← Domínios

Marca e domino

Lida 8455 vezes

Offline

JosePires 
Membro
Mensagens 211 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Boas

Só para terem uma ideia de como as grandes empresas podem actuar em relação à utilização de nomes ou siglas idênticas ou semelhantes às marcas registadas, passo a contar um caso que se passa comigo e que penso em breve se vai passar com muitos dominios em Portugal.

A PT (Portugal Telecom) tem a marca PT registada em portugal em todas as classes, em verbal, misto e grafico.
À cerca de 2 anos fui registar os meu dominios como marca www.ptrest.com, www.ptanuncios.com e outros que usam o prefixo ou sufixo PT.

Sabem o que aconteceu, a PT através dos seus advogados, recorreram e puseram uma acção contra mim no INPI, por estar a usar o PT nos meus dominios. Como direito de resposta, enviei ao INPI a minha contestação onde referia que PT é um termo comum utilizado na internet que significa o diminutivo de portugal e é utilizado na maioria de dominios portugueses, além de outros significados e formas de utilização.

Em relação ao www.ptrest.com a PT já ganhou a acção, porque o INPI reconhece que a marca PT é de grande dimensão e importância nacional e que nós estavamos a usar e a aproveitar da notariedade da marca para destacar os nossos dominios. Acreditam nisto!!! Em relação ao www.ptanuncios.net e outros ainda continuo a batalhar para ver se fico com a marca, mas estou a começar a duvidar e a gastar muito dinheiro nas contestações.

Gostava que comentassem.

Cumprimentos
José Pires


Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Por estares a usar o "PT" ou é a forma como o utilizas? Ou seja, tens o PT Anúncios e o PT Rest e logo aí não vejo qualquer tipo de defesa, mas conseguiste registar as marcas e só depois é que contestaram?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Supostamente não se deveria poder por "PT" nas marcas. Pelo menos nas verbais.
Offline

JosePires 
Membro
Mensagens 211 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Boas

Consegui registar as marcas, depois é que contestaram.
Mas consegui registar a www.ptmotores.com, já é marca concedida e tenho também em fase de apreciação a www.classificadospt.com, além de outras onde o "pt" está como prefixo ou sufixo.

Uma das razões que me faz continuar a luta e contestar, é que consegui registar o ptmotores, e numa primeira fase o INPI até me deu razão em relação aos argumentos da utilização do "pt" como uma sigla vulgar no uso de termos informáticos, mas depois não conseguiu resistir ao poder da grande empresa e do seu advogado que é um muito conhecido e está sempre nas noticias.

Cumpts
Jose Pires
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Boas

Consegui registar as marcas, depois é que contestaram.
Mas consegui registar a www.ptmotores.com, já é marca concedida e tenho também em fase de apreciação a www.classificadospt.com, além de outras onde o "pt" está como prefixo ou sufixo.

Uma das razões que me faz continuar a luta e contestar, é que consegui registar o ptmotores, e numa primeira fase o INPI até me deu razão em relação aos argumentos da utilização do "pt" como uma sigla vulgar no uso de termos informáticos, mas depois não conseguiu resistir ao poder da grande empresa e do seu advogado que é um muito conhecido e está sempre nas noticias.

Cumpts
Jose Pires

verbal, gráfico ou misto?
Offline

JosePires 
Membro
Mensagens 211 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Registei verbal
Offline

JosePires 
Membro
Mensagens 211 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Espero que saibam que registar uma marca só por si, não representa quase nada.
Um nome (verbal) pode ser registado igual em 45 classes além das variantes mista e grafica (e variação de cores).
Para termos uma marca mesmo só nossa, é uma questão de fazer as contas quanto é que não
fica o valor do registo. E não vamos falar do registo na Comunidade Europeia e por aí adiante.

Tenho como exemplo uma marca que registei "expomotor" numa determinada classe, e outra empresa que também registou noutra classe. Quanto foi para registar o dominio .pt, a outra empresa ganhou, porque tinham recebido a concessão da marca um mês mais cedo do que eu.

Voltando ao assunto de à pouco do problema da marca "PT", lembrei-me agora de um dos argumentos mais fortes que apresentei na altura foi a utilização posse FCCN do dominio .pt, pertinente não é?
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Deixa-me ver se percebi: tinhas os domínios e sites e nunca houve problemas. Depois resolveste registar o domínio como marca no INPI e a PT contestou e ganhou por causa do "pt". Mas isso quer dizer que vais perder os domínios? Ou só não tens autorização para registar como marca?
É que eu não estou a ver qual possa ser o problema da PT num domínio / site sobre classificados ou sobre restaurantes. Se fosse sobre telecomunicações, ainda se percebia, mas assim...
Estou a pensar em registar uma marca com as letras "de" e quem quiser usar estas letras num domínio vai ter que pagar. LOL
Offline

JosePires 
Membro
Mensagens 211 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Boas

Pelo que percebi nas notificações do advogado da PT, para já não tem nada contra o uso do dominio, desde que não afecte a àrea de negócios deles, mas, a PT está a entrar em todos os mercados e quem quiser saber o que eles estão a fazer, basta ir ao INPI para ver as centenas de marcas que estão a registar por mês em todas as classes, para não dar hipotese a ninguem.
É uma ideia registar o "de", o problema é os custos para conseguir registar em todas as classes subclasses e variações. Mas o mais importante aqui, tem haver com a dimensão da empresa. Nem todos são a PT que dão milhares de contos ao INPI e os deixam de joelhos.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Voltando ao assunto de à pouco do problema da marca "PT", lembrei-me agora de um dos argumentos mais fortes que apresentei na altura foi a utilização posse FCCN do dominio .pt, pertinente não é?

Não, porque se o registo de marca não está concedido, o domínio .pt vai ao ar. No fundo estas a dizer que estas a usar um domínio que não tens garantido, o que é um contra censo.

Outra coisa, estás a falhar num aspecto muito importante e a gastar dinheiro de forma desnecessária, pelo que pode perceber das situações que explicaste. Há pequenos truques no registo de marcas para quando queres utilizar com domínios .pt que te permitem contornar estes problemas.

(Já passei várias horas no INPI, a resolver problemas destes...)

Obviamente, não os vou estar a revelar em público, mas as mensagens privadas são grátis...
Offline

JosePires 
Membro
Mensagens 211 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Não percebeste o que quis dizer. A FCCN também utiliza o dominio ".pt" ou seja a sigla é a mesma que a da "PT" empresa e marca. Porque é que a PT não processaa FCCN pelo uso do ".pt".
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Ah... lol. Bem visto.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não percebeste o que quis dizer. A FCCN também utiliza o dominio ".pt" ou seja a sigla é a mesma que a da "PT" empresa e marca. Porque é que a PT não processaa FCCN pelo uso do ".pt".

Não lhes dês ideias senão amanhã a PT processa mesmo a FCCN, ganha e fica "dona" de todos os domínios .pt.  :lol:
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não lhes dês ideias senão amanhã a PT processa mesmo a FCCN, ganha e fica "dona" de todos os domínios .pt.  :lol:
LOL, essa era demais...
Mas depois de saber que a pt anda a reclamar marcas só porque tem as duas letrinhas "pt", já nada me surpreendia.