Mensagens - nelsondiasdmkt

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Diogo, pontos pertinentes que tornam este tópico sobre o "impacto do Google e SEO nos resultados das eleições" numa óptima sugestão para uma tese de mestrado ou doutoramento  :grin: :obrigado:

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Agora que já exercemos o nosso direito de voto e conhecemos todos os rostos que vão gerir o futuro das nossas cidades nos próximos quatro anos, deixem-me fazer a seguinte pergunta:

Imagine que amanhã ao sair de casa para o trabalho, alguém lhe diz que a vitória de Fernando Medina em Lisboa foi “manipulada” pelo Google à vista de todos nós.

Acreditaria?

Ou então que, embora tenhamos sido nós a fazer a cruz dentro do quadrado do candidato, o nosso voto foi “usado” por terceiros - que sabem como tirar partido da indexação do Google.

Ficaria assustado?



A verdade é que isto não são meras suposições, mas antes uma provável realidade.

Se recuarmos até 2014, um estudo levado a cabo por Robert Epstein, investigador da Universidade de Harvard, já suspeitava que o Google tinha poderes para definir o resultado de um quarto das eleições de um país.

E se olharmos para as eleições autárquicas do passado fim-de-semana, parece que o algoritmo de ranking do Google voltou a fazer das suas.

Mas porque é que isto aconteceu?

Basicamente, porque o Google hoje em dia é a nossa principal fonte de informação.

Qualquer dúvida, questão ou problema que tenhamos, o nosso instinto diz-nos para ir ao Google procurar por mais informações.

E para o bem ou para o mal, aprendemos a confiar nos resultados de pesquisa que aparecem na primeira página do Google.

Sobretudo nos três primeiros resultados de pesquisa, uma vez que 75% dos cliques orgânicos acontecem nestes links.

O que significa que, independentemente do tópico, é grande a probabilidade do conteúdo que aparecer na primeira página do Google conseguir moldar as opiniões ou influenciar as decisões dos eleitores.

Portanto, será assim tão absurda a ideia de que o Google “manipulou”, à vista de todos, a vitória de Fernando Medina em Lisboa? [Clique aqui para continuar a ler...]

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Marketing / Re: Mailing List
« em: 26/Set/2017 18:23 »
Uma forma fácil de criar do zero uma lista de email marketing é "hackarmos" as redes já existentes, como por exemplo o Linkedin.

E considerando que o Linkedin tem praticamente meio bilião de utilizadores, é fácil de concluir que esta rede social profissional pode ser uma mina de ouro para criar uma lista de email marketing qualificada.




Aqui tens um exemplo...




Mas como “não há almoços grátis”, uma das perguntas que podem surgir é:

"Como é que possível criar uma lista de email marketing qualificada, sem ter que fazer um investimento em marketing digital no Linkedin?"

Pois bem, consideremos este texto como um pequeno vale de desconto para toda a gente que quer aprender a tirar partido do Linkedin para  conquistar novas oportunidades de negócio na Internet.


Como usar a nossa rede do Linkedin para criar uma lista de email marketing


Antes de mais, não nos esqueçamos duma coisa: o Linkedin é uma rede social.

E como rede social que é, os principais motivos para estarmos no Linkedin são a possibilidade de manter uma ligação com atuais colegas de trabalho, potenciais colegas de trabalho e outros utilizadores com quem partilhamos algum tipo de interesse ou um amigo em comum.

“72% dos utilizadores do Linkedin têm mais de 300 contatos”

Portanto, não é de estranhar que 72% dos utilizadores tenham mais de 300 contatos na sua rede do Linkedin.




Mas o que em princípio seria um bom ponto de partida para começar a criar uma mailing list para email marketing, de repente pode levantar um problema.

Na verdade, o principal problema que podemos ter é que a grande maioria dos contatos pode cair naquele terceiro grupo de pessoas que não conhecemos, e que não temos forma de contactar pessoalmente sem ser pelo Linkedin.

No entanto, a solução para este problema está, mais ou menos, escondida no Linkedin e podemos chegar lá em apenas 5 cliques.

