Mensagens - palavras

Páginas: 1 2 3
16
Afiliados / Re: novo site de tshirts pt
« em: 24/Jan/2008 12:29 »
cá em portugal tens a Bom Povo (http://www.bompovo.pt) mas de resto não ja assim grande coisa. E a produção é externa. Eles só fazem o design. Já agora, fala-me de preços :D

17
Arquivo - Mercado / Re: Troco serviço por serviço
« em: 22/Jan/2008 23:54 »
lol.. só quero um :)

18
Arquivo - Mercado / Re: Troco serviço por serviço
« em: 22/Jan/2008 23:41 »
Em relação aos temas, escrevo sobre quase tudo. Claro que há coisas que não me atrevo tais como medicina (não me vejo a escrever sobre neuro-cirugia vascular a laser). Mas pronto :D

em relação ao design, estava a pensar HTML+CSS. Posso entregar um theme completo wordpress (que é onde tenho experiencia). Joomla posso fazer, mas sinceramente, seria a primeira vez.

19
Arquivo - Mercado / Troco serviço por serviço
« em: 22/Jan/2008 23:29 »
Ola a todos. Tudo bem disposto?

A minha proposta é simples:

Troco serviço de design ou conteúdo por serviço web hosting e dominio.

Nada mais simples. Quem estiver interessado envie-me uma PM.

Ex:

ò palavras faz-me aí um design desta ou daquela página e eu ofereço-te o hosting mais baratinho durante 3 meses. Fazes-me 5 artigos por mes e eu ofereço-te o dominio por um ano (mas para o ano renovas aqui na minha loja...)

Já perceberam o espírito da coisa certo?

Artigos em português ou inglês. Design para qualquer ramo (adulto ou mainstream) sem ser flash.

Prontos.. interessados, apitem.

Zen

20
Hosting / Re: Co-location europeia
« em: 21/Jan/2008 22:47 »
Não tem nada de montar. Service Providers como a Colt ou até mesmo a Novis fazem isso.Pagas um fee para quando precisares ir lá um gajo dar uma biqueirada no servidor. Na europa só conheço mesmo a Colt. Mas não faço ideia dos preços.

21
Conversa Geral / Re: quando fazem sites pensam nisto???
« em: 20/Jan/2008 22:57 »
Quando entrego propostas de sites, uma das alineas que coloco é a da acessibilidade. em 80% dos casos, o cliente corta-a para economizar no tempo de desenvolvimento. Há muitos invisuais a utilizar a net. Cada vez ha mais software e hardware para facilitar a utilização. O meu favorito é, sem dúvida, o tecladp braille.

Mas há coisa que se podem fazer tais como os alts e utilizar design tableless (que facilita MUITO a vida a leitores). Se o design estiver todo no CSS (e nenhuma info...) então é meio caminho andado para se ter uma acessibilidade melhor. E como esta ha muitas coisas que se podem ter em conta.

22
Conversa Geral / Re: linguagem mais utilizada
« em: 09/Jan/2008 21:44 »
C não.. C#... é completamente diferente.

Ruby é mto bom.. falta o python tb que é cada vez mais utilizado.

e o .NET... embora não use, temos de o considerar sempre.

e html/css nao sao de facto linguagens de programação mas sim de markup. em relação ao XML, é também uma markup language que através de um interpretador escrito numa qualquer outra linguagem, pode actuar como programação.

mas isto, sao os meu dois centimos...

Zen

23
UI & UX Design / Re: [Pedido de ajuda]Mapa tipo cartoon
« em: 09/Jan/2008 17:26 »
Eu faço-te isso na boa. Manda-me um PM para discutirmos pormenores.


/Zen

24
Conversa Geral / Re: Opensource
« em: 03/Jan/2008 15:57 »
Só uma coisinha, quase off topic...

em relação ao chamado paradoxo.. de facto nao o é.

Explicando... Se fizerem dinheiro a VENDER software opensource, não só é errado como não é de todo legal. Mas por outro lado, se cobrarem dinheiro à vizinha para la irem instalar o ubuntu (e aproveitam vão ver se dá alguma coisa mais...), não é desonesto. Aliás, é essa a base do conceito de negócio OpenSource, pelo menos um dos conceitos.

Passando para os blogs, se quiseres ganhar dinheiro, com artigos e conteúdos, sobre um assunto (como o OpenSource), é válido. Se quiseres cobrar para as pessoas fazerem o download, é errado.

Em relação ao hype do momento, acho que veio para ficar. Mas vai, obviamente, secar rapidamente.

Deixo-vos aqui um artigo para perceberem o meu ponto de vista:

Linux is about to take over the low end of PCs

Por isso acho que é um bom nicho, mas acho que muito em breve irão haver quatro ou cinco bons e outros a fazerem eco. O normal de qualquer nicho.

Zen, o evangelista...

25
Ola,

eu sou um fanático pela organização e pela catalogação de informação. Uso apenas um software:

http://www.dotproject.net/

É opensource (outro dos meus fanatismo) e modifiquei-o o suficiente para ser o meu PIM (personal information manager) alem de que dá para interagir com os respectivos dotprojects de quem trabalha comigo fazemos uma partilha de PIMS


Zen

26
tá fixe.

sinceramente, acho que deverias dar uma cara mais fresca. Mais "trendy" (não.. nao vou dizer web 2.0 senão cai-me já tudo em cima). Mais umas sombras.. uns degradés.. o que não faltam são exemplos.

Depois tudo o resto que se possa dizer é apenas gosto pessoal :)

Mas tá fixe man :) keep up the good work...

ah!!! mas antes que me esqueça.. só estragaste MESMO com a cena do aspx.. mas pronto :P

//Zen ... o evangelista....

