← Conversa Geral

Uma adivinha para o +T

Lida 9606 vezes

Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Opá, o Paulo Querido dá-me vontade de rir sempre que fala da web.

longe de mim defender o Paulo Querido - alias, a primeira coisa que fiz quando entrei no twitter foi fazer-lhe um unfollow porque nao ha paciencia para os 300 tweets por dia - mas queres desenvolver porque é que a opinião dele sobre este assunto em particular te dá vontade de rir?
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

por exemplo o futebolportugal.com - já viram o potencial que andam a deitar ao lixo nesse site?
Não percebi.

Esse site é do Nuno certo?
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Já estou a perceber a história...

Citação de: Stromberg link=topic=22809.msg268773#msg268773
por exemplo o futebolportugal.com - já viram o potencial que andam a deitar ao lixo nesse site?
:lol: O Nuno (administrador do Mais Tráfego) é o dono desse site
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Não percebi.

Esse site é do Nuno certo?

nao o tinha vendido? lembro-me de o ver nos leilões.
não percebeste? vai ler o post do PQ. ele fala no potencial dos sites de futebol e que acha que mais atarde ou mais cedo algum desses sites há-de tentar singrar na net. eu falo no futebolportugal.com porque é um blog que eu sigo quando ainda estavam no blogspot e bom, vejo ali potencial para ombrear com um maisfutebol eheheh
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

nao o tinha vendido? lembro-me de o ver nos leilões.
não percebeste? vai ler o post do PQ. ele fala no potencial dos sites de futebol e que acha que mais atarde ou mais cedo algum desses sites há-de tentar singrar na net. eu falo no futebolportugal.com porque é um blog que eu sigo quando ainda estavam no blogspot e bom, vejo ali potencial para ombrear com um maisfutebol eheheh

isto para dizer o quê? que a discussão sobre os custos/lucros de se ter um jornal exclusivamente online tem muito que se diga mas que de todos os "nichso" é capaz de ser o com mais potencial.

li agora os comentários do post. tem pormenores priceless:

diz o gajo da IOL:
Temos o único pessoal que vende publicidade especificamente para a Net há dez anos. Acredita não há melhor. E à conta disso conseguimos nos últimos dois anos sustentar 100 pessoas, dos quais cerca de 70 jornalistas que não se limitam a ficar frente ao computador a recozinhar coisas publicadas nos outros locais da Net e fazem cobertura in loco na África do Sul, por exemplo. Actualmente, só vivemos do negócio Media, ou seja publicidade. Mas é certo que o que nos aguentou até aqui, durante os primeiros seis anos, foi o acesso através do ISP. E se Portugal tivesse o mesmo share de publicidade para o online, como tem por exemplo a Espanha (em Ingalterra então é brutal), estavamos muito bem obrigado.
Assim não perdemos dinheiro como todas as restantes operações dos Media.

responde PQ (lol):
Bem, agora podem ganhar dinheiro a vender esse know-how ao grupo Impresa ;)

IOL de novo:
LOL. São um caso perdido. Desde que no ano do nosso arranque (2000) quiseram fazer "a mãe de todos os sites televisivos" e foram case study nacional de tudo o que não se deve fazer num projecto Internet, que não acertam uma, apesar de gastarem rios de dinheiro.
Não quer dizer que a TVI seja muito melhor. Não é por acaso que os nossos grandes sucesso vêm dos títulos que lançámos exclusivamente on line e não dos que têm suporte tradicional. Se recuares ao post inicial a razão anda por lá: os Media não querem perder valor. E as televisões portuguesas, estas ainda não estão apertadas. A RTP porque nos chula a todos; a TVI porque factura e bem no negócio analógico; a SIC porque pertence a um grupo que sempre andou à deriva na Net.
Claro que a RTP tem um grande site: têm o ordenado garantido ao final do mês e podem dar uma de "serviço público" na net.
Mas como escrevi isto não está fácil para ninguém...
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Já estou a perceber a história...
:lol: O Nuno (administrador do Mais Tráfego) é o dono desse site

lol, já estou a perceber o que é que tu (nao) estás a perceber então. mas percebo que não percebas :)
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

lol, já estou a perceber o que é que tu (nao) estás a perceber então. mas percebo que não percebas :)
Eu percebi a associação que fizeste entre o que o Paulo disse e esse site, só estava a comentar o facto de estares a falar com o Nuno - que anda aqui pelo tópico - como se o site não fosse dele  #-o
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Eu percebi a associação que fizeste entre o que o Paulo disse e esse site, só estava a comentar o facto de estares a falar com o Nuno - que anda aqui pelo tópico - como se o site não fosse dele  #-o

não tinha reparado lol. de toda a maneira, não era minha intenção personalizar o debate.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O que tem o futebolportugal.com de errado? já agora...
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O que tem o futebolportugal.com de errado? já agora...
Era o que estava a tentar perceber...
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Desculpem lá... alguém que mostra (e de maneira bem directa) que é benéfico a compra de serviços da NetScope, nunca pode ser levado a sério.