Para quem quiser, todos os passos necessários estão documentados em "Como criar uma lista de email marketing gratuita com a rede do Linkedin"


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Apesar do tópico já ter anos, aqui vai uma possível solução para todos aqueles que usam o Google Docs para escrever artigos e têm problemas de formatação de texto ao copiar diretamente o artigo para o Wordpress.


Utilizar o Google Docs na produção de conteúdos digitais para o blog em Wordpress

Se forem como eu, e gostarem de ter uma cópia "local" dos conteúdos do vosso blog, a melhor solução é o Google Docs.

Contudo, a porca torce o rabo quando utilizamos o editor online do Google para criar conteúdos digitais.

Basicamente, vamos ter problemas de formatação do texto no Wordpress assim que copiamos os artigos diretamente do Google Docs.



Mas como podemos resolver estes problemas de formatação do blog em Wordpress que podem levar, em média, mais de 1 hora a corrigir?


Resolver os problemas de formatação do texto no Wordpress com o plugin Mammoth .docx


Este problema de formatação do blog Wordpress pode ser resolvido imediatamente se instalarmos o plugin “Mammoth .docx converter”.



A instalação é do mais simples que existe e assim que terminarmos de escrever um artigo e quisermos copiar o texto para o Wordpress, o procedimento vai ser o seguinte:


#1 Gravar o conteúdo de texto do Google Docs no formato Microsoft Word (.docx)

Fazer o download do artigo para o blog como se fosse um documento normal do Word.




#2 Importar o conteúdo do Google Docs para o blog em Wordpress

O próximo passo resume-se em criar um draft post e importar o texto no Wordpress através do plugin Mammoth .docx converter.



Importa ter atenção que a opção “Visual” deve estar selecionada antes de clicar em “Insert into editor”.

E pronto, em menos de 1 minuto conseguimos otimizar uma tarefa que antes seria penosa.



Se quiserem ter informações mais detalhadas de como podemos tirar partido do plugin Mammoth .docx nos pode fazer ganhar tempo para criarmos mais artigos, checkem o artigo completo em Como Copiar Textos Do Google Docs Diretamente Para O Blog Em Wordpress

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Se queremos atingir o sucesso na Internet, o conceito de "conteúdo relevante" é uma das primeiras coisas que convém aprender sobre Marketing Online.

Na verdade, a criação de conteúdos relevantes deve ser uma das prioridades de qualquer investimento em Marketing Digital, e é o que nos pode separar dos nossos concorrentes diretos e indiretos.


O que é conteúdo relevante

Não há volta a dar, existem certas características que devem estar presentes no nosso conteúdo digital, para que este fique mais perto de ser considerado como conteúdo relevante para a Internet, tais como:


#1 Conteúdo informativo

Longe vai o tempo em que os jornais, a rádio e a televisão eram donos e senhores da nossa atenção.

No entanto, os tempos mudaram e, hoje em dia a Internet é a nossa principal fonte de informação sobre o que está a acontecer no mundo.

Por isso, a primeira das características do conteúdo relevante é ser um conteúdo informativo, que forneça informação útil, atual e valiosa ao visitante online, como por exemplo as novidades sobre a nossa empresa.



As milhares de reacções no Facebook da Ikea sobre a inauguração da nova loja em Loulé, provam que existirá sempre alguém interessado no que temos para dizer.

Para além disso, para um conteúdo ser relevante na Internet este deve não só apresentar benefícios sobre os produtos e serviços da empresa para o cliente, mas também as novidades e tendências do mercado onde a empresa atua e que possam ter uma influência direta no público alvo.


#2 Conteúdo interessante

Um conteúdo relevante é um conteúdo que deve ser interessante do princípio ao fim.

E uma forma de criar conteúdos interessantes é adicionar elementos gráficos ao conteúdo de texto, tais como estatísticas, gráficos, metáforas, citações ou analogias.

O artigo do Hubspot sobre as últimas estatísticas do Marketing é um tipo de conteúdo que faz uso de várias elementos para tornar o conteúdo interessante do princípio ao fim.