27
UI & UX Design / Re: [Opiniões] Preço a cobrar
« em: 19/Out/2007 14:30 »
eu não faço trabalhos de design (pelo menos que se possam chamar design aos rabiscos que vou fazendo no inkscape) por isso acho que me limito a falar de cor.

Mas parece-me que todo o trabalho técnico tem uma base semelhante. Da mesma forma que um designer pode ficar com um bloqueio criativo (corrijam-me se eu estiver a atirar uma posta de pescada barbárica, por favor) um programador também pode encontrar um daqueles problemas que são monumentais pedras no sapato. Daí a "pedra no sapato".

Mas há coisa que são semelhantes. Tens de escolher tabelas de cores, se vais usar este ou aquele menu, integrar no layout, adaptar este ou aquele javascript, ou utilizar este ou aquele ajax (ah.. limpa vidros, limpa vidros...).

a regra é a mesma. E um gajo se se quer posicionar como profissional no mercado irremediávelmente tem de se atravessar pelo trabalho que se pré-dispõe a fazer. E o primeiro passo é atravessar-se com prazos de entrega. E cumpri-los

CUMPRI-LOS

eu já disse cumpri-los não disse? :P

Se precisares de alguma coisa, xuta :) Alguma coisa que não seja pa ser publicada, tens o PM que funciona

28
UI & UX Design / Re: [Opiniões] Preço a cobrar
« em: 19/Out/2007 12:05 »
Essa pergunta é tão antiga como a propria programação.

Basicamente há dois tipos de projecto:

Projectos fechados (PF) - que têm um custo fechado

Projectos por hora (PH) - onde são contabilizadas as horas utilizadas

ambos são válidos com prós e contras. Deixa-me explicar um pouco melhor.

PF

Na minha experiência (e atenção que não é opinião, é o que me cruza mais o meu caminho profissional) são os mais frequentes. Há uma série de encontros (quer pessoalmente, quer por e-mail, telefone, msn, <põe o teu método de conversa aqui>) entre as partes envolvidas onde se chega a um documento aceite por todos sobre o que vai ser o projecto. Esse documento depois transita para o programador (se só houver uma pessoa ou para o analista de sistemas ou arquitecto de sistemas) que vai escrever tudo o que é preciso para cada ponto do documento estar cumprido. Depois, começa a escrever quantas horas/dias/semanas demora para cada tarefa. Tipicamente nenhuma tarefa tem mais de 2 dias. Se tiver é porque pode ser ainda mais partida em várias sub-tarefas. Depois disto feito, tens uma noção no tempo quando irá terminar o projecto.

Atenção que é uma noção. Há atrasos, por isso aconselho no minimo de 10% de tempo em cima disto. Contas ao tempo, começas a pensar em dinheiros. Um profissional sénior cobra entre os 3,125 e os 6,25 por hora de trabalho efectivo. Contas as horas que vais levar (menos os 10% de margem de "cagaço"). E dás como tempo o tempo total (tempo estimado + "cagaço").

O cliente pode achar muito dinheiro, então decidem cortar ou alterar alguns pontos da planificação. Até se chegar a um acordo final, fechado. Daí o nome. Acorda-se o pagamento (há quem receba parte à cabeça, há quem receba por módulo entregue, há quem discuta isto projecto a projecto).

Então fecha-se o acordo. A partir deste momento, todas as alterações têm de ser reflectidas no plano e podem custar mais. Todos os atrasos são por conta do programador (daí a margem de cagaço). Pode haver casos até que se negoceia, caso atrase, o programador paga uma "multa". Todas estas hipoteses estão na mesa. Obriga a quem faz o plano a pensar bem e com seriedade no trabalho que está envolvido a fazer cada tarefa e a ter uma ideia concreta do trabalho envolvido.

PH

Tipicamente projectos muito pequenos ou onde o cliente não sabe bem o que quer. Tenho alguns acordos com pessoas que sempre que precisam de mim, agendam-se alterações e pequenas coisas contabilizadas à hora. Tenho também casos de pessoas que contratam horas mensais. Principalmente na área dos conteúdos. Sei que por mês, tenho de entregar 10 ou 15 horas de trabalho, pagas por avença.

Pronto.. desculpa lá o testamento. Se tiveres alguma pergunta, xuta

// Zen

29
Blogging/Comunidades / Re: MovableType 4.0 lançado
« em: 17/Out/2007 12:23 »
É uma poderosíssima plataforma. Traz off-the-box algumas features mto interessantes que outros não têm. A que eu gosto mais é sem dúvida a hipotese de cada editor de um blog poder ter o seu próprio blog em separado.

Não há nada que não se possa fazer com wordpress com umas quantas marteladas e facadas. Está em Perl que para um veterano como eu é muito bom. Com todo o poder que isso dá. Claro que para quem está habituado a PHP é um drawback. Mas pronto, não se pode ter tudo :)



// Zen

30
SEO / Re: O Pagerank está morto!
« em: 16/Out/2007 12:17 »
Só discordo de uma coisa que dizes EDM, o Google não acha mau.. mas secretamente. Claro que abertamente repudia e sanciona. Mas adora os sites que ensinam as técnicas mais negras. Primeiro, identifica as ameaças. Depois mais e mais pessoas ficam a saber que podem ganhar uns trocos com o adsense.. e vão fazer sites.. e não vão ter sucesso mas vão vender "alguma" pub.

Vocês nem imaginam os milhares de blogs e sites que nunca chegam aos tais 100 USD. Esse dinheiro é pub vendida que o Google já recebeu. São alguns milhares largos de USD. Sempre a contabilziar...

Páginas: 1 2 3