← Marketing

Algumas dicas para promover o seu site!

Lida 7428 vezes

Offline

Tartaruga 
Membro
Mensagens 2908 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Algumas maneiras de divulgar seu site gratuitamente

Autor: Conrado Adolpho Vaz
Fonte: http://www.conrado.com.br

A Internet representa hoje uma arma importante para a divulgação de uma empresa e o posicionamento da uma marca, haja vista suas qualidades de ser um excelente meio de informação, entretenimento e comunicação.

A partir do momento que uma empresa efetua o que eu chamo de presença digital passiva, disponibilizando um site na rede mundial de computadores, internautas de todo o mundo podem comprar e conhecer seus produtos ou serviços através da sua home-page. Só no Brasil, o número desses internautas, em janeiro de 2004, segundo o NetRatings ultrapassou os 20 milhões, sendo que mais de 80% destes pertencem às classes A e B.

É, sem dúvida, um mercado muito atraente com a vantagem de estar concentrado em uma só mídia, facilmente acessível.

Uma pesquisa da Data Folha revelou que 77% dos internautas brasileiros acessam a rede ao menos uma vez por semana, sendo que 21% acessa a Internet todos os dias. Esse número só vem aumentando desde tal pesquisa.

O grande desafio, porém, consiste em divulgar o site de maneira eficaz para atingir esse enorme contingente consumidor. Mesmo com as mais de 8 bilhões de páginas pesquisadas por um buscador como o Google, fazer com que seu site se sobressaia.

A boa notícia: existem maneiras de se fazer isso sem se gastar um único tostão.
Publicação de um e-book

Para internautas do mundo inteiro a web é uma excelente ferramenta para a busca de informações de todo o tipo. Mais de 70% das descobertas sobre novos sites saem dos mecanismos de busca.

Uma boa dica para divulgar sua empresa sem custo algum consiste em publicar um e-book no site da sua empresa. Como uma grande parte dos consumidores procura seus fornecedores nos buscadores através de palavras-chave, um e-book é uma ótima maneira de concentrar um grande número de palavras-chave passíveis de serem pesquisadas. Com um e-book, além de agregar conhecimento ao visitante do seu site , contribuirá também para o início de um relacionamento deste com sua marca.
Publicação de artigos

Portais de todo o mundo, para atrair visitantes, se tornando assim atraentes para investidores, precisam veicular informação de qualidade em profusão sobre os mais diversos assuntos. Porém, a Internet ainda não é exatamente uma fonte de lucro para que estes sites possam contratar centenas de jornalistas somente para escrever artigos e matérias. Muitos desses portais precisam de conteúdo fornecido por colaboradores das áreas de atuação mais variadas.

Eis uma ótima chance de divulgar sua empresa. Veiculando nestes sites artigos sobre a sua área de atuação, você dissemina informação necessária para muitos internautas. Lembre-se de que todo artigo deve levar os créditos do autor, que pode ser, por exemplo, um link para o site da sua empresa.
Scripts de indicação

Como disse no início deste artigo, a internet é um meio de comunicação muito eficiente. Para perceber isso, basta analisar o sucesso de programas como MSN ou de sites como Orkut.

Quem nunca recebeu uma piada, uma foto interessante ou um artigo de um amigo que lhe conhece muito bem e sabe exatamente do que você precisa ou se interessa?

Por que não aproveitar esse comportamento do consumidor para divulgar sua marca?

Coloque em sua página um script de indicação. Fácil de ser elaborado, ele, através do famoso "indique esse site", faz com que visitantes recomendem sua home-page para outras pessoas que, sem essa recomendação, talvez nunca viriam a conhecê-la.
Newsletter

Já ouviu falar em marketing viral? Uma newsletter é um dos melhores exemplos deste tipo de marketing.

Enviar um informativo periódico para internautas cadastrados em um banco de dados da sua empresa pode divulgar o seu site de maneira significativa. Para tal, basta que lance mão do seguinte artifício. Crie manchetes interessantes e relevante, fazendo com que os links destas manchetes apontem para uma página da home-page da empresa.

Se você estiver “acertando a mão” no texto das manchetes da sua newsletter vai ter muitas visitas por conta destas.

É claro que, monitorando quais manchetes estão dando mais retorno, poderá melhorar cada vez mais a sua newsletter em edições futuras oferecendo ao seu internauta o que ele quer.
Assinatura em e-mail

Você já contabilizou quantos e-mails você envia por semana?

Certamente, entre respostas, encaminhamentos e novos e-mails, você deve enviar mais do que pensa.

Aproveite esses e-mails para fazer uma divulgação do seu site e da sua empresa. Muitos programas como Outlook e sites de webmail admitem a opção de assinatura no e-mail. Faça uma assinatura personalizada divulgando o seu site, a sua marca, seu produto ou uma promoção e contabilize as visitas.
Otimização de website

Outra maneira, uma das mais eficientes de divulgar o seu site gratuitamente é otimizá-lo para que ele ocupe as primeiras posições em buscadores como Google ou Yahoo. Porem, isso é assunto para um outro artigo.

Meus amigos, por enquanto é só.

Um grande abraço e até a próxima.

Conrado Adolpho Vaz (www.conrado.com.br) é educador, publicitário, escritor e palestrante. Sua formação vem de escolas de excelência como ITA e Unicamp. Há mais de 10 anos vem preparando adolescentes e adultos para vencerem grandes desafios com determinação e criatividade. Escreve e ministra seminários, palestras e treinamentos em marketing educacional, marketing pessoal, motivação e desenvolvimento pessoal.

Podem ver este texto em http://www.estrategista.com/artigos/artigo-056.htm

------------------------------------------------------------------------------------
Encontrei este artigo por acaso e achei que devia partilhar...
Não sei se vos acrescentou algo de novo, mas pelo menos para os principiantes como eu acho que ajuda a assimilar as ideias, e está bem resumido né?

Um abraço
Offline

ViiPER 
Membro
Mensagens 1208 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

belo texto

por acaso nunca me tinha ocorrido o e-book...

Também era interessante ver o que ele diz no proximo artigo sobre o google.
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Grande regresso Tartaruga!!! :bis:
Offline

MiguelTavares 
Membro
Mensagens 3871 Gostos 0
Troféus totais: 33
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Excelente regresso Tartaruga! A sério! ;)

Grande texto!


Thanks
Offline

runtoo75 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 8
Trófeus: (Ver todos)
Combination Level 2 Level 1 First Post Signature Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

A minha ideia era criar um site onde as pessoas se registam para serem distribuidores desse mesmo produto com uma margem boa de lucro.. Quando chegarem aos 10.000 eur tem de se registar como independentes e começar a pagar a seg social.
Offline

pho3nix_ 
Membro
Mensagens 151 Gostos 34
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

A minha ideia era criar um site onde as pessoas se registam para serem distribuidores desse mesmo produto com uma margem boa de lucro.. Quando chegarem aos 10.000 eur tem de se registar como independentes e começar a pagar a seg social.

Não te percebo. Tens de te registar como independente desde o primeiro cêntimo. A segurança social só pagas se não tiveres um outro emprego. Não queres antes dizer pagar IRS?
Offline

jpereiraPT 
Membro
Mensagens 1083 Gostos 32
Feedback +69

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts 500 Posts

Não te percebo. Tens de te registar como independente desde o primeiro cêntimo. A segurança social só pagas se não tiveres um outro emprego. Não queres antes dizer pagar IRS?

Por acaso ele quer dizer IVA .Fica isento até aos 10.000 euros :)