Se percorrermos o conteúdo desde o título até aos comentários, verificamos que o artigo fala sobre os diversos canais digitais – como o SEO (Search Engine Optimization), Content Marketing, Social Media, Video Marketing ou Email Marketing – intercalando dados estatísticos com gráficos coloridos.


#3 Conteúdo relevante

Portanto, ao criarmos um conteúdo informativo e interessante, vamos ficar mais perto de criar um conteúdo relevante.

Mas relevante para quem?

Durante a produção de conteúdo temos que ter em atenção dois aspectos:

Criar conteúdos que estão diretamente relacionados com a nossa empresa, tipo de negócio ou setor de mercado, para ajudar a nossa marca a manter uma certa coerência digital e reforçar a autoridade de domínio da empresa na Internet.

E ter uma imagem clara do perfil do cliente para quem queremos ser relevantes.



Cliff Ravenscraft, também conhecido por Podcast Answer Man, é um ótimo exemplo de alguém que cria conteúdos relevantes para uma determinada persona.

Ao combinar os seus interesses pessoais (tecnologia, televisão e literatura) com os temas que são relevantes para o seu público alvo, logo após a publicação do terceiro podcast sobre a trilogia literária “The Hunger Games” Cliff Ravenscraft já tinha construído uma audiência de 15 mil subscritores.


#4 Conteúdo cativante

Um conteúdo relevante é também aquele que consegue provocar sentimentos no receptor.

Por exemplo, não é à toa que os conteúdos com gatos fazem a internet fervilhar de reações.

Para além de serem animais com um aspeto adorável (ups, uma reação), os gatos conseguem despertar em nós os mais variados tipos de sentimentos e é, exatamente, isso que a internet quer: um conteúdo que seja cativante.

Contudo, um conteúdo cativante não é só aquele que é divertido.

Na verdade, um conteúdo relevante também pode ser um conteúdo comovente, e que nos toca o coração, como o anúncio da Dove sobre a beleza feminina.




#5 Conteúdo Divertido

Finalmente, um conteúdo relevante na Internet é, sobretudo, um conteúdo capaz de nos divertir.

Basta olhar para o número de visitantes no site do 9gag para perceber que os internautas procuram na Internet conteúdos que os entretenham e façam rir.





Mas porque importa criar conteúdos relevantes?

Ao produzirmos conteúdos que sejam cativantes, interessantes e informativos mais perto vamos ficar de criar conteúdo relevante.

E ao criar conteúdo relevante, maior vai ser a probabilidade de sucesso do nosso investimento em marketing digital.

Basicamente, a relevância é um fator cada vez mais presente em tudo o que diz respeito ao modo de funcionamento da Internet e como tal, pode influenciar os resultados da nossa estratégia de marketing digital.

É a relevância que permite por exemplo, o site da Zara aparecer no primeiro lugar da primeira página do Google para a pesquisa “Zara”.



E isto acontece, porque o Google interessa-se em proporcionar uma boa experiência aos seus utilizadores, logo os resultados de pesquisa vão estar ordenados de acordo com a sua relevância para a pesquisa realizada.

Isto significa que, se quiser investir na otimização SEO do site, quanto mais relevante for o nosso conteúdo para uma dada pesquisa maior a probabilidade de conseguirmos aparecer na primeira página do Google.

O mesmo príncipio também se aplica no investimento em campanhas Adwords, ou na divulgação de vídeos do Youtube.


Como podemos avaliar se estamos fazer conteúdo relevante para o nosso público alvo?


Se está a pensar em investir em marketing digital, saiba desde já que é importante acompanhar os resultados da sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

E para isso, existem várias formas de avaliar se estamos produzir conteúdos relevantes.

Por exemplo, se apostarmos em escrever textos, uma forma fácil de saber se os artigos estão a ser relevantes para a Internet é através da utilização do Google Analytics, das interações nas redes sociais, da posição da página nos resultados de pesquisa do Google ou o número de backlinks criados.



Assim, a partir do Google Analytics podemos fazer uma avaliação On-Page dos conteúdos digitais e acompanhar a evolução de métricas importantes tais como por exemplo, o número de visitas da página, a taxa de rejeição da página e o tempo médio de permanência nas páginas do site.

