← Conversa Geral

Fim da Internet como a conhecemos?

Lida 5025 vezes

Offline

justangel 
Membro
Mensagens 924 Gostos 1
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Qual é a vossa opinião sobre o seguinte artigo escrito por Paulo Querido?

Será realmente o fim da igualdade de oportunidades, para quem cria e produz na internet, e o fim da liberdade de acesso para quem consome?

Artigo: http://comunidade.xl.pt/CMJORNAL/blogs/ondasnarede/archive/2010/08/10/adeus-neutralidade-ol-225-quot-auto-estradas-da-informa-231-227-o-quot.aspx
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Obviamente que isso não acontecerá. Existiram operadores sem limites ou qualquer tipo de censura de conteúdos.

Como é óbvio as gerações mais novas que já nasceram com este tipo de liberdade nunca permitiram que tal lhes seja retirado.
Offline

justangel 
Membro
Mensagens 924 Gostos 1
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obviamente que isso não acontecerá. Existiram operadores sem limites ou qualquer tipo de censura de conteúdos.

Obviamente? olha que não sei... a uns tempos também não acreditaria que isso seria possível mas com o google a mexer os cordelinhos já não tenho tanta certeza...
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Ei pá... ou eu sou muito burro e não sei ler as entrelinhas (é uma hipotese :D), ou o documento citado pelo PQ não tem nada a ver com uma tentativa de controlo da Internet...

Leram o documento citado?

Eu apenas tiro a conclusão que vão começar a responsabilizar mais os ISPs no que diz respeito aos conteúdos publicados para evitar phishings, virus, downloads ilegais, etc.

Não vejo nada que directamente tire a possibilidade de ser criativo a partir de casa, do dormitórios ou da garagem.

As preocupações do PQ até são legítimas na medida em que a Internet é agora um jovem adulto (sim 40 anos é ser jovem :D) e é natural começarem a existir tentativas de a controlar.

Agora acho é que este documento não tem uma relação tão directa assim para que o PQ apresente tanta indignação.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Estás a ver as empresas de hacking e cracking russas com acesso à net limitado? Nem quero imaginar a guerra, o google era o primeiro a cair.

É algo impensável, a web é e será "gerida" pelas limitações das mentes humanas, dos developers, designers, maketeers, etc. Nunca dos políticos...
Offline

Fernando Augusto 
Membro
Mensagens 922 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Estás a ver as empresas de hacking e cracking russas com acesso à net limitado? Nem quero imaginar a guerra, o google era o primeiro a cair.

É algo impensável, a web é e será "gerida" pelas limitações das mentes humanas, dos developers, designers, maketeers, etc. Nunca dos políticos...

O Nuno diz tudo
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Também concordo com o Nuno, o Google está a perder poder e há aí um tópico a falar disso, o Google já não é o que era.

Posso não saber muito, mas há pessoas que falam do que não sabem e depois até parece que são mestres.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Não sejam tão fundamentalistas. A palavra NUNCA, nunca deve ser utilizada. ;)

@nuno,

A ideia de que "a web é e será "gerida" pelas limitações das mentes humanas, dos developers, designers, maketeers, etc" é um bocado utópica do meu ponto de vista.

A Internet surgiu do interesse militar e esta continua sob o seu alcance. Os developers, designers, marketeers utilizam-na como plataforma - e os políticos tb. Mas os primeiros não têm grande voz na matéria no que diz respeito à sua gestão, enquanto os segundos (nomeadamente dos States) têm tutela sobre o interesse militar, logo...

Basta pensar nas entidades que gerem os nomes de domínios e atribuiição de ips. Estou longe de ser um expert nisto mas penso que só este controlo é/seria suficiente para criar fronteiras no acesso a conteúdos.

As gerações mais novas comem o que lhes derem para comer (tal como as suas antecessoras). Se nos for bloqueado o acesso a determinados ips / tlds (que não cumpram requisitos ditados pela política) não estou a ver grande forma de protestarem.

Quanto aos "russos" :D existirão sempre grupos / pessoas a tentar derrubar barreiras, seja numa rede controlada, seja numa rede por controlar.

A minha posição face a um possível maior controlo é ambigua:

1- acho que todas as medidas que tendam para evitar o lado mau da web (pedofilia, usurpações de dados pessoais, roubos financeiros, usurpação de direitos de autor, entre outras) são bem-vindas. Ao fim e ao cabo, defendo uma Internet com ordem e não uma anarquia.