Estamos a falar de 700€ por domínio para usufruir de menos coisas que o Analytics que é de BORLA... ou seja paga-se 700€ pela vaidade de entrar no ranking dominado pelos Sapos Sites e pelo grupo Cofina.



Quando se fala de custo do kilo de PageViews em ganhos e em despesas é conversa oca... Para chegar a algum lado nesta discussão é preciso saber o peso da página, o tema e o anunciante... etc... etc... não há valores lineares nem formas de calculo.

é possível um site com 3x menos pageviews do que o TAL SITE que ele fala, render 3x mais em lucro de publicidade. Este post nesse sentido é perca de tempo...




O paradigma de acesso à informação mudou com a democratização da internet (projecto e-escolas e e-oportunidades), as pessoas conseguem ver a internet como uma fonte de informação útil... os media digitais que tanto se fala agora somos todos nós e não ex-jornalistas de edição em papel que resolveram virar-se para a web.

Chateia-me a ideia de pessoas tentarem-se colarem a este novo termo...
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Era o que estava a tentar perceber...

as minhas críticas são puramente do ponto de vista do leitor, não são construtivas e nem sequer sei até que ponto é que o nuno terá alguma coisa a ver com isso já que nao me lembro de ver textos assinados por ele.

Por exemplo, o facto de 90% dos posts ser copiado directamente de outros sites sem colocarem fontes e depois ainda terminam com aquela assinatura do "xpto é um artigo futeboportugal.com". Pois não é, xpto é um artigo correio da manhã, é um artigo record, é um artigo maisfutebol, é um artigo de um site brasileiro, mas não é um artigo do futebolportugal.

Do ponto de vista do webmaster eu percebo, é um modelo de negocio que funciona e desconfio que deva funcionar muito bem mesmo senão não haveriam dezenas de blogues a fazer o mesmo, mas do ponto de vista de leitor - e eu tenho dezenas de blogues da bola portugueses, brasileiros, espanhois e ingleses no meu google reader - não há nada mais irritante do que sensação de que se está a ser enganado, de que não estão a ser honestos comigo.
Essa é a capaz de ser a minha principal crítica, a não originalidade dos conteúdos e - pior - o plágio não assumido. Outros blogues fazem o mesmo (não deviam) mas ao menos metem a fonte no final do artigo (sem link, claro). Não que isso os desculpe...

A segunda grande crítica é o choradinho que fazem quando alguém vai beber informação ao vosso blogue ou quando pensam que têm alguma "bomba" nas mãos. O público não é estúpido. O público sabe quando a informação veiculada por um blogue é credível ou não. Não precisa que post sim post não estejam a dizer "ah-ha, vêem? vêem?"

A terceira crítica é ainda mais parcial e subjectiva que as anteriores: refiro~me ao antibenfiquismo de alguns editores e muitos comentadores do futebolportugal.com eh eh eh

A última crítica é o desparecimento daquele tipo mais velho (Nogueira Santos? Nobre Santos? Nogueira Nobre?) que mandava crónicas muito muito boas. Mesmo não concordando com ele gostava sempre de ler as suas ideias.


E bom, é isso. Assumo também que parte da "frustração" de ler o futebolportugal.com tem em grande parte a ver com o facto de lhe reconhecer um potencial do caraças se investissem de outra forma nele. Se tentassem fazer um projecto editorial sério daquilo, do género do que esteve na origem do maisfutebol, provavelmente teriam muito sucesso.



Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

@Stromberg Não estava a pôr em causa as tuas intenções na discução do tópico, houve aqui muitas entrelinhas e andei baralhado, daí a minha questão. ;)
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Desculpem lá... alguém que mostra (e de maneira bem directa) que é benéfico a compra de serviços da NetScope, nunca pode ser levado a sério.

Lol, quem é que defendeu o Netscope?



