← SEO

Sub-domínios

Lida 3959 vezes

Offline

tomassantos 
Membro
Mensagens 1061 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Olá pessoal,

Tenho um site (a ser oficialmente lançado), em que o dominio principal redirecciona o visitante para a página /pt, se a linguagem do browser for essa, e /en se for outra. (com links no footer para mudar de idioma)

As duas páginas estão ligadas à mesma base de dados, por isso tem o mesmo conteúdo e é o mesmo site, só com a linguagem diferente.

O problema que se coloca com isto é que os motores de busca indexam a página /en como a principal, e as páginas, que são iguais em ambas, indexa também, muitas vezes, em /en.

Existe alguma forma de dizer aos motores de busca para indexar as páginas /pt, para o brasil e portugal, e /en, para o resto do mundo?

Sugeriram-me que pusesse pt.site.com e en.site.com, e o site.com redireccionava para um dos dois.
Isto resolveria em alguma coisa a situação?

Obrigado pela ajuda.
Offline

tomassantos 
Membro
Mensagens 1061 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Up...
Offline

Media Portugal 
Membro
Mensagens 47 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Não porque teoricamente o GoogleBot vai aceder como sendo um browser "EN" e vai indexar os conteudos em ingles.

A alternancia de linguas tem ser reflectida nos links do site / conteudos.


Já agora... porquê redireccionar?
Offline

tomassantos 
Membro
Mensagens 1061 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Quero que o site seja para visitantes de lingua portuguesa, mas também para visitantes de outros países, por isso tenho dois "templates", um português e outro inglês, mas o site é igual.

O site tem conteúdo inglês e português, por isso o que queria que não acontecesse era indexar melhor a página inglesa que a portuguesa, quando o conteúdo está em português.

Existe uma metatag que informa do idioma conteúdo da página, não existe?
Será que se colocar essa metatag no cabeçalho do /pt vai-me resolver o problema?
Offline

Media Portugal 
Membro
Mensagens 47 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Sendo assim penso que a lingua "default" deve ser PT, portanto, a pagina principal nao deve ter qualquer tipo de redireccionamento e ser em PT.

Assim o GoogleBot quando la for, só verá conteúdo em PT, que é que se pretende.

Para aceder à lingua inglesa, deverá ser um link do genero http://en.example.com/


Em relação à tag que indica a lingua, nunca usei, não sei qual é o resultado ao nível de indexação..

O que não pode acontecer é paginas com mistura de línguas PT / EN.
Offline

tomassantos 
Membro
Mensagens 1061 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Com essa solução, para pesquisas brasileiras e portuguesas, o en.site.com também vai ser indexado, mas abaixo?

Para pesquisas fora do brasil e portugal, vai indexar melhor a raiz do que o en.site.com?

EDIT: Disseste que não podia misturar pt com en, mas no meu caso, os templates têm o site portugues ou ingles, mas o conteúdo mesmo é igual para os dois. Ou seja, no template pt também se encontra coisas em ingl~es, e vice-versa.

Neste caso há algum problema em meter a metatag? Posso ser penalizado?
Offline

Media Portugal 
Membro
Mensagens 47 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Sim, eu disse não misturar em páginas, não disse site :)

E mesmo assim, a ideia que tenho é que não se deve misturar linguas no site porque acaba por ser conteudo duplicado, tirando a "tradução".. por exemplo, penso que o google.co.uk dá mais relevância a .co.uk, da mesma forma que o google.pt dá mais relevância a .pt

Mas seja, como for ainda não tenho experiência nisso.. tambem estou a testar isso, daí o topico ter despartado interesse!  :lol:



Com essa solução, para pesquisas brasileiras e portuguesas, o en.site.com também vai ser indexado, mas abaixo?

Para pesquisas fora do brasil e portugal, vai indexar melhor a raiz do que o en.site.com?

EDIT: Disseste que não podia misturar pt com en, mas no meu caso, os templates têm o site portugues ou ingles, mas o conteúdo mesmo é igual para os dois. Ou seja, no template pt também se encontra coisas em ingl~es, e vice-versa.

Neste caso há algum problema em meter a metatag? Posso ser penalizado?
Offline

tomassantos 
Membro
Mensagens 1061 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O meu site é como se fosse isto: http://forum.zwame.pt/?langid=1

O site em si está em inglês, mas o conteúdo em português,e vice versa. Tem na mesma página línguas diferentes, por isso já não dá para o que eu quero.


Sempre podia comprar um .com.pt e ficar com um .com e um .com.pt. Ai o que se passava era que os sites iam ser quase iguais, ia parecer uma cópia. Ou será que o google percebia a situação?
Offline

Media Portugal 
Membro
Mensagens 47 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Assim perde relevancia, julgo eu.. mas faltava aqui a confirmação de um "guru".


O site em si está em inglês, mas o conteúdo em português,e vice versa. Tem na mesma página línguas diferentes, por isso já não dá para o que eu quero.

Assim se o .COM se for EN sempre vai ter mais relevancia, o .com.pt como é PT já vai ter relevancia em PT (mas claro, convem que a lingua seja PT).

Sempre podia comprar um .com.pt e ficar com um .com e um .com.pt. Ai o que se passava era que os sites iam ser quase iguais, ia parecer uma cópia. Ou será que o google percebia a situação?
Offline

tomassantos 
Membro
Mensagens 1061 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pois... E o .com.pt também tem relevancia no brasil?
Offline

tomassantos 
Membro
Mensagens 1061 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Já agora, na meta tag, ao colocar pt serve para pt-PT e pt-BR, certo?
Offline

Media Portugal 
Membro
Mensagens 47 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Não, porque os utilizadores brasileiros são apontados para o google.com.br que não devolve .PTs (devolver até devolve, mas não tem tanta relevência..)

Pois... E o .com.pt também tem relevancia no brasil?
Offline

Media Portugal 
Membro
Mensagens 47 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Não te sei indicar qual o comportamento da TAG, nunca fiz testes a sério...


Já agora, na meta tag, ao colocar pt serve para pt-PT e pt-BR, certo?