Através dos likes, comentários e número de partilhas dos posts, podemos ter uma avaliação fidedigna dos conteúdos e saber se estão a ser relevantes para as redes sociais.

Para além disso, e como os resultados do Google são ordenados por ordem de relevância, podemos acompanhar a evolução da posição das páginas no ranking Google para as keywords primárias escolhidas pela nossa empresa.

Finalmente, também podemos avaliar a relevância do conteúdo através do número de backlinks que o site ou uma dada página conquistou até ao momento.

Se todas estas formas de avaliar a relevância do conteúdo estiverem a apresentar uma evolução positiva, isto significa que o nosso conteúdo está a ganhar visibilidade na Internet e o resultado vai ser o aumento da autoridade do domínio no Google.


Pode ler o artigo completo em: Conteúdo Relevante E O Sucesso No Marketing Digital

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Não parece nada uma coisa com a outra. Por isso é que disse aquilo mesmo.

E vale mesmo a pena inventar a roda! Porque se vais acreditar no que a indústria de SEO te diz (pelo menos os all white-hat angels) não tarda nada estarás a apostar em Adwords. As diretivas não são regras, são sugestões de atuação. Porque a indústria não quer, nem pode, revelar aquilo que realmente funciona ou estariam sem emprego em 2 meses. Ok, isto não é exatamente assim, encontras informações relevantes em muitos locais, mas não são para serem lidas e interpretadas como a verdade absoluta.

Especialmente em Portugal, em que o mercado é tão pequeno e a generalidade dos nichos tão pouco trabalhada, é importante fugir ao conceptual e testar.


Dou a mão à palmatória quanto à possível existência de técnicas que devem ter resultados do outro mundo e não saem cá para fora.
Mas isto passa-se em qualquer mercado, e não só no marketing digital. Afinal de contas, diz-se que o segredo é a alma do negócio  :)

No entanto, as evidências são tantas no que diz respeito a determinados tópico (backlinks, titles, etc), que continuo a achar que devemos começar por adoptar o que já está mais do que comprovado antes de de começar a inovar.

E já que estamos a falar de SEO:
- Os links que colocaste neste post não estão funcionais
- No post que colocaste tens apenas 1 h1, nada de h2, h3 ou h4

Isso vai precisamente contra aquilo que a indústria te diz para fazer :P

Olhando para o código da página, confirmo que o post tem todos os tipos de headers . Agora se me falas na formatação e funcionalidade da página, a história já é outra :)

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Eu diria absolutamente o contrário! A chave para o sucesso está *testar* até onde nos for possível, ignorando os experts da indústria.

Pelo menos no que toca a SEO.

Acho que não me fiz entender.

O que quero dizer é que não vale a pena voltar a inventar a roda... mas podemos tentar otimizar o desempenho e utilidade da roda com base na nossa própria experiência, e aí é que entra toda a lenga lenga dos testes e do "data driven".  :)

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Obrigado pelo conteúdo precioso  :)

Basicamente, é um estudo fundamentado que abrange todos os pontos chave que devem ser considerados para a execução de um bom trabalho SEO:
  • keywords
  • titulo da página
  • url da página
  • backlinks

Apesar deste ser mais um dos vários estudos que dão insights preciosos de como podemos aumentar a probabilidade de aparecer na primeira página...

Importância da idade do domínio no ranking do Google
Quantidade de backlinks necessários para aparecer na primeira página do Google
Ter um url com uma estrutura SEO friendly
Influência do título no ranking do Google

Uma coisa é certa:
A chave para o sucesso está em seguir as boas práticas ditadas pelos experts da industria e confiar no processo.

Só assim vamos ficar mais perto de ficar no topo da primeira página do Google e conseguir gerar 25 mil visitas no site todos os meses!


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Para conseguirmos encontrar novas oportunidades de negócio e atrair clientes a baixo custo, só temos que estar atento ao que se passa no mundo online, identificar o que é tendência e quando o momento certo chegar, utilizar da melhor forma a internet na estratégia de marketing digital da empresa.

Um exemplo foi a utilização de um dos famosos lapsos do Jorge Jesus, que se tornou viral na Internet, para criar a Peaners.