Estamos a falar de 700€ por domínio para usufruir de menos coisas que o Analytics que é de BORLA... ou seja paga-se 700€ pela vaidade de entrar no ranking dominado pelos Sapos Sites e pelo grupo Cofina.

É uma roubalheira. Só serve comparar pilinhas e para alimentar a ilusão que assim será mais fácil vender publicidade.


Quando se fala de custo do kilo de PageViews em ganhos e em despesas é conversa oca... Para chegar a algum lado nesta discussão é preciso saber o peso da página, o tema e o anunciante... etc... etc... não há valores lineares nem formas de calculo.

A convers do Kilo é estúpida e só serve para provocar. Mas, por acaso, há valores lineares e formas de cálculo senão o "negócio" estaria bem fodido.


é possível um site com 3x menos pageviews do que o TAL SITE que ele fala, render 3x mais em lucro de publicidade. Este post nesse sentido é perca de tempo...

Concordo. No entanto, o post não vai nesse sentido ;)


O paradigma de acesso à informação mudou com a democratização da internet (projecto e-escolas e e-oportunidades), as pessoas conseguem ver a internet como uma fonte de informação útil... os media digitais que tanto se fala agora somos todos nós e não ex-jornalistas de edição em papel que resolveram virar-se para a web.

Chateia-me a ideia de pessoas tentarem-se colarem a este novo termo...

Viva. Concordo mais ou menos. Por acaso tens um dos projectos mais interessantes a esse nível (mobileportugal) mas qual é o alcance do projecto? Visitas/Pageviews? Quantos posts colocas por dia? Empregas quantas pessoas?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

as minhas críticas são puramente do ponto de vista do leitor, não são construtivas e nem sequer sei até que ponto é que o nuno terá alguma coisa a ver com isso já que nao me lembro de ver textos assinados por ele.

Apesar de ainda não perceber porque é que este site veio ao barulho, vou ter de responder. Pois o site é meu...

Por exemplo, o facto de 90% dos posts ser copiado directamente de outros sites sem colocarem fontes e depois ainda terminam com aquela assinatura do "xpto é um artigo futeboportugal.com". Pois não é, xpto é um artigo correio da manhã, é um artigo record, é um artigo maisfutebol, é um artigo de um site brasileiro, mas não é um artigo do futebolportugal.

Em que base dizes que 90% dos posts são copiados, ou os que são não têm fonte? 90% dos artigos do blog, são artigos de opinião e crónicas feitos por mais de 50 bloggers. Diariamente os sites que referes copiam conteúdos ou notícias do blog e também eles não metem as fontes... Apesar disto ser outro tipo de discussão, se os grandes não linkam para os mais pequenos, porque raio vão os mais pequenos linkar para os grandes?! (apesar de quase sempre os nossos bloggers colocarem a fonte, em termos editoriais não os obrigamos a fazer) Eles sabem que também lá vão beber informação, pois encontras lá os jornalistas da Bola ou do maisfutebol a cometar com frequência.

Mas também te posso dizer que as notícias de desporto que lês na bola, no maisfutebol ou no meio português que quiseres, poucos são as que são originais... Todos vão beber as informações aos mesmos sítios, para ter um site de sucesso deste género, basta fazer um bom estudo de mercado e descobrir onde se vai beber as notícias.

A questão do artigo sair com "xpto é um artigo futebolportugal.com", isso apenas aparece no feed, pois o nosso conteúdo é copiado automaticamente por feed em dezenas de blogs, ou autoblogs. Assim levam com o link original do artigo em cima... Simples.

E bom, é isso. Assumo também que parte da "frustração" de ler o futebolportugal.com tem em grande parte a ver com o facto de lhe reconhecer um potencial do caraças se investissem de outra forma nele. Se tentassem fazer um projecto editorial sério daquilo, do género do que esteve na origem do maisfutebol, provavelmente teriam muito sucesso.

É o que estamos a tentar fazer. O futebolportugal.com só existe oficialmente desde Janeiro. Foi um blog que saiu do blogspot para plataforma própria, alojamento e domínio próprio, quando chegou às 2000 visitas diárias é que decidimos começar a apostar a sério no projecto. No espaço de 6 meses crescemos de uma média de 2000 visitas diárias para 5000, até ao fim de Agosto vamos chegar às 6000. Quanto a mim parece-me que estamos no caminho certo.

Sim o projecto tem um grande potencial, e estamos a trabalhar nele. Roma não se fez num dia.