← Segurança

Segurança de WebVPNs

Lida 3944 vezes

Offline

overblue 
Membro
Mensagens 45 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

As WebVPNs ou VPN SSL, são aplicações web que pretendem disponibilizar acesso a recursos dentro da sua rede a utilizadores que venham do exterior. Este tipo de sistema actua como um proxy para os varios serviços dentro da rede.

Estas aplicações são especialmente inseguras em redes publicas pois um atacante pode ver as informações a passar entre o servidor VPN e o cliente.

Link removido, ler regras.
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Como se costuma dizer... e a pergunta? :X

Colocaste o tópico para informar? Se sim, estás a informar mal.
Colocaste o tópico para pedir ajuda? Se sim, falta mesmo... "a pergunta". :)


Rui
Offline

overblue 
Membro
Mensagens 45 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

estou a informar mal?
Offline

kaydara 
Membro
Mensagens 616 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

explica melhor a razão da insegurança, todos os dados são passados por um tunel criado em cima de um chave ssl, como é que numa rede pública isso acontece ?

Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

As VPNs são inseguras?

Tenho clientes de grandes grandes empresas e alguns de multinacionais, já trabalham há varios anos com VPNs, fazem troca de informação com clientes através delas, facturam remotamente e nunca tiveram problemas.

Os grandes grupos de lojas presentes em centros comerciais de todo o país facturam em servidores centrais usando VPNs e também não têm problemas.

Tenho outro cliente que faz gestão de infraestuturas em lojas de centros comerciais de todos o país e também nunca teve quaisquer incidentes.

Talvez as VPNs sejam inseguras se forem mal integradas e sem terem mecanimos de segurança que normalmente deveriam ser usados nestes casos. É obvio que nenhum sistema é 100% seguro, mas existem formas de melhorar a segurança e os riscos.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Os VPN's usam-se para aumentar a segurança, de modo a limitar o acesso apenas a uma rede privada e não a uma rede pública, até haver computadores quânticos, o SSL é relativamente seguro, muito mais seguro do que não tivermos nada.

A segurança vai depender muito de como está configurado, e existe imensas formas de aumentar a segurança, posso dar um exemplo que em Portugal iria funcionar bem, configurar uma firewall que só permitisse a ligação de ip's nacionais, só isto reduz a possibilidade de tentarem atacar numa percentagem gigantesca. A segurança da rede privada deve ser sempre tomada muito em conta quando se tem acesso externo, seja por internet geral ou por vpn.

Nada é 100% seguro, nem os túneis ssh, nem nada.
Offline

overblue 
Membro
Mensagens 45 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

As VPNs são inseguras?

Tenho clientes de grandes grandes empresas e alguns de multinacionais, já trabalham há varios anos com VPNs, fazem troca de informação com clientes através delas, facturam remotamente e nunca tiveram problemas.

Os grandes grupos de lojas presentes em centros comerciais de todo o país facturam em servidores centrais usando VPNs e também não têm problemas.

Tenho outro cliente que faz gestão de infraestuturas em lojas de centros comerciais de todos o país e também nunca teve quaisquer incidentes.

Talvez as VPNs sejam inseguras se forem mal integradas e sem terem mecanimos de segurança que normalmente deveriam ser usados nestes casos. É obvio que nenhum sistema é 100% seguro, mas existem formas de melhorar a segurança e os riscos.

não estou a falar de VPNs mas sim de WebVPNs ou VPN SSL.... o ssl parem alem de ja ter sido quebrado em demonstrações em ataques de mitm falham....com sslstrip ou webmitm, podes substituir o o certificado que o servidor te dá e dares outro ao cliente e então tu tens acesso aos dados que o cliente te da....e fica pouco notorio para o cliente ja que continua tudo a funcionar!

Os VPN's usam-se para aumentar a segurança, de modo a limitar o acesso apenas a uma rede privada e não a uma rede pública, até haver computadores quânticos, o SSL é relativamente seguro, muito mais seguro do que não tivermos nada.

A segurança vai depender muito de como está configurado, e existe imensas formas de aumentar a segurança, posso dar um exemplo que em Portugal iria funcionar bem, configurar uma firewall que só permitisse a ligação de ip's nacionais, só isto reduz a possibilidade de tentarem atacar numa percentagem gigantesca. A segurança da rede privada deve ser sempre tomada muito em conta quando se tem acesso externo, seja por internet geral ou por vpn.

Nada é 100% seguro, nem os túneis ssh, nem nada.

pois é relativo, mas os tuneis ssh, e vpn normais são bem mais seguras do que ssl..