também não estamos assim tão mal para achares que há quem só faça sites para ter algum lucro e que não haja qualidade para isso, muitas das vezes.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

cjseven, capitalismo selvagem é procurar o lucro a todo o custo, sem que se tenha em consideração imperativos morais e éticos, sem que se tenha em consideração causas sociais ou o respeito por as pessoas; capitalismo consciente é procurar o lucro, mas ao mesmo tempo desenvolver as consciências e as comunidades em que o Homem está inserido, procurar melhorar a moral e ética do Homem do século XXI e respeitar as pessoas, tal como faz o ac99, entre outros. Precisamos de uma Internet catalisadora de mudanças e que aproxime as pessoas; não precisamos de uma Internet onde o lucro é o objetivo supremo, pois, caso isso continue a acontecer, vamos nos tornar escravos dessa obsessão. Muitos de vocês criam tópicos para se queixarem do mau serviço de algumas empresas; poucos de vocês compreendem que essas empresas estão-se nas tintas para as vossas reclamações, que vocês, para elas, não passam de dinheiro ambulante. Se não fizermos nada, essas empresas vão ser 99% da Internet do futuro.