Portanto, se a fórmula resulta para marcas de amendoins porque razão é que as escolas de desportos de combate não podem também utilizar o que está em voga na internet para se promover e divulgar os seus serviços?



Por outras palavras, porque não aproveitar o buzz gerado pelo combate do século entre Floyd Mayweather e Conor McGregor para anunciar no Google e aumentar a visibilidade na Internet da sua academia de artes marciais?



Na verdade, se estivermos atentos à evolução do número de pesquisas no Google por uma determinada keyword ou tópico ao longo do tempo, podemos identificar facilmente novas oportunidades de negócio na Internet e conquistar clientes para uma academia de lutas ou ginásio.


3 formas de aproveitar o combate Mayweather vs McGregor na estratégia de marketing digital de uma Academia de Artes Marciais


#1 Investir no Marketing de Conteúdos

Quanto mais relevante for o conteúdo produzido, maior será o número de partilhas e consequentemente maior a hipótese de ganhar mais visitas no site.



Por exemplo, tendo em conta o aumento no volume de pesquisas no Google relacionadas com o combate do século não lhe parece boa ideia escrever um artigo para o blog sobre o embate entre Floyd Mayweather e Conor McGregor?


#2 Anunciar no Google através de Campanhas Adwords

Uma das consequências do confronto entre Mayweather e McGregor pode ser um súbito interesse do internautas pelos desportos de combate, tais como o Boxe e as Mixed Martial Arts (MMA).



Posto isto, se tem um ginásio ou gere uma academia de desportos de combate tem aqui uma boa base de informação que pode utilizar para fundamentar um eventual investimento em marketing digital para divulgar as suas aulas junto dos internautas interessados.

Mas como atrair clientes ou fechar bons negócios para o ginásio?


Bem, tendo em conta que estamos a falar da popularidade que certas pesquisas têm nos motores de busca, porque não criar anúncios no Google com links patrocinados?



Não nos podemos esquecer que o processo de decisão por parte dos potenciais novos clientes é longo e tem várias etapas, o que implica que a marca deve ter uma estratégia de marketing digital constante ao longo do ano para estar presente na altura de comparação de serviços e produtos.


#3 Aproveite o Marketing nas Redes Sociais

Uma das 8 vantagens das redes sociais para as empresas venderem mais e melhor é a extensa base de dados gratuita que o Facebook, Twitter, Instagram ou Snapchat têm para oferecer às empresas.

Portanto, se pode ter acesso a um universo de novos clientes quase infinito e de forma gratuita, do que está à espera para tirar partido desta vantagem?

Hoje em dia não existe a promoção de uma campanha de Social Media sem a criação de uma hashtag personalizada.



Se olharmos para a promoção dos eventos de artes marciais, o combate Mayweather vs Pacquaio teve direito a uma hashtag personalizada #MayPac e este também não fugiu à regra...

A utilização de uma hashtag tag personalizada, como #MayweathervMcgregor, pode ajudar uma estratégia de marketing digital a promover um evento nas redes sociais e a gerar buzz e interesse à volta do acontecimento.



Assim, considerando que uma academia de desportos de combate tem nos seus quadros profissionais experts em artes marciais, porque não publicar nas redes sociais comentários e reações ao combate do século com a hashtag #MayweathervMcgregor?

Uma coisa é certa: De certeza que vai aumentar o número de seguidores nas redes sociais!


Portanto, apesar de estarmos a falar de 3 formas de usar o combate do século para melhorar a estratégia de marketing digital de um ginásio ou academia de combate, há um ponto mais importante que todos os outros:

A Internet é um mundo dinâmico!

Hoje estamos a falar do combate Mayweather vs McGregor, mas amanhã podemos estar a falar de outro qualquer evento que vai deixar o mundo online a fervilhar.

Quando a próxima onda de popularidade chegar, não deixe a concorrência direta e indireta ganhar uma vantagem competitiva sobre si.

Pode ler o artigo completo em: 3 Benefícios Do Combate Do Século Para Uma Estratégia De Marketing

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Marketing / Re: Marketing Digital - IPAM ou EDIT
« em: 30/Ago/2017 08:50 »
Tendo em conta que te queres especializar, na minha opinião o ideal é procurares uma solução que te dê sobretudo um ensino prático.

