← Hosting

Entrevista à APREGI - Associação Prestadores Registos de Domínios e Alojamento

Lida 7690 vezes

Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Nota: Decidi publicar aqui esta informação face à potencial importancia da mesma para o meio em que operamos, mas deixo no entanto ao critério dos mods a junção desta noticia ao nosso tópico de apresentação do blog PTWS.

A PTWS Alojamento Web publicou hoje no seu blog uma entrevista extensa feita à APREGI onde se fala sobre o que esta associação fez, está a fazer e vai fazer.

A importancia desta entrevista é grande uma vez que se trata ainda da única associação deste sector.

A entrevista foi filmada e encontra-se disponivel na integra em:

http://www.ptws.info/entrevistas/entrevistas-ptws-apregi-associacao-de-prestadores-de-registos-de-dominios-e-alojamentos.html

Todos os comentários são bem vindos e esperamos desenvolver uma saudavel discussão à volta deste tema que possa ajudar de alguma forma esta área de negócio e todos os seus utentes.

Saudações
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Gostei da Entrevista Santo, bom Marketing :)
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Falando da Apregi, na prática ainda não fez nada e no futuro prevê-se que não vá fazer nada... É a minha opinião...
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Pelos visto parece que afinal até fez/faz. Pode não ser muito, mas é mais do que o resto que cá anda faz.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Pelos visto parece que afinal até fez/faz. Pode não ser muito, mas é mais do que o resto que cá anda faz.
O que fez?
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

O que fez?

Vê lá a entrevista e já compreendes ;)

Boa entrevista Santo. Servirá certamente para esclarecer algumas dúvidas.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Leste/ouviste o mesmo que eu, certo?

Parece-me que lá pelo meio está a explicação do que foi feito. Primeiro tem a ver com o registo de dominios (eu ainda apanhei a FCCN no tempo em que era necessário enviar primeiro os comprovativos e esperar eternamente que o dominio fosse aprovado). Hoje isso ocorre de forma diferente. A verificação é feita à posterióri e por amostragem, tornando o processo mais celere.

Por experiencia própria, podes ter um dominio .PT activo em menos de 24h. Eu sei que os .com são bem mais rápidos, mas para os .PT já é bem rápido. Provavelmente com a continuação de sugestões de melhoria à FCCN as coisas podem ainda melhorar mais.

Por outro lado tens a liberalização dos dominios .PT que apenas não avança pelo facto do ministro não lhe dar andamento...

Isto foi o que li/ouvi na entrevista. Existem mais dados, que apontam para novidades em breve, mas essa parte é mais futurismo.

Penso que acima de tudo a entrevista vem clarificar um pouco o que se passa nesta área, isto na sequência das várias conversas que por aqui existiram sobre a APREGI e a criação de uma nova associação.

Algo que me agradou ouvir, pessoalmente, está na parte dos grupos de trabalho que existem neste momento na APREGI. Indicações muito positivas para um futuro próximo se esses grupos produzirem aquilo a que se proposeram fazer.

@Marsu: Gracias Marsu. Penso que o objectivo da entrevista foi conseguido: Elucidar quem tem interesses neste ramo acerca do que a misteriosa e pouco informativa APREGI andou/anda a fazer e quais as possibilidades de futuro.

Saudações
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu li a entrevista, mas a ICANN fez pressão para acabar com a burocratização dos domínios .pt e para a liberalização, aliás foi depois da ICANN ter estado cá que isso foi lançado, e curiosamente muito mal feito, com a onda do vai/não vai, como é óbvio, às empresas de alojamento, principalmente às que são "registrar oficial", a liberalização é óptima...

A Apregi tem poder devido ao poder das empresas associadas, resumindo, haver a Apregi ou não é indiferente, é apenas para protagonismo... A pressão feita por empresas de maior dimensão vão ter sempre mais poder do que as pequenas, é bem vinda a pressão sobre as entidades públicas para melhorar o serviço, mas como associação ainda não vi nada de mais.

É a minha opinião, não tem que ser a opinião de todos.
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu li a entrevista, mas a ICANN fez pressão para acabar com a burocratização dos domínios .pt e para a liberalização, aliás foi depois da ICANN ter estado cá que isso foi lançado, e curiosamente muito mal feito, com a onda do vai/não vai, como é óbvio, às empresas de alojamento, principalmente às que são "registrar oficial", a liberalização é óptima...

