← Tutoriais

[PHPBB] Como enviar uma newsletter - parte 1

Lida 2150 vezes

Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Também publicado no Rui Cruz Web (B)Log: http://ruicruz.forunsbb.com/2007/07/28/como-enviar-uma-newsletter-parte-1/
E no ForunsBB: http://forunsbb.com/forum/viewtopic.php?f=142&p=45521

- - -

SE PRETENDE COPIAR, PERGUNTE ANTES. Eu não mordo e quase sempre digo que sim. :)

- - -

Hoje em dia devido ao uso em massa da Internet, as pessoas gostam de envia newsletters dos seus sites. Já falei há pouco tempo de SPAM, e uma newsletter tem sempre tendencia a ser considerado SPAM.
Para isso não acontecer, pelo menos nos termos técnicos, temos que colocar um método de remoção fiável.

Estes e ourtos problemas serão tratados mais detalhadamente abaixo. Mas, antes de os tratar, vou recomendar o programa WorldCast para envio de newsletters em HTML. O programa é grátis para uso pessoal.

Vamos então ver alguns erros comuns no envio de newsletters:

    * Método de remoção: este método de remoção é importantíssimo, pois se não houver um a pessoa pode denunciar a mensagem a entidades como a SpamCop e depois até pode ser mau, principalmente se o servidor for teu e sub-alugado a outra empresa, e pior ainda se for dos EUA. Eles caiem-te em cima como uma pedra bem grande!
    * Por isso, nada de colocar “Esta mensagem não pode ser considerada SPAM por ter um método de remoção…”. Isto está subjacente. E olhem que ninguém vai ler isto…
    * Nem colocar “Responda a este e-mail com o assunto REMOVER para…”. Isto por dois motivos: o primeiro é que o e-mail pode ter sido reencaminhado para outro e-mail, e uma resposta virá de um e-mail não registado; e porque nem sempre as pessoas podem “responder” com outro assunto, ou se lembram disso (ou o GMail tinha um bug há uns meses que não deixava mudar o assunto em determinadas ocasiões).
    * A primeira forma correcta de fazer as coisas é enviar o e-mail em HTML não com o WorldCast mas com o PHPList. O PHPList é um sistema de gerenciamento de listas de e-mails. Ele normalmente inclui um link que pega directamente no e-mail registado e faz assim a remoção seja de que e-mail for, seja como for reencaminhado.
    * Outro método e o método mais comum que devia ser adoptado quando não existe o link é este: “Este e-mail foi enviado para si por estar registado no site X. Se desejar ser removido do site X, perdendo acesso às suas funcionalidades, envie uma mensagem para x@x.pt com informando o e-mail a remover.” (no caso de um fórum é melhor enviar também o nome de utilizador). Notem as palavras a negrito. Acreditem, faz toda a diferença.

Esta é a primeira de três partes. A segunda parte será sobre o design, e a terceira sobre o conteúdo de newsletters.

Stay tuned!

SL
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Se isto é um tutorial, está na secção errada.

Transferido.