Afinal de contas, e independentemente da área que estejamos a falar, só metendo as mãos na massa é que conseguimos realmente aprender e evoluir.

Assim, tendo em conta este racional a minha sugestão vai para escolas com um ensino, sobretudo, prático como a EDIT ou a ETIC.

Mas porquê?

Corpo Docente

Aproveitando a minha experiência pessoal, uma vez que passei pela ETIC, o corpo docente mais do que académicos são profissionais com um passado e presente relevante no mercado.
Dessa forma, mais do que aprender o que dizem os livros da área vais ganhar uma perspectiva privilegiada sobre os conceitos de marketing digital e como os aplicar, qual o ponto de situação do mercado de trabalho, ganhar contactos profissionais para o futuro e sobretudo ter uma noção de quais são os principais problemas que o setor atravessa e como vai ser o futuro para o marketing digital.
Afinal de contas, vais aprender marketing digital do ponto de vista de alguém que trabalha na área todos os dias das 9 às 6.

Programa curricular

Como disse anteriormente, o importante é meter as mãos na massa.
E isso, é algo que vais fazer diariamente.
Quer seja a criação de um plano de marketing digital, colocar um site online, trabalhar a otimização SEO do site, usar o Google Analytics, ou até mesmo desenvolver campanhas pagas na rede do Google ou no Facebook, tu vais fazer!
Para além disso, no final vais ser desafiado a fazer equipa com alunos de outros cursos e desenvolver uma ideia de negócio e apresentar a um júri especializado.
Portanto, vais terminar o curso com um portfólio de trabalhos que muito possivelmente não vais ter se optares por uma solução mais teórica.

Espero que este testemunho ajude na tua escolha :)

Qualquer dúvida, dispõe! :)

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Será que existem tantas vantagens nas redes sociais para que um negócio, independentemente do tamanho, hoje em dia não dispense a criação de uma página de empresa no Facebook?

No entanto, isto leva-me a perguntar porque é que isto acontece:

Será que a criação de uma página num rede social tem um racional por trás, ou a divulgação da empresa nas redes sociais é, simplesmente, feita sem pensar pensar na importância das redes sociais para um negócio?

Por exemplo, se olharmos para um telemóvel:

Usamos o telemóvel porque toda a gente tem um ou porque é um dispositivo que veio ajudar a melhorar a nossa comunicação?
A resposta é óbvia, afinal de contas o telemóvel permite a qualquer um de nós estar contactável, independentemente do sítio onde estejamos.

Ou o carro, tiramos a carta de condução e compramos um carro porque toda a gente tem um ou porque é uma ferramenta que nos ajuda a ir do ponto A ao ponto B mais rápido do que se estivessemos a pé?

O mesmo se passa com o Social Media, existem vantagens transversais a todas as redes sociais que devemos conhecer caso o objetivo seja conquistar mais clientes ou reforçar a posição da empresa no mercado.

Assim, no sentido de ajudar as empresas a escolherem quais as melhores redes sociais para o seu negócio, identifiquei 8 vantagens das redes sociais para uma empresa vender mais e melhor.



De certa forma, as vantagens das redes sociais são tantas que permitem a um negócio trabalhar qualquer uma das etapas do funil de marketing digital.



Portanto, quer tenha como objetivo online o aumento da visibilidade na Internet, o reforço do valor da marca ou a conquista de novas oportunidades de negócios na Internet, neste momento já tem argumentos que lhe permitem justificar a presença das redes sociais para cumprir os objetivos online da estratégia de marketing digital da sua empresa.







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Felizmente, o Google é "inteligente" o suficiente para preencher todos estes parâmetros automaticamente sem a nossa ajuda.

No entanto, na minha forma de ver o problema, caso queiramos fornecer explicitamente informações sobre o conteúdo das páginas usamos estes dados estruturados (microformatos).

Portanto, por exemplo quando estamos a usar o wordpress e o hentry está a ser preenchido implicitamente,com alguns parâmetros a serem esquecidos, o resultado é este erro no search console.

