← Negócios Online

Como tornar empresário em nome individual

Lida 167342 vezes

Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Como disse a cima, são a mesma coisa.

Não Jóni, não são. Um empresário em nome individual pode ter contabilidade organizada, recibos verdes não. E o ENI passsa facturas, o outro passa "recibos verdes".
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Não Jóni, não são. Um empresário em nome individual pode ter contabilidade organizada, recibos verdes não. E o ENI passsa facturas, o outro passa "recibos verdes".

Foi o que li no fórum das finanças. Eu sou ENI e posso passar facturas, mas também posso ir ao portal das finanças e passar recibos.
Offline

kalex2007 
Membro
Mensagens 326 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Não pode pedir nome nenhum, teria que abrir uma empresa (com capital social etc) e não é isso que ele refere. Como empresário em nome individual apenas pode usar o nome dele. O que acontece é utilizarem um nome comercial mas sempre associado ao nome dele.

ex: GestSeguros de João Manuel Martins

Claro que não tem quaisquer direitos sobre o nome "GestSeguros" e se existir uma empresa ou marca com essa designação terá problemas.

Eu pensei que ele queria abrir uma empresa :)
Mas provavelmente não seria mau para ele abrir, visto que fica relativamente barato :)
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Foi o que li no fórum das finanças. Eu sou ENI e posso passar facturas, mas também posso ir ao portal das finanças e passar recibos.

Ou seja, ENI tem mais opções que recibos verdes. Logo não é a mesma coisa, tem diferenças.
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Conclusão: Um empresário em nome individual ,a empresa só pode ter o seu nome? Para possuir outro nome tem que registar uma marca certo?

Mas pode divulgar a GestSeguros, simplesmente pode alguém chegar às finanças e registar esta marca, é isso?
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Conclusão: Um empresário em nome individual ,a empresa só pode ter o seu nome? Para possuir outro nome tem que registar uma marca certo?

Mas pode divulgar a GestSeguros, simplesmente pode alguém chegar às finanças e registar esta marca, é isso?

As marcas são registadas no INPI (www.inpi.pt), não tem nada a ver com as finanças. Se queres uma empresa com um nome especifico tens que registar uma empresa unipessoal (vê mais informações em www.portaldaempresa.pt).
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Sim, é que já estive a pensar nisso.

Como faço trabalhos de design e isso, às vezes pedem-me faturas ou recibos, e não sei qual será mais indicado. Se abrir em nome individual ou recibos verdes.

Os recibos verdes são para quem faz trabalhos esporádicos, se começas a ter um volume de negócios alto tens que passar para contabilidade organizada.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Os recibos verdes são para quem faz trabalhos esporádicos, se começas a ter um volume de negócios alto tens que passar para contabilidade organizada.


Podes trabalhar com recibos verdes sem contabilidade organizada ou com contabilidade organizada.

Se o teu volume de negócios anual é inferior a 10k, recomendo-te que trabalhes sem contabilidade organizada. Se superior a 10k és obrigado a ter contabilidade organizada, isto é, ter contabilista.
Offline

Jeckerson 
Membro
Mensagens 34 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2

Finalmente li todas as paginas e parece que não encontrei a resposta da questão que tenho. Por isso vou a fazer.

As vezes trabalho com clientes dos países diferentes, recebo dinheiro por Paypal e depois para a conta bancaria, ou seja e impossível de fazer fatura, então as transferências do Paypal, na minha conta bacaria, servem para mostrar o lucro?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Finalmente li todas as paginas e parece que não encontrei a resposta da questão que tenho. Por isso vou a fazer.

As vezes trabalho com clientes dos países diferentes, recebo dinheiro por Paypal e depois para a conta bancaria, ou seja e impossível de fazer fatura, então as transferências do Paypal, na minha conta bacaria, servem para mostrar o lucro?
Legalmente tens de declarar no minimo os valores em IRS...
Offline

Jeckerson 
Membro
Mensagens 34 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2

Legalmente tens de declarar no minimo os valores em IRS...

ok
Offline

cdsemmegas 
Membro
Mensagens 20 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

Se eu for empresário em nome individual comprar material para revender e este material vier da China ou outro país, tenho que pagar IVA quando este chega à alfandega, e porventura taxas aduaneiras consoante os produtos.


Depois ainda tenho que pagar mais IVA das vendas que faça, fora este que é pago na alfandega?

alguém sabe?
Offline

duartini 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Se eu for empresário em nome individual comprar material para revender e este material vier da China ou outro país, tenho que pagar IVA quando este chega à alfandega, e porventura taxas aduaneiras consoante os produtos.


Depois ainda tenho que pagar mais IVA das vendas que faça, fora este que é pago na alfandega?

alguém sabe?


Eu penso que pagas o IVA na alfândega. Quando fizeres uma venda com IVA, como já pagastes uma certa quantia na alfandega o IVA que tens de devolver ao estado não vai ser o IVA da venda, mas a diferença entre o IVA da venda e o IVA que pagastes na alfandega. Se estiver errado corrijam-me por favor.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O IVA é sempre suportado pelo consumidor final e não é contado múltiplas vezes, por isso os intermediários só entregam a parcela do imposto que ainda não tiver sido entregue e correspondente à sua actividade.
Offline

nunoand99 
Membro
Mensagens 66 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2

Boas,

O IVA que se paga ao Estado é igual ao IVA que se facturou aos clientes, MENOS o IVA (que for dedutivel) das despesas em que tenha sido necessário incorrer.

Atenção que certas despesas, como alimentação, hoteis, etc, não são dedutiveis.

Saudações