2- não suporto qualquer medida que vise a manipulação / controlo de conteúdos livres, a criação de monopólios e lobbies associativos e corporativistas, que tornem a Internet num quadrado onde só cabe o que "eles" querem.
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Não é o fim. O Google prepara-se é para se tornar o próximo mal amado do mundo da web se continua com estas atitudes de monopólio.



A Internet resulta por ser livre.

Posso não saber muito, mas há pessoas que falam do que não sabem e depois até parece que são mestres.

O Paulo Querido é bem capaz de ser um meste na área :) e é sem dúvida uma personagem incontrolável da nossa comunidade.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Não é o fim. O Google prepara-se é para se tornar o próximo mal amado do mundo da web se continua com estas atitudes de monopólio.

E como medida de protesto vamos todos cancelar as contas no ad.sense! :D

O google é uma empresa, não é um "bom samaritano". Como empresa é normal que utilize a sua influência para criar barreiras à entrada de novos players - that is business!

O google continuará a ser "amado" desde que contribua com euros para todos os que se aproveitam dele (quase todos nós aqui no +t) e continue a dar os resultados que os utilizadores do motor de busca procuram.

Se o google decidir de um dia para o outro alterar o algoritmo para somente listar empresas que lhe paguem, qual a ligitimadade que temos para os condenar?

Eu ficava chateado (obviamente) caso alguns dos meus sites deixassem de aparecer nos resultados mas não considero que tivesse qualquer legitimidade para exigir o quer que seja. O google é uma empresa, não é...
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Penso que possas a estar a generalizar de mais, o que o Google se prepara para começar a fazer é condenável e deve roçar a ilegalidade.

Agora tem outras unidades de negócios excelentes que de modo algum condeno.

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Penso que possas a estar a generalizar de mais, o que o Google se prepara para começar a fazer é condenável e deve roçar a ilegalidade.

Agora tem outras unidades de negócios excelentes que de modo algum condeno.

Então pf explica-me o que o google se prepara para fazer porque eu não percebi. Como disse em cima não percebi a relação entre o documento e a crítica do PQ.

Quanto à legalidade, o documento criticado pelo PQ refere-se a uma proposta legislativa que será apresentada ao congresso americano. Onde está a ilegalidade?
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

http://news.cnet.com/8301-30686_3-20013072-266.html é se calhar uma leitura mais interessante.

O que retiro da noticia é que os amigos verizon e google querem controlar conteúdos (o que já fazem de um certo modo)! O que sou totalmente contra.

A legalidade passa pelo controlo que pode se tornar excessivo e demasiado subjectivo. Espero bem que na europa nem se fale nisso.

Não achas que pode abrir precedentes para ainda mais controlo?

E afinal qual é o problema da Internet como está agora ? Existe mesmo necessidade de estar a controlar ainda mais ? Não devíamos estar a concentrar esforços noutras áreas ?

Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Nem o Google, nem a Verizon possuem poder suficiente para ir contra a vontade dos internautas, se assim o fizerem será o fim de ambas. E nem uma lei seja de que pais for consegue tal coisa, a internet é global, nāo existe um pais para a controlar...

Os monopolios sāo a unica forma de o tentarem.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

De facto é mais interessante.

Contudo acho que é chover no molhado. A notícia levanta receios válidos com um toque de "teoria da conspiração".

Se a google der prioridade a determinados conteúdos, está no seu direito. Se os utilizadores não gostarem, que mudem de motor de busca.

Se determinado ISP der prioridade a determinados websites, está no seu direito. Se os clientes não gostarem, que mudem de ISP.

As duas anteriores são válidas desde que não criem barreiras à entrada no negócio dos motores de busca e ISPs.

Alguns dos problemas da Internet como está agora são os seguintes:

- milhões de cópias de produtos são descarregados todos os dias. Podem haver muitas opiniões sobre isto. A minha é que um produto digital é um produto igual aos outros. Se o descarregamos sem direito a ele, estamos a roubá-lo. Acho bem que controlem esta situação minimamente, com especial destaque nos sites que ganham dinheiro com o esforço dos outros (vendendo acessos prioritários a downloads, foruns com acessos a área reservadas onde se podem descarregar muitos produtos sem direitos para tal, etc).

- outros tantos casos de phishing a nível mundial. Acho bem que se criem regras para limitar estas actividades.

- o nível de SPAM é monstruoso. Acho muito bem que se coloquem regras nesta área.

Concluindo, tudo o que prejudique a liberdade dos utilizadores deve ser controlado. Mas isto dá pano para mangas, eu sei... :D