Mais uma vez digo, esta é a minha forma de interpretar o problema  :-P

Por exemplo, no teu caso....como estás a falar em estrelas, deve ser uma página de produto.

Assim sendo, o schema duma página de produto já é diferente.

Não precisas de fornecer os parâmetros author ou updated, por exemplo.

Da mesma forma que no caso do Aderio, deve ser outro tipo de página.

Nota: spykerGM, estou a tentar encontrar uma lógica para o problema ahahaha

PS: Edit - fui infeliz na expressão " o hentry ativo no Google". Fixed


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Ao que parece os campos do formato hentry que estão a dar erro (updated e author) são "required", como podemos ver no schema oficial do hentry.



Pela imagem acima, os parâmetros entry-title, updated e author são required.


Mas o que é um schema hentry?

O schema hentry é apenas uma classe de tags, que pertence ao microformato hAtom que permite organizar melhor a apresentação do conteúdo das páginas de acordo com o formato RSS feed.


Para que serve a classe hentry?

É simples, vai ajudar o Google a processar automaticamente a informação das páginas do site de acordo com as pesquisa dos utilizadores, como por exemplo quem escreveu o artigo do blog, quando foi escrito, qual o título do artigo ou qual é o conteúdo do artigo.



Como resolver os erros da classe hentry?

Para resolver este erro no search console, o ideal é acrescentar estes parâmetros nos artigos do blog.

Caso o site seja em Wordpress, podemos seguir este artigo:

Antes:

<?php the_author(); ?>

Depois:

<span class=" author post-author"><?php the_author(); ?></span>



Microformatos são um dos fatores de Ranking do Google



Se olharmos para os 200 fatores oficiais que o Google utiliza para organizar os resultados de pesquisa, os microformatos são um deles.

O que significa que os erros no schema hentry podem influenciar a nossa posição nos rankings do Google.


Agora, são uma das principais razões para influenciar a posição do site nos resultados de pesquisa?

Duvido, uma vez que os microformatos não são um dos principais fatores de ranking do Google.








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Oi Carlos,

Tendo em conta que grande parte das pesquisas na internet são resultado das sugestões automáticas dos motores de busca, aqui vai mais uma ferramenta para adicionar à lista:

Soovle

Se por um lado é fixe o facto de conseguirmos escolher os motores de busca que nos interessa, por outro lado não temos a hipótese de escolher a localização e a linguagem.



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SEO / Re: Keywords
« em: 24/Jul/2017 08:48 »
Acredito que nesta altura já saibas o que significa o termo "keyword" e como podes fazer uso das keywords para te promover online.

No entanto, para quem tem a mesma dúvida:

As keywords não são mais do que o conjunto de todas as palavras e frases que podem conduzir alguém até ao nosso site ou blog.

E isto deve interessar-nos, já que as keywords representam as pesquisas feitas nos motores de busca pelos nossos potenciais clientes e seguidores.




Como podes ver pela imagem, a ideia principal é ir ao encontro das necessidades e dúvidas do teu público alvo.

Mas como sei quais são as keywords que devo escolher?

Independentemente do tipo de empresa, o ideal é criar um mapa da Jornada do Consumidor do teu negócio.

A partir daqui, vais conseguir encontrar as keywords primárias para o teu negócio e vai ser muito mais fácil criares uma lista de keywords para otimizares quer o teu site quer os artigos que eventualmente possas vir a escrever.

Tipos de Keywords?

Existem 3 tipos principais de keywords:

  • Awareness
As keywords de Awareness como todas as palavras chave que se enquadram nas pesquisas do Google que são demasiado genéricas para conseguir gerar tráfego qualificado para o seu site.
  • Lead
Todas as keywords de lead enquadram-se nas pesquisas do Google que remetem para a área de atuação da empresa e que esta pode influenciar diretamente
  • Brand
Como o próprio nome indica, as palavras chave de Brand dizem respeito a tudo o que é propriedade da empresa: nome da marca, serviços, produtos e tipo de site, por exemplo.

Exemplo:

Possíveis keywords para uma loja online de roupa feminina:



 [/list]

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