A Apregi tem poder devido ao poder das empresas associadas, resumindo, haver a Apregi ou não é indiferente, é apenas para protagonismo... A pressão feita por empresas de maior dimensão vão ter sempre mais poder do que as pequenas, é bem vinda a pressão sobre as entidades públicas para melhorar o serviço, mas como associação ainda não vi nada de mais.

É a minha opinião, não tem que ser a opinião de todos.

Concordo...
A questão do processo de registo da dns.pt, até poderia já estar pensado internamente... nada nos garante que foi a APREGI ou a ICANN que fez pressão para a desburocratização do processo.

Em relação á associação... a mesma é só serve o interesse das grandes que a fundaram... De resto é o que já disse noutro tópico e que não irei novamente me repetir...
Quando a postura da associação... só quando a mesma mudar, e realmente tiver interesse em que outras empresas se juntem... a coisa pode andar para a frente...

Cumprimentos,

LPC
Offline

KBugDesigner 
Membro
Mensagens 274 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

É evidente que a APREGI nada fez, ora vejamos:

- Associação com 5 anos em que distingue do seu trabalho 2 ou 3 reuniões com a FCCN

- Recebe como contra-partida por cada novo associado 400 euros + 200 euros anuais e referem que não têm possibilidade de actualizar o website excepto por caridade dos associados, para onde é encaminhado nesse caso os valores pagos? Para a deslocação a 3 reuniões e alguns fax?


Podem verificar aqui um tópico interessante em que participei há 5 anos atrás:

http://www.omeuhost.com/forum3/viewtopic.php?f=4&t=64

Sem ser ter mais associados o resto está tudo igual.


A divulgação e manifestação de apoio ao ridiculo trabalho (ou falta dele...) da APREGI só serve os interesses de quem faz parte da mesma ou pretende num futuro próximo adeir, resumindo apenas um meio de publicidade.
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

É evidente que a APREGI nada fez, ora vejamos:

- Associação com 5 anos em que distingue do seu trabalho 2 ou 3 reuniões com a FCCN

- Recebe como contra-partida por cada novo associado 400 euros + 200 euros anuais e referem que não têm possibilidade de actualizar o website excepto por caridade dos associados, para onde é encaminhado nesse caso os valores pagos? Para a deslocação a 3 reuniões e alguns fax?


Podem verificar aqui um tópico interessante em que participei há 5 anos atrás:

http://www.omeuhost.com/forum3/viewtopic.php?f=4&t=64

Sem ser ter mais associados o resto está tudo igual.


A divulgação e manifestação de apoio ao ridiculo trabalho (ou falta dele...) da APREGI só serve os interesses de quem faz parte da mesma ou pretende num futuro próximo adeir, resumindo apenas um meio de publicidade.

Nem mais...
Se tivesse que descrever essa associação numa palavra.... seria...

Incompetência...

Cumprimentos,

LPC
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ainda bem que mudas-te de opinião rápidamente! Parabens
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ainda bem que mudas-te de opinião rápidamente! Parabens

Boas,
Não mudei de opinião rapidamente, o processo de registo já tinha começado á 2 anos atrás e só agora recentemente foi concluído.

De qualquer forma apesar de não gostar da inactividade que a associação tem tido ao longo dos anos, penso que poderei ser uma mais valia para ver se dou um empurrãozinho para que as coisas se comecem a mexer...

Parar é morrer, e espero que as coisas para aquele lado possam começar a ser mais dinâmicas... ou assim eu o espero...

Cumprimentos,

LPC
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Força nisso, o problema da associação será a médio prazo a falta de orçamento, com as quotas actuais não se faz muito
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boas,

Concordo que parar é morrer e que as opiniões mudam.

Agora chamar uma associação de incompetente em Maio e apresentar a adesão à mesma em Julho como "compromisso de um serviço de qualidade e rigor" é incongruente.

Regra geral sou contra todo o tipo de movimentos corporativistas. Espero que esta associação não ganhe força suficiente para qualquer dia ser necessário em Portugal uma "certificação" para vender serviços web. E quase que aposto que esse é um dos objectivos da mesma, ou estou errado? ;)